Apelação de suíço e francês é recusada, o que mantém ambos longe de suas funções até janeiro. Os dois podem recorrer ao TAS em última instância
Blatter e Platini: banidos provisoriamente
do futebol (Foto: Reuters)
O comunicado emitido pelo Comitê de Apelação ressalta que os procedimentos no Comitê de Ética continuam em andamento, ou seja, a punição ainda pode ser revogada ou alterada. Blatter e Platini foram notificados da decisão nesta quarta-feira. Após a divulgação da negativa do Comitê de Apelação, Platini anunciou que vai recorrer na CAS. Ele alegou violação dos direitos de defesa e citou uma suposta campanha para minar sua candidatura à presidência da Fifa (veja a íntegra do comunicado da assessoria de Platini no fim do texto).
Um dia antes da punição, Platini chegou a entregar todos os documentos para a sua candidatura à presidência da Fifa. Com a pena, o Comitê Eleitoral divulgou comunicado informando que sequer analisou a situação do candidato, o que só fará quando encerrada ou suspensa a pena imposta pelo Comitê de Ética. Diante da situação de Platini, o secretário-geral da Uefa, Gianni Infantino, também registrou candidatura e deverá contar com o apoio da entidade. O secretário-geral de Blatter na Fifa, Jérôme Valcke, também está provisoriamente banido de qualquer atividade relacionada ao futebol.
Blatter é suspeito de ter feito um pagamento indevido no valor de 1,3 milhão de libras (R$ 8 milhões) para o presidente da Uefa. Segundo declarações de Blatter e Platini ao jornal inglês "The Telegraph", esse pagamento foi feito em fevereiro de 2011, com a justificativa de "trabalho feito entre janeiro de 1999 e junho de 2002".
Confira o comunicado de Platini:
"Michel Platini acabou de ser informado que o Comitê de Apelação da Fifa confirmou a suspensão provisória imposta pelo Comitê de Ética da Fifa. Essa decisão não é surpresa. Era esperada por Michel Platini e seus advogados. E ela confirma que a Fifa, através de seus órgãos internos, está conduzindo uma unilateral, injusta e tendenciosa investigação contra Michel Platini, repetidamente violando o seu direito de defesa.
A Fifa está supervisionando - sem sequer tentar esconder por mais tempo - um deliberado e inadmissível atraso na campanha de Michel Platini para a presidência. A decisão do Comitê de Apelação, datada de 3 de novembro, só foi comunicada a ele duas semanas depois, hoje, sem qualquer justificativa desse atraso bastante incomum.
A despeito de seus repetidos pedidos, em nenhum momento Michel Platini pôde se defender diante dos juízes, o que é simplesmente ultrajante.
Essa decisão, contudo, tem um grande mérito. Ela finalmente permite que Michel Platini, como queria desde o começo, a levar o caso para a Corte Arbitral do Esporte, uma corte independente, com princípios e que não é impedida pelo contexto eleitoral e as pressões na Fifa.
Michel Platini tem total confiança de que a CAS irá restaurar todos os seus direitos. Por ora, ele permanece um determinado candidato à presidência da Fifa".
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/11/comite-da-fifa-rejeita-recursos-de-blatter-e-platini-contra-suspensao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário