quarta-feira, 6 de maio de 2015

Federação Espanhola suspende todos os jogos no país a partir de 16 de maio

Briga envolvendo direitos de TV motiva decisão, que pode adiar final da Copa do Rei


Por
Madri

Ángel Villar, presidente da Federação Espanhola de Futebol (Foto: JOE KLAMAR / AFP)
Villar, presidente da RFEF, já avisou 
Barcelona e Athtletic que a final da 
Copa do Rei pode ser adiada 
(Foto: AFP)


A Federação de Futebol Espanhola (RFEF) decidiu suspender todas as competições no país a partir do dia 16 de maio, após reunião nesta quarta-feira. A decisão, tomada agora no final da temporada, justamente em um momento em que o campeonato local pega fogo com o duelo entre Barcelona e Real Madrid, aconteceu em virtude da nova lei de comercialização dos direitos de televisão, aprovada pelo Governo na semana passada. A entidade presidida por Ángel Villar, entretanto, se diz aberta ao diálogo.

- Estão suspensas todas as competições de todas as categorias a partir do dia 16 de maio com caráter indefinido. Ao mesmo tempo, e mais uma vez, reiteramos a nossa oferta de diálogo por parte da RFEF com o Governo da Espanha - disse a federação, através de um comunicado divulgado nesta quarta-feira.


Apoiado por jogadores e árbitros, Ángel Villar, inclusive, já informou aos presidentes de Barcelona e Athletic Bilbao, Josep María Bartomeu e Josu Urrutia, que a final da Copa do Rei corre o risco de ser adiada. As duas equipes se enfrentam dia 30 de maio e, como a greve não tem data para acabar, o duelo pode ser afetado.

Caso as duas partes não cheguem a um acordo, como sugere a federação, o Campeonato Espanhol poderá ser interrompido na penúltima rodada, justamente em um momento decisivo. Líder com dois pontos de vantagem sobre o Real, o Barcelona tem um compromisso marcado para visitar o atual campeão no Atlético no fim de semana em que a suspensão começa - o time merengue, por sua vez, vai à Catalunha encarar o Espanyol na mesma data.

Na semana passada, em uma tentativa de diminuir a diferença financeira que separa Real e Barça dos demais, o Governo aprovou um decreto que acaba com a venda individual de direitos de televisão. Entre outras medidas, dois tópicos que causaram insatisfação por parte da RFEF: a divisão do dinheiro proveniente das loterias locais e ainda as mudanças sobre a tributação e a seguridade social dos atletas. 


FONTE:

Nenhum comentário: