quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Campeã mundial na praia, Duda tenta a sorte na quadra: "É outro esporte"


Sergipana de 17 anos tem diversas medalhas no Circuito Mundial de vôlei de praia, mas disputa Jogos Escolares na quadra: "Não sinto o mesmo prazer, é diferente"




Por
São Paulo


Duda joga vôlei de quadra (Foto: Maria Odília)Duda não se sente bem em quadra
(Foto: Maria Odília)


A frase "Não é a minha praia" se encaixa perfeitamente no momento vivido por Duda Lisboa nos Jogos Escolares. Campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude na China, e no Mundial escolar em Sergipe, ambos no vôlei de praia, ela se arriscou na quadra para a disputa dos Jogos Escolares Brasileiros, que estão sendo disputados nesta semana em Londrina (PR). O resultado foi negativo, derrota da equipe sergipana para as paulistas por 2 a 0. A atleta de 17 anos explica a diferença de jogas as duas modalidades:

- Na quadra eu joguei três ou quatro vezes na minha vida, não me dou bem. Não sinto o mesmo prazer, é totalmente diferente. Desde criança eu jogo na praia, muda tudo. É muita gente dentro da quadra, é muita força usada, é outro esporte. Minha mente já está estabilizada na praia - explicou a jogadora, que participou na quadra pois o vôlei de praia ocorreu na semana passada, quando  estava no Circuito Nacional adulto.


LEIA MAIS
Aos 17 anos, estudante se aproxima do índice olímpico no atletismo
Igualdade de gêneros, Piauí potência e 40 horas de ônibus: conheça os Jogos
Representantes de cinco regiões são indicados para levar a tocha


É a última vez que Duda joga os Jogos Escolares, já que, aos 17 anos, está completando o ensino médio em Aracaju. Há dois anos, quando tinha 15, foi medalha de prata no Mundial sub-23. Subiu ao pódio também no Mundial sub-21 (duas pratas) e levou o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China. Ela já é uma aposta para os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio (Japão). Por isso, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) a enviou para algumas etapas do Circuito Mundial, em que conquistou o bronze na etapa da República Tcheca, e prata no México:

- Tem muita dupla boa no Brasil, por isso não deu para brigar para jogar as Olimpíadas do Rio. Tem Larissa/Talita, Bárbara/Ágatha, Maria Elisa/Juliana. É muita gente. Mas acho que para 2020 será mais fácil, a nova geração vai começar a dominar - disse.

Duda joga vôlei de quadra (Foto: Maria Odília)
Duda tenta fazer um ataque em competição 
disputada em Londrina (Foto: Maria Odília)


Uma das atletas mais experientes do time, Duda pouco consegue acompanhar as colegas no colégio. Por conta de muitas viagens pelos circuitos de vôlei de praia, a frequência nas aulas é baixa. Mas há uma responsabilidade pelo estudo:

Duda Vôlei de praia (Foto: Túlio Moreira)Duda é um dos destaques do vôlei de praia
(Foto: Túlio Moreira)


- Sou boa aluna, mas não tenho convivo com os alunos. Tenho um estudo online. A escola manda trabalhos e estudo. Dia 20, por exemplo, eu tenho que entregar os trabalhos deste semestre - disse.
Próxima de se formar no colégio, Duda já pensa em fazer uma faculdade. Não quer educação física, curso comum entre os atletas, mas ainda tem dúvidas em que área seguir:

- Quero fazer uma faculdade para jogar torneios universitários. Eu não sei ainda o quê, eu não queria educação física. Quero alguma coisa para ajudar as pessoas, tipo serviço social - disse a atleta, aposta para os Jogos de 2020.´

O time de Sergipe, representado pela escola IDFG, joga contra o Pará nesta quarta-feira, em partida válida pela segunda rodada.

Duda joga vôlei de quadra (Foto: Maria Odília)
Equipe de Sergipe segue com chances de 
passar de fase (Foto: Maria Odília)


FONTE:

Nenhum comentário: