quarta-feira, 6 de maio de 2015

Bellucci sofre "apagão" no último set e perde para Isner em duelo de saques

Brasileiro fazia confronto equilibrado com empate após dois tie-breaks, mas vê americano atropelar no último período em partida que teve um total de 36 aces


Por
Madri, Espanha
 
Thomaz Bellucci, Masters 100 Madrid, tenis (Foto: EFE)Thomaz Bellucci caiu na segunda rodada do Masters 1000 de Madri (Foto: EFE)


Depois de praticar um tênis de alto nível contra Jeremy Chardy, Thomaz Bellucci voltou a jogar muito bem, ao menos nos dois primeiros sets, diante do "gigante" de 2,08m, John Isner (18º no ranking). Após grande equilíbrio, com disputa de dois tie-breaks, o brasileiro foi atropelado pelo americano no último período e acabou eliminado do Masters 1000 de Madri por 2 sets a 1, parciais de 7/6(5), 6/7(13-11) e 6/1 em 2h11. Na terceira fase do torneio, Isner encara o vencedor do jogo entre Roger Federer e Nick Kyrgios, que acontece ainda nesta quarta-feira.

- Foi um jogo muito disputado. Terminei o segundo set a milhão e acabei dando um pequeno vacilo no início do terceiro set. Contra o Isner não dá pra marcar bobeira, o cara saca o jogo inteiro, é porrada sem parar. Fico chateado com essa falta de atenção que acabou mudando a história do jogo - lamentou o tenista número 1 do Brasil.

A partida foi marcada pelo bom saque dos dois tenistas. Conhecido pelo seu potente serviço, Isner anotou 23 aces no confronto, com aproveitamento de 71% em seu primeiro saque. Bellucci também se destacou e anotou 13 pontos de saque.

Com o resultado, o brasileiro sofreu sua segunda derrota para John Isner em quatro partidas diante do americano. Antes, havia perdido apenas em 2009, no qualifying do ATP de Auckland, em quadra dura. Depois disso, Bellucci levou a melhor nos dois confrontos diretos: no saibro do Masters 1000 de Roma de 2010 - 7/6(7) e 7/6(5) - e na Copa Davis de 2013, nos Estados Unidos, em quadra dura - 2/6, 6/4, 6/7(7), 6/4 e 6/3.

- Saio daqui de Madri de cabeça erguida. Cheguei em cima da hora e fiz quatro bons jogos. Espero manter esse ritmo nas próximas semanas - completou.


O jogo

Sabendo do poderio de John Isner em seu saque, Thomaz Bellucci adotou a mesma estratégia do rival e forçou bastante o seu serviço para dificultar as ações do americano. O que fez diferença no primeiro set, no entanto, foi o aproveitamento em segundo saque. Bellucci teve apenas 50% dos pontos (11 em 22) conquistados no segundo serviço, enquanto Isner conseguiu 100% (8 em 8). O brasileiro precisou salvar dois break points ainda no segundo game. Depois disso, os tenistas confirmaram sem problemas seus serviços até o tie-break. Com um mini break no sétimo ponto, Isner conseguiu confirmar todos seus saques e fechou o período com um ace, fazendo 7-5.

Thomaz Bellucci, Masters 100 Madrid, tenis (Foto: EFE)
Brasileiro jogou dois sets muito bons, mas foi 
atropelado no último e decisivo período 
contra o americano (Foto: EFE)


A partida seguiu um panorama bem parecido no set seguinte. Os tenistas seguiram confirmando seus serviços, porém, Bellucci melhorou seu aproveitamento no segundo serviço para 75% (9 em 12) e passou a dificultar mais para o americano, que anotou apenas 7 em 16 pontos (43%) com o segundo saque. O brasileiro teve apenas um break point, no quarto game, salvo pelo adversário com um ace, e não deu chances de quebra, levando o jogo novamente para o tie-break. Com um mini break de vantagem, Isner sacou para o jogo com 6-5, mas cometeu uma dupla falta, sua primeira no jogo. Os tenistas seguiram variando, Bellucci salvou três match points ao todo e conseguiu a vantagem em mais uma dupla falta do rival para fechar em 13-11.

No entanto, quem voltou melhor para o último set foi John Isner. Além de confirmar seus serviços com autoridade, o americano conseguiu quebrar os saques de Bellucci no segundo e quarto games nas duas oportunidades que teve e abriu 5 a 0, colocando uma imensa pressão sobre o brasileiro. Isner teve mais um break point no sexto game e, por pouco, não aplicou um "pneu" sobre Bellucci, que conseguiu confirmar o serviço. Na sequência, não teve jeito, e o "gigante", de 2,08m fechou o confronto em 6/1.
brasileiros não passam da estreia nas duplas

A quarta-feira não foi boa para o Brasil nem mesmo nas duplas. Parceria cabeça de chave 2 no Masters 1000 de Madri, o mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig caíram logo na estreia para o britânico Jamie Murray e o australiano John Peers por 2 sets a 0, parciais de 7/6(6) e 6/2. O também mineiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya foram eliminados na primeira rodada, derrotados pelo espanhol Feliciano López e por Max Mirnyi, de Belarus, em sets diretos: 6/4 e 7/5.


FONTE:
http://glo.bo/1zAVwos?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: