quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Francês mantém rodada, mas proíbe viagens de torcedores visitantes


Ministro do Interior decide impedir deslocamento de fãs entre cidades por não haver policiais o suficiente para serem usados nas partidas e na escolta dos viajantes




Por
Paris


Apesar do clima de tensão existente na França desde os ataques terrorista da última sexta-feira, o futebol não será paralisado no país. A Liga Profissional de Futebol (LFP) confirmou a realização das rodadas da primeira e segunda divisões no Campeonato Francês no próximo fim de semana. Entretanto, haverá um restrição importante: os torcedores visitantes não poderão assistir a seus clubes fora de casa. A decisão foi tomada pelo Ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, após reunião com o presidente da LFP, Frederic Thiriez, na noite da última terça-feira.

- Não é porque tememos confrontos entre os torcedores, mas porque o ministro, neste período, não tem forças policiais o suficiente para assegurar ao mesmo tempo o apoio para os visitantes e a segurança em geral - disse Thiriez.


LEIA MAIS:
Acessos ao Bernabéu terão zona de segurança tripla antes do clássico


Torcida Stade de France França Alemanha (Foto: AP)
Arredores do Stade de France foram um dos 
alvos dos terroristas na sexta-feira (Foto: AP)


Assim como já foi feito durante os amistosos na Europa nos últimos dias, haverá uma ampla divulgação de recomendações a torcedores, que passam por chegar cedo no estádio e não levarem bolsas e mochilas, para evitar uma longa e detalhada revista. Os perímetros ao redor dos palcos dos jogos terão segurança reforçada.

Nesta semana, dois dos principais amistosos entre seleções europeias foram cancelados por conta de ameaças terroristas ao redor dos estádios. O duelo entre Bélgica e Espanha foi abortado ainda na véspera, na última segunda-feira, pelo clima de temor em Bruxelas, onde estaria um dos suspeitos de comandar os ataques em Paris. Na terça, o confronto entre Alemanha e Holanda, em Hannover, foi cancelado horas antes da bola rolar por uma suspeita de bomba ao lado do estádio.


Os atentados:

Na noite da última sexta-feira, 13, uma série de ataques terroristas deixou 129 mortos e mais de 350 feridos em regiões diferentes de Paris. O primeiro deles - de acordo com autoridades locais - ocorreu justamente durante um evento esportivo: o amistoso entre França e Alemanha, no Stade de France, que tinha entre seus espectadores o presidente francês, François Hollande.

Durante a transmissão da partida, puderam ser ouvidas de dentro do estádio três fortes explosões, que assustaram os fãs locais e causaram a retirada às pressas de Hollande do local. Os atos terroristas deixaram quatro mortas e 50 feridos em volta do estádio. Ao fim da partida, assustados com as notícias, milhares de torcedores se agruparam no gramado do Stade de France.

Minutos depois das explosões no estádio, outros atentados vieram à tona na capital francesa: atiradores abriram fogo no Bar La Belle Equipe (19 mortos e 13 feridos), na Casa de Shows Bataclan (70 mortos); no Bar Le Carillon (14 mortos); na Rua Beaumarchais (7 feridos); na Rua de la Fontaine au roi (5 mortos). O Estado Islâmico reivindicou a autoria dos atentados.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2015/11/frances-mantem-rodada-mas-proibe-viagens-de-torcedores-visitantes.html

Nenhum comentário: