quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Embalado pelo Pan, Thiago Pereira é prata nos 200m medley no Mundial

Brasileiro lidera até os últimos 50m de prova, mas é ultrapassado pelo americano Ryan Lochte e fica com a inédita medalha de prata. Em 2013, ele faturou dois bronzes



Por
Direto de Kazan, na Rússia
 

Thiago Pereira chegou a Kazan de forma despretensiosa. A hora de ser a mira dos holofotes tinha sido há duas semanas, quando atingiu o status de maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos. Nesta quinta-feira, na final dos 200m medley do Mundial de Kazan, todas as luzes estavam na direção do americano cinco vezes campeão olímpico Ryan Lochte. O brasileiro, porém, quase ofuscou o astro dos Estados Unidos. Disputou o ouro até o fim, mas foi ultrapassado nos últimos 50 metros e ficou com a inédita prata. Esta é a terceira medalha do brasileiro em mundiais. Em Barcelona 2013, ele levou dois bronzes (200m e 400m medley).

- Eu consegui o mais importante, que era conquistar a medalha para o Brasil. É a minha melhor colocação em campeonatos mundiais. Então, estou bastante feliz. Um ano antes dos Jogos, sei que ainda tem muita coisa pela frente, tenho um caminho longo a percorrer, muita coisa para treinar, para melhorar, mas com certeza é mais uma motivação para esse último gás até o Rio.

Thiago Pereira - prata nos 200m medley no Mundial (Foto: Satiro Sodré/SMPRESS)
Thiago Pereira sorri com a prata nos 200m 
medley no Mundial (Foto: 
Satiro Sodré/SSPRESS)


O Brasil soma agora três medalhas na natação no Mundial de Kazan. No segundo dia de disputas, Nicholas Santos foi prata nos 50m borboleta. E, nesta quinta, Etiene Medeiros foi prata nos 50m costas. O país também faturou três pódios nas maratonas aquáticas. Ana Marcela Cunha foi ouro nos 25km e bronze nos 10km. Na prova de 5km por equipe, Ana, Diogo Villarinho e Allan do Carmo levaram a prata.

Ryan Lochte e Thiago Pereira final 200m medley Mundial Kazan (Foto: Michael Sohn/AP)
Ryan Lochte cumprimenta Thiago Pereira logo 
após a prova: americano passou brasileiro no 
fim (Foto: Michael Sohn/AP)


POR POUCO

A medalha de ouro chegou a estar nas mãos do nadador brasileiro durante boa parte da prova. Nos primeiros 50m, do nado borboleta, Thiago virou em terceiro. Na passagem seguinte, no costas, ganhou posições e pulou para primeiro. Ele ainda conseguiu se manter na ponta na última virada, mas, no crawl, não teve fôlego para segurar o veloz americano. O Mister Pan levou a prata, com o tempo de 1m56s65. O ouro de Lochte veio em 1m55s81. O chinês Shun Wang completou o pódio (1m56s81). O brasileiro Henrique Rodrigues chegou a brigar pelo pódio, mas terminou em sétimo (1m58s52). 

Thiago Pereira - prata nos 200m medley no Mundial (Foto: Satiro Sodré/SMPRESS)Thiago Pereira - prata nos 200m medley no Mundial (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)


- Foi bom. Depois dos 1m57s3 que eu fiz ontem, eu achei que podia nadar até mais abaixo. Meu melhor tempo (sem traje) é 1m56s3, de Barcelona 2013, mas estou feliz. O importante eu consegui, que era conquistar a medalha. Nos 150m, eu estava junto com o Ryan. A gente tem muito o que trabalhar nesse próximo ano, estamos a um ano dos Jogos. Agora é bola para frente - comemorou, sem muita euforia.

As provas começam sempre a partir das 11h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do canal também podem assistir pela internet, no SporTV Play, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real.


 Clique aqui e assista aos vídeos das principais provas do Mundial de Kazan
 Lesão no ombro tira Cesar Cielo do Mundial de Kazan
 "Como o foco é em 2016, optamos por cortá-lo", diz médico sobre Cielo
 Confira a programação da natação e as provas de cada brasileiro



Há duas semanas, Thiago Pereira viveu um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira. Com as cinco medalhas conquistas nos Jogos Pan-Americanos em Toronto, o brasileiro somou 23 pódios nas quatros edições que participou e tornou-se o maior medalhista da história da competição. 

Thiago Pereira - prata nos 200m medley no Mundial (Foto: Satiro Sodré/SMPRESS)
Thiago Pereira foi bem no peito, mas faltou 
fôlego no crawl da reta final 
(Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)


Outro brasileiro na decisão dos 200m medley, Henrique Rodrigues ficou em sétimo lugar com o tempo de 1min58s52. Foi a primeira vez que o nadador de 25 anos esteve na final de um Campeonato Mundial em piscina longa. Apesar disso, o campeão dos Jogos Pan-Americanos não saiu satisfeito da piscina pois não conseguiu melhorar a marca feita em Toronto (1min57s06)

- Estar na final é muito legal, ficar entre os oito do mundo não é para qualquer um. Mas eu não estou satisfeito com o resultado. Estou satisfeito por nadar a primeira final. O que falta agora é treinar mais para dar um bom resultado nas competições adiante.


Marcelo Chierighini fica em quinto lugar

Nos 100m livre, Marcelo Chierighini ficou na quinta posição com o tempo de 48s27. A medalha de ouro foi conquistada pelo chinês Zetao Ning (47s84), seguido pelo australiano Cameron McEvoy (47s95) e pelo argentino Federico Gabrich (48s12).

- Nadar uma final de Mundial nunca é fácil. Tem um lado psicológico. Tentei nadar bem, mas senti um pouco no final. Tive uma temporada ruim no ano passado e acho que dei uma volta por cima agora - disse.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2015/08/embalado-pelo-pan-thiago-pereira-e-prata-nos-200m-medley-no-mundial.html

Nenhum comentário: