quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Nadal estreia com vitória e enfrenta veterano Youzhny em Montreal

Espanhol oscila bastante durante o jogo, mas consegue superar ucraniano Sergiy Stakhovsky em sets diretos por 7/6(4) e 6/3 na segunda fase da competição



Por
Montreal, Canadá



Ainda longe do ideal, Rafael Nadal fez o suficiente para estrear com vitória no Masters 1000 de Montreal. Em quadra rápida, que não é sua especialidade, o espanhol oscilou bastante durante o jogo, errou em momentos decisivos nos sets, mas acabou derrotando o ucraniano Sergiy Stakhovsky (60º do ranking da ATP) por 2 sets a 0, parciais de 7/6(4) e 6/3 em 1h26 de partida. Esse foi o segundo encontro entre eles. Na outra oportunidade, o Touro Miúra massacrou o rival por 3 sets a 0, parciais de 6/0, 6/0 e 6/4 na Copa Davis, em 2013.

Classificado às oitavas de final, já que saiu de bye na chave em Montreal, Rafael Nadal vai enfrentar o veterano Mikhail Youzhny (107º), de 33 anos. O russo, ex-número 8 do mundo, faz uma campanha surpreendente, com vitórias em sets diretos sobre o sérvio Viktor Troicki (19º) e o francês Gilles Simon (11º). No confronto entre eles, Nadal soma 12 triunfos contra quatro de Youzhny, todas em quadras rápidas. A última vez em que o russo superou o espanhol foi em 2008, em Chennai, na Índia.

Nadal ainda volta a jogar mais tarde nesta quarta-feira. Ao lado de seu compatriota Fernando Verdasco, ele atua pela chave de duplas, contra os franceses Pierre-Hughes Herbert e Nicolas Mahut pelas oitavas de final do torneio.

Rafael Nadal no Masters 1000 de Montreal (Foto: Reuters)Rafael Nadal oscilou bons e maus momentos na vitória sobre Stakhovsky (Foto: Reuters)


O jogo

Sergiy Stakhovsky parece ter estudado bastante o jogo de Rafael Nadal antes de enfrentá-lo nesta quarta-feira. O ucraniano adotou uma postura bastante agressivo e usou como tática a aproximação à rede, enquanto Nadal se manteve atrás da linha de base, como tem feito em toda a temporada.

Durante o primeiro set foram 23 subidas à rede contra apenas duas do Touro Miúra, na tentativa de encurtar e acelerar os pontos. O jogo vinha funcionando bem até o sétimo game, quando cometeu uma dupla falta e foi quebrado por Nadal, que confirmou seu serviço em sequência e abriu 5/3. Sacando para fechar o primeiro set, o espanhol vacilou e viu o rival devolver a quebra no décimo game.

A decisão do primeiro período seguiu para o tie-break e foi decidido logo no primeiro ponto. Nadal conseguiu a mini quebra de cara e, depois disso, os tenistas conseguiram defender bem seus pontos de saque. O espanhol explorou bem o segundo saque, jogando no corpo do ucraniano, para definir o primeiro set com 7-4 no game desempate.

Na volta para o segundo set, Nadal se impôs um pouco mais e passou a ser menos incomodado pelo ucraniano. Depois de confirmar seu saque sem dificuldades, o espanhol conseguiu uma quebra e voltou a manter seu serviço para abrir 3/0. O ímpeto de Stakhovsky se mantinha, mas Nadal explorava devoluções mais fundas para conseguir controlar o rival. Com mais uma quebra, o Touro Miúra sacou para o jogo em 5/1 e novamente voltou a falhar em um erro não forçado e perdeu o game de saque. Porém, ele ainda mantinha uma quebra de vantagem e, na segunda oportunidade de fechar o jogo com seu serviço ele não desperdiçou e, com um bom saque, definiu o confronto em 6/3.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/08/nadal-estreia-com-vitoria-e-enfrenta-veterano-youzhny-em-montreal.html

Nenhum comentário: