sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Nadal reconhece preocupação com o calor do Rio: ''Tentar sobreviver''

Espanhol enaltece Brasil e, mesmo focado no Aberto do Rio, diz estar animado para desfile na Sapucaí, no domingo: ''Vamos tentar fazer algo divertido para lembrarmos''


Por
Rio de Janeiro
 

O calor intenso do Rio de Janeiro atingiu também Rafael Nadal. As altas temperaturas da cidade nesta semana atingiram em cheio os treinos do tenista, que já está em solo carioca desde a noite da última quarta-feira. Durante entrevista coletiva, nesta sexta-feira, ele comentou a preocupação diante das temperaturas elevadas e reconheceu que o calor pode afetá-lo durante a participação do Aberto do Rio. A temperatura máxima desta tarde estava prevista para 41ºC, com sensação térmica de 47ºC. 


saiba mais

- O calor que está fazendo afeta qualquer um. Com essas condições, está muito complicado, com muita umidade. São condições extremas. Se não diminuir a temperatura, vamos sofrer e tentar sobreviver de alguma maneira, fazendo o melhor. O calor afeta, claro. Sobre o carnaval, me convidaram. Creio que é algo único, especial. De longe, se vê o carnaval como um dos eventos mais especiais do mundo. Não preparei nada. Vamos tentar fazer algo divertido para lembrarmos - disse o tenista, que irá participar do desfile da Viradouro, neste domingo, junto com o compatriota David Ferrer e Gustavo Kuerten.

rafael nadal tenis coletiva (Foto: Thiago Quintella)
Rafael Nadal em entrevista coletiva no 
Rio de Janeiro (Foto: Thiago Quintella)


A estreia de Rafael Nadal no Aberto do Rio acontece na sessão noturna de terça-feira. O adversário será definido neste sábado, no sorteio das chaves do torneio. Os jogos do Aberto do Rio estão sendo transmitidos pelo SporTV, os assinantes podem assistir aos confrontos pelo SporTV Play. Sobre sua participação no carnaval da Sapucaí, o número 3 do ranking mundial não acredita que a noite de folia possa atrapalhar seu rendimento e voltou a falar da animação.

- Joguei muito pouco em sete meses. Estou trabalhando forte para tentar voltar ao ritmo e nível que tinha antes da lesão. o carnaval não ajuda nem atrapalha. É só um evento que faz parte a promoção do torneio. É uma oportunidade de viver esse momento. Mas estou sem problemas físicos. O mais importante é se preparar bem. Estar em nível competitivo - disse o o Touro Miúra.


Essa é a quarta passagem de Rafael Nadal pelo Brasil. Ele participou de edições do Aberto do Brasil em 2005 (na Costa do Sauípe) e em 2013 (em São Paulo), e do Aberto do Rio em 2014. Ganhou todos os 14 jogos que disputou no país e foi campeão nas três vezes. Atualmente, e espanhol está na seca de títulos desde maio do ano passado, quando conquistou Roland Garros pela nova vez. Desde então jogou apenas sete competições, tendo inclusive que encerrar precocemente a última temporada para uma cirurgia para retirada do apêndice. O Aberto do Rio é a primeira participação no saibro desde então.


CONFIRA OS PRINCIPAIS TRECHOS DA ENTREVISTA DE NADAL

Nível brasileiro
O Brasil nos últimos anos teve um crescimento importante. Quando tem grandes eventos no pais há um maior interesse. Como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, eventos esportivos importantíssimos. Lógico que o país se envolve com o esporte com eventos desse tipo. Creio que este torneio aqui é muito bonito, espero que dure muito. A América Latina ama o esporte. Temos torneios em Viña del Mar, Acapulco, Buenos Aires. O Rio é um evento de 500, somando com Acapulco são apenas dois desse tipo. Para nós jogadores que falamos espanhol, idiomas latinos, nos sentimos em casa.


rafael nadal tenis coletiva (Foto: Thiago Quintella)O espanhol Rafael Nadal disputa  o Aberto do Rio (Foto: Thiago Quintella)


Parte física
A parte física é uma parte vital para qualquer esportista. Sem o físico, é praticamente impossível competir em alto nível. Em 2012, tive que parar depois de Wimbledon até 2013, que foi um ano incrível, sem lesões. Ano passado já tive muitos problemas. A parte física tem sido o que me ajudou a chegar onde estou. Creio que segue me acompanhando para competir bem. Se não estou bem fisicamente, é impossível aspirar coisas grandes. Tem que ter confiança no seu tênis e no seu corpo para estar bem.


Jogos Olímpicos do Rio 2016
Sinceramente, não sei como está. Só vi o boné e nada mais (risos). Me surpreende que os Jogos sejam em quadra rápida, pois é um pais com jogadores que gostam de jogar no saibro. Creio que o Brasil, se pode realizar a Copa com êxito como foi, pode fazer as Olimpíadas no mesmo nível. Vai ser especial, inesquecível.


Motivação para Rio de Janeiro e depois Buenos Aires
Para mim é simples. Me sinto muito bem com as pessoas, o idioma... são muitos anos em que não podia jogar por aqui. Então voltei, não pude estar em Buenos Aires pela lesão nas costas. Estamos falando de algo que é importante para mim. Saibro é um lugar que me sinto bem, menos agressivo para meu corpo.


Saibro mais rápido
Quando faz calor, a pista tem menos controle, fica mais variável. O vento está bom, de noite fica um pouco mais lento. A bola fica muito mais incontrolável no calor. Com a torcida, me sinto muito bem, me ajudou muito na Costa do Sauípe. Em São Paulo foi a mesma coisa, com uma energia positiva. Ano passado, consegui ganhar um torneio depois da Austrália. Só posso agradecer por todo o carinho sempre que volto aqui.


rafael nadal tenis treino (Foto: Thiago Quintella)
Tenista encarou forte calor no treino desta 
sexta-feira (Foto: Thiago Quintella)


Curtir a cidade como Maracanã e carnaval
Ir a outros eventos faz com que minha mente não fique pensando apenas no tênis. Desde os 16 anos eu viajo pelo mundo sem poder aproveitar a vida direito, com minha família, com meus amigos, sempre atarefado com as atividades que envolvem os torneios. Eu faço o que gosto de fazer, mas as vezes eu quero aproveitar outras coisas. Ano passado foi incrível no Maracanã, e o carnaval será maravilhoso.


Jogo do Real Madrid e futebol
Não fui ao Maracanã antigo, mas o novo está incrível. Para quem gosta de futebol, sabe que é um dos estádios mais importantes do mundo. Um dos lugares que você sente aquela paixão. O Real Madrid teve 30 partidas mais ou menos jogando de forma fantástica. Agora, esta em um momento instável. Mas tem um time que joga com muita paixão, jogadores incríveis, estão prontos para competir bem em qualquer competição.


Duelo com Ferrer
Não tenho expectativas para enfrentar Ferrer em uma possível final. Minha expectativa está no jogo de terça, no meu próximo jogo. Será um desafio muito complicado, principalmente pelas condições extremas de temperatura.


Saiba mais sobre o Aberto do Rio

A segunda edição do torneio, que vai até o dia 22 de fevereiro, trará alguns dos grandes nomes do tênis internacional. Entre os homens, Nadal terá novamente a companhia dos compatriotas David Ferrer (9º do ranking da ATP), Tommy Robredo (17º) e Nicolás Almagro (82º) e do italiano Fabio Fognini (26º). No feminino, a italiana Sara Errani (13ª no ranking da WTA), vice-campeã de Roland Garros em 2012, e a conterrânea Roberta Vinci (40ª) são as figuras principais - as duas ganharam juntas cinco Grand Slams em duplas, sendo as atuais campeãs de Wimbledon, e a atual melhor parceria do mundo.

O Brasil tem garantido 12 representantes até agora. Nas elites masculina e feminina estão Thomaz Bellucci (63º), João Souza, o Feijão (110º), Teliana Pereira (110ª), Beatriz Haddad (234ª) e Paula Gonçalves (283ª). Terão que passar pelo qualifying Fabiano de Paula (216º), Laura Pigossi (376ª), Gabriela Cé (262ª) e Carolina Meligeni (585ª), sobrinha de Fernando Meligeni. Nas duplas, o país contará com Bruno Soares (com o habitual parceiro, o austríaco Alexander Peya), Marcelo Melo (ao lado do austríaco Julian Knowle) e André Sá/João Souza.


FONTE:
http://glo.bo/1F6bPdX

Nenhum comentário: