terça-feira, 1 de setembro de 2015

Com atuação segura, Nadal se vinga de jovem croata e vence na estreia

Espanhol havia sido derrotado por Borna Coric, de apenas 18 anos, no ATP da Basileia, em 2014; desta vez, despachou o rival por 3 a 1 e segue no US Open



Por
Nova York, EUA

 
Rafael Nadal enfrenta Borna Coric na estreia do US Open (Foto: Reuters)Rafael Nadal lembrou os velhos tempos na estreia (Foto: Reuters)


Com lampejos que lembraram os bons tempos de quando liderava o ranking mundial e não tomava conhecimento dos adversários, o espanhol Rafael Nadal estreou bem no US Open, último Grand Slam do ano. Jogando na quadra central diante do jovem croata Borna Coric, número 33 do mundo, o "Touro Miúra" triunfou por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 6/2 e 4/6 e 6/4, avançando para a segunda fase em Nova York.

Nadal, número oito do ranking, acelerou o jogo desde o início e facilitou as ações nos dois primeiro sets. Não que Borna estivesse mal em quadra. Pelo contrário. O jovem croata jogou solto, mostrou desenvoltura, venceu um set, mas teve diante de si um Nadal confiante. No ATP da Basileia em 2014, o garoto então com 17 anos venceu Nadal nas quartas de final por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6(4), mas desta vez não deu.

Na segunda fase do torneio, Nadal vai enfrentar o argentino Diego Schwartzman (74º), que superou o sueco Elias Ymer (144º) por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 6/2. No único encontro entre eles, em Acapulco, em 2013, o espanhol conseguiu uma vitória tranquilo por 2 sets a 0, com duplo 6/2.


O jogo

Nadal mostrou algo de diferente das últimas partidas. Mais solto em quadra e firme em seus golpes, ele mandou no jogo, ainda que mantivesse um duelo equilibrado contra seu algoz na Basileia, em 2014. O jovem croata, claro, não se intimidou, mas viu que teria mais dificuldades do que encontrou quando ainda era um desconhecido na última temporada. O Touro Miúra se mantinha bem dentro da quadra e tentava movimentar bastante seu adversário, variando as jogadas. O jogo seguia em igualdade até o oitavo game, quando Nadal forçou bem na devolução, conseguiu fazer um triplo break point e anotou a quebra em um lindo lob no fundo da quadra. Na sequência, confirmou o saque com facilidade e fechou em 6/3.

Confiante apesar de estar fora de seu "habitat", as quadras de saibro, Nadal continuou forçando bastante nas devoluções e voltou a ter uma tripla chance de quebra no início do segundo set, quebrando o garoto com um drop shot de tirar o fôlego no terceiro game. Coric pareceu buscar formas de surpreender o espanhol, mas Nadal estava afiado em seu saque e não cedia um break point sequer. O número 8 do mundo ainda anotou mais uma quebra no quinto game antes de fazer 6/2 no set.

No terceiro set, apostando mais no jogo técnico, Coric abriu 1 a 0 sacando. Forçando nas devoluções, ele conseguiu quebrar o serviço do espanhol pela primeira vez, fazendo 2 a 0. No game seguinte, Nadal deu o troco, conseguiu a quebra e passou a perder por 2 a 1. Sacando, rapidamente igualou em 2 a 2. Nos dois games seguintes, ambos foram bem e confirmaram os saques: 3 a 3. Coric fez 4 a 3, e em seguida Nadal empatou de novo em 4 a 4.  O croata, agressivo, fez 5 a 4 e depois quebrou o saque do espanhol para vencer o set em 6/4.

A última parcial foi marcada pelo equilíbrio até o sétimo game, quando Nadal quebrou o serviço do adversário aplicando uma devolução sensacional e surpreendendo o jovem tenista croata. Na sequência, o ex-número 1 confirmou seu saque com muita agressividade e abriu para 5 a 3. Pressionado, Coric não desperdiçou seu serviço, reduzindo a diferença e respirando no duelo. Mas, com a precisão que sempre o caracterizou, Rafael Nadal definiu o set em 6/4 e a partida em 3 a 1, avançando no US Open.



FONTE:
 http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2015/09/com-atuacao-segura-nadal-se-vinga-de-jovem-croata-e-vence-na-estreia.html

Nenhum comentário: