domingo, 14 de junho de 2015

Dunga faz mistério na Seleção e diz: "Todos adoram ver o Brasil perder"

Treinador afirma que equipe nacional desperta simpatia, mas nem todos torcem pelo time nacional. Comandante fala ainda de Coutinho, Robinho e da estadia em Temuco



Por
Temuco, Chile

 
Primeira competição oficial após o fiasco de 2014. Desfalques de nomes importantes, como Oscar e Luiz Gustavo. Com esse panorama, o técnico Dunga falou com os jornalistas na véspera da estreia na Copa América, contra o Peru, neste domingo, em Temuco. Sem revelar o time titular, o treinador preferiu comentar apenas o que espera dos rivais na primeira partida do torneio. 

- Todos adoram o Brasil, mas todos adoram ver o Brasil perder. Essa é a maior dificuldade que temos. O maior prazer deles é vencer o Brasil. Quando as equipes jogam entre elas, o jogo é diferente. Contra o Brasil é outra atmosfera.

O treinador lembrou ainda de seu retrospecto no torneio. Como jogador, Dunga conquistou duas vezes a competição (1989 e 1997). Como técnico, uma (2007).

Dunga seleção brasileira coletiva Copa América Temuco (Foto: Agência Estado)
Dunga faz mistério na véspera da estreia na 
Copa América (Foto: Agência Estado)


- A Copa América é uma das competições mais difíceis do mundo. Vale lembrar que o Brasil ficou quase 40 anos sem vencer. Ganhei duas como jogador, uma delas em La Paz, na altitude. Isso é para poucos. O Brasil tinha excepcionais equipes, mas ficou sem vender. Agora, cada seleção tem 10, 15 jogadores atuando na Europa. Cada jogo é uma decisão.

Questionado pela imprensa estrangeira em diversas oportunidades sobre as marcas do 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal do torneio, e em relação aos remanescentes daquela equipe, Dunga defendeu seus comandados e afirmou que aquele resultado ficou para trás. 

- Tem certas coisas que acontecem em nossa vida que vão cicatrizar, mas não tem como tirar a marca. O Brasil perdeu em 50 para o Uruguai e sempre vão falar daquilo. Não importa se já jogamos outras vezes e vencemos. Tem que seguir o caminho. Sabemos que nem tudo na vida é eterno. A vitória é boa, mas não é eterna. A derrota é ruim, mas não é definitiva.

Na sequência da entrevista, Dunga ainda falou do amadurecimento de Neymar como capitão da Seleção. 

- Desde a nossa chegada, nós pensamos em colocar um jogador como capitão pelo carisma, pelo que ele representa, pelo futebol, pela postura. O futebol é muito vinculado às crianças, com pessoas alegres. O Neymar representa isso. Sem falar que é um jogador excepcional.

No bate-papo com a imprensa, Dunga falou ainda da presença de Robinho no elenco e brincou ao ser questionado sobre a estadia da Seleção na Avenida Alemanha, em Temuco.

- Não tem problema nenhum. Tem que rir também, nós rimos. Nós somos cinco vezes campeão do mundo (risos).


Confira abaixo os principais trechos da coletiva: 

POSTURA DO BRASIL
Temos que saber o momento de atacar e defender. Teremos que ter a humildade de defender sem a bola e ter a audácia de atacar quando tivermos a bola.


PHILIPPE COUTINHOFinal de temporada sempre vai acontecer um detalhe, um imprevisto. Algumas são lesões, outras são contusões leves e temos que controlar isso durante a competição. A maioria dos atletas joga na Europa, fim de temporada, e temos que ter uma atenção grande quanto a isso.


COUTINHO RISCO DE CORTE?Todos os jogadores que estão aqui estão à disposição. Ninguém corre risco de corte e o time vocês verão amanhã (domingo). (NR: Coutinho sentiu lesão muscular na coxa e fez um exame de imagem na última sexta-feira em Porto Alegre).


COPA 2014
Tiveram um resultado que ninguém esperava, mas são jogadores de altíssima qualidade. A maioria joga no futebol europeu, já ganharam títulos nas competições que atuaram e eles têm experiência. Dando um pouco de carinho e atenção, eles vão jogar o futebol que todos querem ver.


TORCIDA EM TEMUCO
Futebol é emoção, paixão. Entre o aplauso e a vaia está tudo muito perto. O Brasil saiu de Porto Alegre, as pessoas no aeroporto com chuva, com frio. Aqui com chuva e com o frio, o pessoal também estava. Tem que ter uma linha que separa essas duas situações. Os jogadores são queridos. A Copa não agradou ninguém. Tivemos 80 atletas na Liga dos Campeões e dois estavam na final sendo decisivos, um com um gol. Se batermos numa tecla que uma coisa é ruim vai chegar uma hora que vão acreditar que o nosso futebol é ruim.


CONVOCAÇÃO DE ROBINHO
O primeiro ponto foi pelo talento, pela qualidade, e pelo desempenho que teve no Campeonato Paulista. É bom passar ao torcedor que você não chama o jogador por simpatia, alegria, isso não existe. O treinador chama o jogador pela competência e pela qualidade. Agrega a questão que ele é um cara positivo, extrovertido. Não vai mudar. Ele sempre foi assim a carreira toda.


SELEÇÃO PERDEU A ALEGRIA?
A seleção continua alegre, mas tudo tem o seu momento. Tudo planejado, os jogadores têm a sua liberdade, ninguém vai tirar a alegria, mas é assim. Tem horário para receber pessoas, para brincar, descansar. Dentro disso, não tem problema nenhum.


MISTÉRIO NA ESCALAÇÃO
O time está tranquilo. Só que minha forma de trabalhar é essa, todos precisam estar focados no jogo e é uma forma para que os jogadores se sintam todos preparados. Não damos informações apenas para o plantel, damos informações para o plantel. É uma forma da equipe manter-se muito focada.


FONTE:
http://glo.bo/1IRUsQR?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: