terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Antes da Justiça, o acordo: Bota tenta receber por Daniel, Gabriel e Andrey

Direção notifica Palmeiras, São Paulo e Botafogo-SP, clubes que receberam atletas após rescisão. Ideia é buscar entendimento antes de debate judicial


Por
Rio de Janeiro

 
O imbróglio que impede a estreia de Luis Ricardo, jogador cedido pelo São Paulo, é apenas a ponta de um iceberg a ser desviado pelo Botafogo para evitar um naufrágio financeiro. Ao ser notificado pelo Alvinegro, que busca compensação pelo meia Daniel, o clube paulista decidiu rever o empréstimo do lateral-direito. A resposta foi o primeiro obstáculo à estratégia carioca de, antes de ingressar na Justiça, buscar um acordo, situação igual a de Gabriel (Palmeiras) e de Andrey (Botafogo-SP). O trio de promessas conseguiu a rescisão contratual graças ao atraso no pagamento de salários e direitos trabalhistas. O que não impede o Bota de entender indenização.

Daniel (2017), Gabriel (31 de dezembro) e Andrey (30 de abril) tinham contratos em vigor. Após conseguirem na Justiça a rescisão, acertaram com outros clubes. O Botafogo entende que a desvinculação do direito federativo (o vínculo contratual com o clube) não finda a paternidade do direito econômico (valor do atleta). A notificação, feita no último dia 30 de janeiro, revelada apenas agora, dada a demora na liberação de Luis Ricardo, foi o primeiro passo em busca de um acordo. Outra, estipulando valores para cada um dos atletas, deve ser feita dentro de um mês. Se não houver entendimento, os casos serão debatidos nos tribunais.  

gabriel e daniel botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Daniel (E) e Gabriel: jogadores deixaram 
Botafogo, e agora clube tenta compensação 
(Foto: Vitor Silva / SSPress)


- Quando acontece a uma ruptura por falta de pagamento, o que reconhecemos, o atleta fica livre para negociar com outro clube. Isso, porém, não significa que o antigo proprietário perdeu os direitos econômicos. A lei não diz isso. O entendimento é de que temos direito a receber o valor ou alguma compensação. O Botafogo investiu neles e, por força do Botafogo, eles ganharam projeção, ganharam valor de mercado. Buscaremos um acordo. Caso contrário, vamos à Justiça comum - explica Domingos Fleury, vice-jurídico do Alvinegro.  

Apenas o Botafogo-SP respondeu ao documento. Contra-argumentou. Alegou que o fim do direito federativo também extingue o econômico. O Palmeiras não respondeu. E, de acordo com Domingos, o São Paulo disse que dificultaria a liberação por empréstimo de Luis Ricardo:  


saiba mais

- O São Paulo, para reagir, retaliou o Botafogo em outra negociação que não tem relação. Estava resolvido, apalavrado, e o São Paulo, demonstrando um receio resolveu não honrar a palavra, não concretizou a transferência do Luis Ricardo.  

O Botafogo alega não ter calculado o valor total a ser pedido pelos jogadores. Promete fazê-lo em fevereiro. Mas os casos não devem ter solução rápida.  

- Precisamos nos reunir internamente e embasar as ações. Isso leva tempo. Temos uma estratégia e vamos respeita-la. A primeira notificação, genérica, foi para mostrar que não renunciamos aos jogadores. Por isso, a fizemos antes do começo do Paulistão. Agora vamos quantificar - completa Domingos.

A temporada 2015 é de extrema dificuldade financeira. Apesar de ter conseguido voltar ao Ato Trabalhista, acordo com a Justiça para o pagamento de indenizações a ex-funcionários, o clube convive com outros bloqueios de receitas. Sem falar que muitas delas foram antecipadas pela gestão anterior. Por isso, receber compensação pelos três jogadores é visto como uma maneira de salvar as combalidas finanças.


FONTE:

Nenhum comentário: