quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Após bater recordes em Kazan, sueca nadará o Finkel no Brasil: "Animada"

Tricampeã dos 100m borboleta na Rússia, com duas quebras de recorde mundial seguidas, Sarah Sjöström voltará a disputar a prova ainda este mês em São Paulo



Por
Direto de Kazan, Rússia


Sarah Sjostrom comemora o novo recorde mundial dos 100m borboleta em Kazan (Foto: Adam Pretty / Getty Images)Sarah Sjostrom comemora o novo recorde mundial dos 100m borboleta em Kazan (Foto: Adam Pretty / Getty Images)


Sarah Sjöström foi a primeira nadadora a quebrar um recorde mundial na piscina do Estádio Kazan. Logo na abertura do Mundial na Rússia, no domingo, a sueca roubou a cena do dia ao derrubar a marca dos 100m borboleta na semifinal. Na decisão, nesta segunda-feira, repetiu o feito, abaixando em 10 centésimos o próprio recorde do dia anterior e garantindo o tricampeonato da prova. Mirando sua primeira medalha olímpica em 2016, a nadadora não vai esperar até o ano que vem para experimentar a sensação de competir no Brasil. Assim que terminar a competição na Rússia, no próximo domingo, embarca para São Paulo, onde disputa a partir do dia 17 de agosto o Troféu José Finkel.

A sueca, que completa 22 anos exatamente no dia de início do campeonato, chega à capital paulista como um dos destaques da equipe do Pinheiros, que receberá o torneio em sua reformada piscina, inaugurada em maio. No campeonato brasileiro, a tricampeã mundial repetirá o mesmo programa da Rússia: além dos 100m borboleta, nadará ainda os 50m borboleta, 100m livre e 50m livre. 

- Estou muito animada. Nunca estive em São Paulo antes, nunca competi no Brasil. Vai ser um campeonato nacional, estão, estou muito ansiosa para ver como vai ser - afirmou Sarah.


 Com ioga e sem balada, Nicholas é prata e vive auge aos 35 anos
 Após 6º, Cielo lamenta preparação feita para Kazan: "Não saí do ordinário"
 Confira a programação da natação e as provas nadadas por cada brasileiro

Na Rússia, sueca Sarah Sjostrom conquistou o tricampeonato dos 100m borboleta (Foto: Adam Pretty / Getty Images)
Na Rússia, sueca Sarah Sjostrom conquistou 
o tricampeonato dos 100m borboleta 
(Foto: Adam Pretty / Getty Images)


Com as marcas de 55s74 na semifinal e 55s64 na decisão dos 100m borboleta em Kazan, a sueca derrubou o recorde mundial que pertencia à americana Dana Vollmer: 55s98, feito nas Olimpíadas de Londres 2012. Ela é ainda a atual recordista dos 50m borboleta e favorita a levar o ouro da prova no Mundial. Com a proximidade entre a competição na Rússia e o José Finkel, Sarah acha difícil conseguir repetir o mesmo desempenho em São Paulo e evitou falar sobre medalhas ou expectativa de tempos para a competição no Brasil.

Estou muito bem, mas não sei se vou chegar lá com a mesma forma do Mundial. Claro que meu foco foi estar bem para a competição aqui, na Rússia. Na semana que vem, vou relaxar um pouco e vamos ver o que consigo fazer em São Paulo
Sarah Sjöström

- Estou muito bem, mas não sei se vou chegar lá com a mesma forma do Mundial. Claro que meu foco foi estar bem para a competição aqui, na Rússia. Na semana que vem, vou relaxar um pouco e vamos ver o que consigo fazer em São Paulo.

Fenômeno do nado borboleta, Sarah começou a chamar a atenção do mundo da natação em 2008, aos 14 anos, quando conquistou o ouro dos 100m borboleta no campeonato europeu, com direito a recorde sueco da prova. Estreou em Olimpíadas no mesmo ano, com o 27º lugar em Pequim. Aos 15, em 2009, surpreendeu no Mundial de Roma, com a medalha de ouro e o recorde mundial da prova.

A sueca não conseguiu repetir o desempenho no Mundial de Xangai 2011, ficando duas vezes em quarto lugar (100m e 50m borboleta). Voltou a bater na trave nas Olimpíadas de Londres 2012, ficando novamente a uma posição do pódio. Em 2013, recuperou o status de estrela e chegou com força ao Mundial de Barcelona, onde levou o bicampeonato dos 100m borboleta e a prata nos 100m livre. Ainda em busca da primeira medalha olímpica em 2016, Sarah Sjöström vê a disputa do José Finkel como um bom passo na preparação.


- Claro que é uma competição sem relação com as Olimpíadas, mas é um teste para saber como é competir no Brasil. E tudo o que tenho feito na minha preparação é focando nos Jogos do Rio. Então, vai ser uma boa experiência.

Sarah Sjostrom mira conquista da primeira medalha olímpica em 2016 (Foto: Clive Rose / Getty Images)
Sarah Sjostrom mira conquista da primeira 
medalha olímpica em 2016 (Foto: Clive 
Rose / Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: