quarta-feira, 6 de maio de 2015

Barça x Bayern: 10 razões que fazem da semi a maior celebração do futebol

Volta de Guardiola, Besta Negra, reencontro em família e de amigos: na definição dos artistas do espetáculo, encontro é o jogo mais atrativo do momento na Europa


Por
Barcelona, Espanha
 

A definição vem dos próprios artistas, que deixaram o discurso humilde de lado para falar do confronto entre Barcelona e Bayern de Munique: o duelo, que decide um finalista da Liga dos Campeões da Europa, é uma verdadeira celebração do futebol, e talvez a maior desta temporada - a TV Globo e o GloboEsporte.com transmitem a semifinal no Camp Nou ao vivo, com pré-jogo do site a partir das 15h. 

Luis Enrique, técnico do Barça, considera o primeiro encontro, nesta quarta-feira, como "o  jogo mais atrativo da Europa no momento". Seu presidente, Josep Maria Bartomeu, já disse que é o clássico é uma "celebração do futebol", e na opinião de Xabi Alonso e Neuer, jogadores do Bayern, "os melhores do mundo no momento estarão em campo".

De onde vem tanta confiança e respeito mútuo entre os dois times? Uma série de fatores, que vão desde o histórico, ao momento vivido por alguns jogadores, e reencontros dignos de virarem tema de documentário depois de tudo isso passar.



01
a volta de guardiola

Será a primeira vez que o técnico pisará no Camp Nou como rival. Pep tem 35 títulos defendendo o Barcelona - 19 como jogador e 14 como técnico. Apesar de ser um dos maiores ídolos do clube, o presidente Josep Maria Bartomeu não possui homenagem preparada e quer que o carinho do torcedor seja demonstrado de forma espontânea. Guardiola declarou que não volta por homenagens, que ganhar, e comemorará se seu time marcar gols.

Pep Guardiola treino Bayern Camp Nou (Foto: Reuters)
Pep Guardiola volta a pisar no Camp Nou, 
agora como treinador do Bayern de 
Munique (Foto: Reuters)


02
besta negra contra sede de vingança

O retrospecto do Bayern de Munique no Camp Nou é de deixar os catalães com pesadelos - e não é a toa que os alemães ganharam o apelido de "Besta Negra". Já são três vitórias em quatro jogos. Isso tem motivado os jogadores do Barcelona, que querem devolver a última derrota humilhante, por 3 a 0, também nas semifinais, de dois anos atrás.



03
Tridente do Barça

Eles já passaram dos 100 gols juntos na temporada, e são responsáveis por 20 das 23 vezes que o times catalão balançou as redes nesta edição da Champions League. Messi (oito gols), Neymar (seis) e Suárez (seis) estão fazendo história juntos a cada jogo e foram elogiados por Guardiola na véspera do duelo:

- Não há sistema defensivo que consiga para talento como o destes jogadores.



04
Mosaico no Camp Nou 

Pra quem gosta de manifestações coletivas de torcidas de futebol, a dessa quarta promete encher os olhos. O Barcelona prepara um mosaico fazendo referência aos quatro títulos anteriores na Champions e mandando recado: "estamos prontos". Nesta temporada, os catalães fizeram festa parecida no jogo contra o Real Madrid pelo Espanhol e deram show. É costume do clube diminuir o volume dos alto falantes na hora do hino para que todos cantem a plenos pulmões e criem atmosfera ainda mais favorável ao time da casa.

Mosaico Barcelona Camp Nou Bayern de Munique (Foto: Reprodução de vídeo)
O mosaico preparado pela torcida do Barcelona 
para duelo contra o Bayern no Camp Nou 
(Foto: Reprodução de vídeo)


05
A briga pela posse de bola

 Guardiola foi o responsável por fazer o tiki-taka se tornar sucesso no Barcelona, e depois o levou para o Bayern de Munique. O estilo de jogo segue incorporado nas duas equipes e a dúvida é: quem vai ficar mais com a bola neste confronto? Por enquanto os dois times estão tecnicamente empatados na Champions. A média de cada um é de 62% da posse por partida nesta temporada - o Barça com 40 minutos por e o Bayern 39. Ambos os treinadores declararam que não abrirão mão do estilo de jogo. Será que esta briga determina o vencedor?


06
Duelo em família

Um antecipado encontro entre dois irmãos brasileiros pode colocar mais fogo no jogo. Thiago, do Bayern, e Rafinha, do Barcelona, são filhos de Mazinho, e vem se provocando publicamente em redes sociais desde o sorteio das semifinais. Daquele jeitinho de irmão: bate, mas ama. O pai diz que não tem jeito, os dois são competitivos mesmo, e aprenderam isso em casa. Rafinha tem cinco jogos na Champions e duas assistências. Thiago acaba de voltar de lesão, mas já marcou dois gols, um em cada duelo das quartas de final contra o Porto.

Mazinho com imagem dos filhos (Foto: Cassio Barco)
Mazinho com imagem dos filhos, rivais 
nesta quarta-feira (Foto: Cassio Barco)


07
Duelo "em família" 2 

Há quem diga que amigos são a família que a gente escolhe. O duelo entre Luis Enrique e Guardiola, então, tem até certa relação com o dos irmãos Alcântara. Os técnicos dos dois times têm história para contar: ganharam juntos desde a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, até campeonatos espanhóis. Por dois anos eles também coincidiram trocando conselhos e informações quando Pep treinava a equipe principal e Lucho o Barça B. Depois dos elogios das duas partes durante a semana, chegou a hora de causar dano ao amigo. Vai doer nos corações, mas vai ser bonito de ver.

Guardiola e Luis Enrique, Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)
Guardiola e Luis Enrique jogaram lado a lado 
no Barcelona (Foto: Reprodução / Instagram)


08
Briga pela artilharia 


O duelo de goleadores  vai esquentar o clima no Camp Nou. Messi entra em campo um gol atrás dos artilheiros Luiz Adriano e Cristiano Ronaldo, ambos com nove. Estão nesta disputa também seus companheiros Neymar e Suárez, com seis cada. Do lado do Bayern, os homens a se temer diante do gol são Muller (seis) e Lewandowisk (cinco). No confronto de dois anos atrás com o Barcelona, Müller marcou nos dois jogos semifinais.

Messi Neymar Suárez Barcelona (Foto: Getty Images)
Mais perto da artilharia, Messi lidera ataque que 
tem ainda Neymar e Suárez (Foto: Getty Images)


09
Alemães da superação 

Este Bayern de Munique está longe de ser aquele que venceu o Barcelona no Camp Nou em 2013, principalmente pelos desfalques que terá nesta partida, mas a base é a mesma. Até o pai de Guardiola acredite que o Barça é favorito, e o time de seu filho precisará ultrapassar seu limite para seguir na competição. A boa notícia é que Lewandowski treinou na véspera, mesmo com máscara, e deverá ser titular. Ajuda e muito.

Lewandowski máscara treino Bayern (Foto: Reuters)
Lewandowski treina com máscara e deve ser 
titular no Bayern (Foto: Reuters)


10
O melhor futebol do mundo

O Barcelona é o líder das grandes ligas europeias com mais pontos (87), e chega neste confronto com time completo. Embora esteja desfalcado de craques como Robben e Ribery, o Bayern já assegurou o título do Campeonato Alemão desta temporada. Dá uma olhada nas prováveis escalações das equipes:

Escalações Barcelona x Bayern de Munique semifinal Liga dos Campeões (Foto: GloboEsporte.com)

Nenhum comentário: