sábado, 31 de outubro de 2015

Top 10 e "Calouro do Ano": Italo bate gigantes e alcança objetivos na elite


Com vice em Peniche, jovem potiguar sobe para 6º no ranking, se consolida entre os maiores do mundo e se garante como o novato com melhor campanha na temporada




Por
Direto de Peniche, Portugal




“O meu objetivo é ser o "Rookie of the year" ("calouro do ano") e acabar como top 10 em minha temporada de estreia”, disse Italo Ferreira, em maio deste ano. Tempos atrás, poucos imaginariam que o novato de 21 anos alcançaria tais façanhas no Circuito Mundial de Surfe. Nunca mais duvidem do jovem e abusado potiguar.

Em 2014, em seu primeiro ano “para valer” no QS, a divisão de acesso, o surfista de Baía Formosa já havia surpreendido ao conquistar bons resultados em etapas-chave e garantir uma vaga para a elite, que nem mesmo ele esperava que chegasse tão cedo.

Italo Ferreira round 1 Teahupoo surfe (Foto: Divulgação/WSL)
"Demolidor de gigantes", Italo venceu 
baterias contra Slater, Florence, 
Filipinho e Medina em 2015 
(Foto: Divulgação/WSL)


E contrariando os especialistas que projetavam uma temporada de estreia discreta, Italo brilhou intensamente. Com um surfe ousado e alucinante, não se intimidou com os melhores surfistas do mundo e, em pouco tempo, se tornou um deles. Com o vice-campeonato na etapa de Peniche, Italo chegou a 41.600 pontos e subiu para o 6º lugar no ranking. De quebra, conseguiu seus dois objetivos do ano: se garantiu no top 10 e assegurou o status de “Rookie Of The Year” (Calouro do Ano), deixando para trás – e com sobras – os demais novatos: o compatriota Wiggolly Dantas, o havaiano Keanu Asing, o australiano Matt Banting, e o neozelandês Ricardo Christie.

- Só tenho que agradecer a Deus pela semana incrível que eu tive, por todo suporte aqui em Portugal, à minha família, que estava no Brasil torcendo por mim e a todos que me acompanham. É meu primeiro ano e está sendo um ano incrível para mim, tenho conseguido bons resultados e isso só me deixa mais confiante para os próximos anos. Achei que seria muito difícil, mas me adaptei muito bem e rápido ao Circuito. As coisas foram acontecendo, e eu só tento aproveitar o meu momento e fazer o meu melhor. Sair daqui com o segundo lugar é um ótimo resultado; lógico que eu queria vencer, mas a estrela do Felipe brilhou nesse dia, então parabéns para ele.


Leia também:
Com nota 10, Filipinho bate Italo, leva etapa portuguesa e cola em Fanning
Rei do 10 em finais, Filipinho diz que só soube que pularia para 2º há dois dias

Italo Ferreira e Filipe Toledo no pódio da etapa de Peniche, em Portugal, da Liga Mundial de Surfe (Foto: Divulgação)Italo ao lado de Filipinho com o troféu de segundo colocado em Peniche (Foto: Divulgação)


A temporada de Italo foi tão boa, que ele chegou até a penúltima etapa da temporada com chances de título. E por ironia do destino - e dos deuses da matemática -, foi justamente quando conquistou seu melhor resultado, o 2º lugar em Peniche, que o surfista deu adeus à briga pela taça. Caso tivesse vencido a etapa, iria para a decisão em Pipeline, de 8 a 20 de dezembro no Havaí, ainda na briga.
Ao longo do ano, o arretado potiguar ganhou a fama de “demolidor de gigantes”. A mais recente vítima foi o atual campeão mundial Gabriel Medina, derrotado nas quartas de final da etapa de Portugal.

Logo em sua primeira aparição na elite, Italo mostrou que não vinha a passeio: derrubou ninguém menos que o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater em Gold Coast, avançando até a quarta fase. Depois de quedas precoces em Bells e Margaret, voltou a brilhar no Rio de Janeiro onde eliminou a sensação John John Florence e alcançou as semifinais.

Na sequência, não se intimidou com as pesadas ondas de Fiji, desbancou novamente Slater e chegou até as quartas. Após um 13º lugar em J-Bay, voltou às quartas em Fiji com direito a “goleada” de zero em um lesionado Filipinho. Em Trestles, terminou em 9º, mantendo-se no top 10 do ranking. Em Hossegor, na França, mais um bom resultado. Chegou até as quartas de final, onde foi derrotado pelo australiano Julian Wilson.

Italo Ferreira surfe portugal (Foto: Damien Poullenot/WSL)
Faltando uma etapa, Italo já garantiu o título 
de "Calouro do Ano" no Circuito Mundial 
(Foto: Damien Poullenot/WSL)


Sua maior vítima em 2015, ironicamente, foi seu melhor amigo, o conterrâneo e companheiro de treinamento Jadson André. Em quatro confrontos “head to head” (um contra o outro) eliminou o compatriota quatro vezes: nas quartas de final do Rio de Janeiro, na 3ª fase de Fiji, na 3ª fase do Tahiti e no round 5 de Hossegor. Derrotas apenas em baterias não eliminatórias, de três competidores, no round 1 de J-Bay e na 4ª fase do Rio.

Com 41.600 pontos, além de ser o “Rookie Of The Year” e garantir um lugar no top 10, caso vença a etapa final, em Pipeline, uma improvável combinação de resultados pode levar Italo até o vice-campeonato. Mas independentemente do resultado final, o recado da nova promessa do surfe brasileiro está dado. Ai de quem ouse cruzar o caminho do “demolidor de gigantes”.
- O surfe brasileiro está vivendo um momento incrível, com o Filipe, Adriano, Gabriel, todos estão muito bem preparados e com chances reais de conseguir o título. Não será fácil passar por Mick Fanning, Julian Wilson, Owen, mas acredito que os brasileiros vão representar muito bem. Vou me dedicar bastante a essa etapa, que é muito desafiadora. Não tenho muita experiência lá, mas espero sair com bom resultado, aproveitar que as coisas estão acontecendo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/10/top-10-e-calouro-do-ano-italo-bate-gigantes-e-alcanca-objetivos-na-elite.html

Nenhum comentário: