quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Thomaz Bellucci tem bons momentos, mas cai diante de Djokovic no Canadá

Número 1 demora para engrenar, sofre no segundo set, mas consegue vencer o brasileiro por 2 a 0 e avançar para as oitavas de final do Masters de Montreal



Por
Montreal, Canadá

A fase de Thomaz Bellucci é boa, mas não o suficiente para derrotar o número 1 do mundo Novak Djokovic. Atualmente em 33º da classificação (começou o ano em 64º), o brasileiro incomodou o sérvio, mas acabou derrotado por 2 a 0, 6/3 e 7/6 (4), em partida válida pela segunda rodada do Masters 1.000 de Montreal, no Canadá. Com o resultado, o líder do ranking avançou para as oitavas de final da competição, para enfrentar o vencedor do confronto entre o búlgaro Grigor Dimitrov e o americano Jack Sock, que jogam na quarta-feira.

- Foi um jogo muito parelho. Desperdicei algumas chances de break, que se tivesse passado à frente em algum momento poderia ter sido uma história diferente. Mas foi um bom jogo, me mantive firme o tempo todo, jogando de igual para igual contra ele. Sinto que estou evoluindo e muito perto de conquistar bons resultados - afirmou Bellucci.

Novak Djokovic x Thomaz Bellucci Masters 1.000 Montreal tenis (Foto: AP)
Novak Djokovic venceu Bellucci pela quarta 
vez na carreira (Foto: AP)

O brasileiro não conseguiu quebrar o saque de Djokovic em nenhuma oportunidade, mas ameaçou diversas vezes, com cinco chances de vencer um game no serviço do rival. Djokovic alternou momentos de magia dignos de um líder do ranking mundial com erros não forçados. Nos seis primeiros games, Bellucci teve três chances de conseguir a quebra e viu um sérvio inconstante, com 16 erros somente no início da partida. Na sequência, porém, o número 1 do ranking foi quase perfeito: não errou nenhuma bola até o fim do set e conseguiu fechar em 6/3.

Na segunda parcial, Bellucci seguiu conseguindo manter seu serviço, usando principalmente a força do saque. Em alguns momentos, o sérvio até se descontrolou, soltando gritos de raiva após sofrer pontos decisivos. No desempate, porém, a experiência de Djokovic falou mais alto.
 
Bellucci já havia enfrentado Novak Djokovic outras três vezes. Em 2010, no Masters de Roma, perdeu por 2 a 0, parciais de 6/4 e 6/4. No ano seguinte, em Madri, o brasileiro fez uma grande partida, venceu o primeiro set por 6/4 e vencia o segundo por 3/1, mas acabou derrotado por 2 a 1 (4/6, 6/4 e 6/1) - caso tivesse triunfado na partida, se tornaria o número 11 do ranking mundial. Por fim, neste ano, os dois se reencontraram em Roma. Bellucci venceu a primeira parcial, mas perdeu por 2 a 1 (5/7 6/2 6/3).

A maior vitória da carreira de Bellucci foi no Masters de Madri em 2011, quando derrotou o  número 4 do mundo Andy Murray nas oitavas de final. Thomaz não começou bem a temporada, chegou a enfrentar um jejum de seis partidas, mas depois engrenou. Conseguiu boas campanhas em diversos torneios até conseguir o título do ATP de Genebra, na Suíça, o quarto da carreira. 

Novak Djokovic x Thomaz Bellucci Masters 1.000 Montreal tenis (Foto: AP)
Novak Djokovic sofreu, mas conseguiu a 
vitória sobre Bellucci (Foto: AP)


O JOGO

Bellucci começou bem a partida, forçando alguns erros do rival e impondo seu ritmo. No primeiro game do jogo, no saque de Djokovic, chegou a ter um break point, mas acabou não confirmando a quebra. No game seguinte, o brasileiro teve muitas dificuldades mas, após dez minutos, conseguiu empatar em 1 a 1. Na sequência, os dois tenistas mantiveram seus serviços sem maiores problemas, mantendo a igualdade: 2 a 2.

Os erros de Djokovic se multiplicavam, enquanto Bellucci seguia conseguindo devolver a maioria das bolas do número 1 do mundo. No quinto game, o brasileiro teve duas chances de quebra, mas o sérvio conseguiu salvá-las com ótimos serviços. Depois, foi a vez de Bellucci salvar uma chance de quebra de Djokovic, e empatar o jogo 3 a 3.  

O jogo já estava com quase 50 minutos de duração, quando o sérvio parou de errar. Conseguiu a quebra, abriu 5 a 3 e encaminhou a vitória no set. No fim, em um rápido game, fechou em 6/3, em 53 minutos. 

No início do segundo set, Bellucci parecia ter esquecido a derrota na parcial anterior. Solto em quadra, confirmou seu saque e pressionou Djokovic na sequência. Mas o sérvio conseguiu salvar dois break points e, com pontos seguidos de saque, empatou 1 a 1. Bellucci teve uma chance de quebra no quarto game, que não se concretizou. O jogo seguiu igual até o 3 a 3, sem nenhum tenista conseguindo vencer o game no saque do rival. 

No sétimo game, Bellucci salvou dois break points, levando Djokovic a gritar sozinho e reclamar bastante de sua atuação. Os dois tenistas confirmaram seus saques, e a partida foi para o tie-break. Ali, Djoko mostrou o por que é o número 1 do ranking mundial e, quase impecável, venceu por 7/4.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/08/thomaz-bellucci-tem-bons-momentos-mas-cai-diante-de-djokovic-no-canada.html

Nenhum comentário: