terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Aos 43 e orgulhosa de longevidade na praia, veterana planeja ser treinadora

Andréa Teixeira é a atleta mais velha do Circuito Brasileiro e faz dupla com a catarinense Leize. Ela fala de seu momento e do casamento com o ex-jogador Kid


Por
João Pessoa e Porto Alegre
 
Andréa Teixeira, do vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV)Andréa Teixeira é atleta do vôlei de praia
(Foto: Paulo Frank / CBV)


Andréa Teixeira é uma jogadora bastante conhecida e experiente. Na quadra, foi campeã do Pan de Winnipeg, em 1999, com a seleção brasileira, e chegou a ser pré-convocada para as Olimpíadas de Sidney, em 2000. Mas, atualmente, sua praia é outra. Ela atua nas areias ao lado da parceira Leize. Aos 43 anos, é a jogadora mais veterana do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, mas segue com muita energia e em ótima forma física. Apesar disso, ela já começa a dar os primeiros passos rumo ao planejamento de, um dia, se tornar treinadora, tocando um trabalho de categorias de base em Santa Catarina.

- Tenho mesmo o maior orgulho da minha idade. Ter 43 anos em boa forma não é difícil, ter 43 anos atuando em alto nível é difícil, e tenho muito orgulho disso. Mas essa é a proposta mesmo (um dia, ser técnica). Começar já neste ano (de 2015) com um trabalho de sub-19 em Santa Catarina, com atletas, a princípio, masculinos, porque feminino é mais difícil tirar da quadra. Então a proposta para esse ano na minha cidade, que é Itajaí, é começar com um processo de base para ajudar a fomentar o vôlei de praia - contou. 


Andréa Teixeira, do vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV)
Antes de ir para as areias, por exemplo, 
ela jogou na quadra (Foto: Paulo 
Frank / CBV)


Na realidade, Andréa já jogava na praia, mas ficou um tempo fora. Ela voltou a jogar vôlei nas areias no ano passado após dois anos sem atuar em um Open (primeira divisão) do Circuito Brasileiro. Em 2014, venceu os Jogos Abertos de São Paulo e Santa Catarina. Leize a convidou para participar do Nacional, espécie de segundona da principal competição do país.

- Ela falou: "Vamos fazer uma etapa e ver no que dá". Fomos para o Nacional com zero ponto no qualifying e chegamos à semifinal do torneio. E aí falamos: "Ainda dá para brincar de jogar vôlei profissional, vamos encarar". Fizemos um trabalho de um ano, e nosso objetivo era que, no final dele, estivéssemos no Open (primeira divisão), e isso aconteceu em dezembro (de 2014, em Porto Alegre). Esse era o nosso objetivo, chegar aqui (no Open do Circuito). Agora é terminar a temporada com a Leize. O que vai acontecer depois disso é o dia a dia e o mover de Deus. Sei que a idade chega por mais que a gente se cuide. Jogo porque, além de gostar e Deus permitir, eu ainda ganho. Não gosto de perder, sou competitiva. A partir do momento que ver que não dá mais, abro mão disso - relatou.


Relacionamento com o ex-jogador kid

Andréa Teixeira e Kid posam juntos para foto em etapa do Circuito (Foto: Reprodução/Instagram)Andréa Teixeira e Kid posam juntos para foto em etapa do Circuito (Foto: 
Reprodução/Instagram)


Andréa Teixeira tem dois filhos do casamento com o ex-jogador de vôlei Kid, que foi ponta e líbero da seleção brasileira e campeão da Liga Mundial em São Paulo, em 1993. Gabriela seguiu os passos dos pais e está iniciando a carreira nas quadras. Gustavo, por sua vez, é lutador de jiu-jítsu. Pela família, ela abriu mão de uma edição das Olimpíadas.

- Queria ser mãe em tempo integral e decidi abrir mão (do vôlei de quadra) e parar de jogar depois do Pan-Americano (1999). Estava pré-convocada para Sidney (2000) e fiz uma proposta: "Quero engravidar". Kid disse: "Você é louca, você está pré-convocada para as Olimpíadas!”. Falei assim: "Se não engravidar, tudo bem, vou tentar uma vaga, se engravidar, é o que eu queria”, e 20 dias depois estava grávida da Gabi - lembrou.

Kid e Andréa, aliás, começaram o relacionamento ainda novos, com 18 anos. Os dois jogavam nas quadras. Cada um conta uma história diferente do início, segundo ela. O fato é que ambos construíram tudo que possuem juntos. Eles se casaram com 21. Hoje, o ex-jogador está terminando a faculdade de Direito (tem previsão de se formar no fim de 2015) e já dá palestras pelo Brasil na área de Direito Desportivo. Ela é formada e pós-graduada em gestão, mesmo sem exercer, e está em um curso de Educação Física para ajudar como técnica no futuro.


A gente não tinha uma vida feita, não tinha uma casa, tenho muito orgulho de falar do que construímos. 
Andréa Teixeira

- Ele conta que eu estava lá no jogo (do Santo André) e fiquei paquerando da arquibancada, e eu conto que ele não tirava o olho de mim e acabou perguntando de mim para uma amiga. Mas foi nas quadras que a gente se conheceu e acabamos nos apaixonando. A gente não tinha uma vida feita, não tinha uma casa, tenho muito orgulho de falar do que construímos. Lógico que casamento não é feito de conto de fadas, passamos por momentos difíceis como todo mundo passa, e hoje vivemos super bem - concluiu.

Na última etapa do Open do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, disputada em João Pessoa, na Paraíba, Andréa Teixeira e Leize perderam de Josi e Elize Maia por 2 sets a 1, parciais 21/11, 17/21 e 15/17. Ainda nas eliminatórias (primeira fase), as parceiras venceram Semírames e Bruna por 2 a 0 (21/14 e 21/16). Elas foram eliminadas na repescagem (oitavas de final), tendo sofrido um revés novamente diante de Josi e Elize Maia por 2 a 1 (24/22, 12/21 e 8/15). As rivais acabaram sendo vice-campeãs do torneio ao serem derrotadas por Maria Clara e Carol na decisão.


saiba mais

Nenhum comentário: