sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Fernanda Keller: a brasileira que fez história sem olhar para o cronômetro

Ela disputou o Mundial de Ironman do Havaí 24 vezes, coleciona seis medalhas de bronze e por 14 temporadas esteve entre as dez melhores


Por  
Kona, Havaí


menu keller 1 cor fio (Foto: eu_atleta)você está lendo

Única atleta a disputar o Campeonato Mundial de Ironman por 22 anos seguidos. Seis vezes terceira colocada na prova do Havaí. Fernanda Keller esteve entre as dez melhores do planeta por 14 vezes, mas se perguntar a ela qual seu melhor tempo...

- Não tenho a menor ideia! Nunca tive essa fixação pelo tempo. O que sempre tive, e continuo tendo, é uma vontade imensa de fazer o meu melhor. Todas as minhas amigas iam à praia, saíam à noite, e eu preferia treinar pois minha vontade de fazer melhor superava qualquer outra. 


Quando foi pela primeira vez para o Mundial de Ironman no Havaí, em 1987 aos 24 anos, Keller nem sabia como o corpo reagiria a um Ironman. Nunca tinha nadado 3,8km, pedalado 180km e corrido uma maratona na sequência. E tinha apenas um número como referência.
- Eu já estaria feliz se conseguisse completar a prova sem me arrastar. Mas um amigo dizia que precisava ser muito bom para completar o Mundial de Ironman em menos de 11 horas, mal acreditei quando vi que consegui.

eu atleta freira de ferro 4 (Foto: eu_atleta)
 Keller é a mulher mais velha a vencer um Ironman no Mundo, aos 44 anos
Foi terceira colocada na categoria e nunca mais saiu do pódio. Em 1994 ganhou medalha de bronze na classificação geral e tomou gosto por representar o Brasil. Repetiu o terceiro lugar em 95 e de 97 a 2000, sendo o melhor tempo 9h24m30s, em 1999. Nessa época, treinada seis vezes por semana, entre quatro e oito horas por dia, geralmente praticando dois esportes na sequência. Se manteve entre as melhores do mundo por 32 anos morando grande parte do tempo no Rio de Janeiro, uma cidade em que é preciso dirigir ao menos uma hora para treinar ciclismo na estrada.

 - Só consegui me manter tanto tempo como profissional porque fazia todo o treino pela manhã e deixava algum tempo livre para as outras coisas da vida. E certamente foram muito mais fáceis os períodos que passei treinando na Califórnia, onde saía pedalando da porta de casa.

freira de ferro keller bandeira (Foto: eu_atleta)O auge, no Havaí (Foto: arquivo pessoal)


Prolongando o auge de um triatleta, que costuma ser entre os 30 e 40 anos, Fernanda Keller estabeleceu o recorde mundial como a mulher mais velha a ganhar um título de Ironman aos 44 anos. Em 2013 voltou à Kona como convidada para disputar o Iron e receber uma homenagem como Lenda do Esporte , um presente de 50 anos.

- Como faço aniversário em outubro, passei vários deles na ilha e não perderia a chance de receber essa homenagem. Mas não tinha treinado direito, terminei esgotada!

A forra pode ser em 2015, se conseguir treinar a contento Fernanda Keller vai tentar vaga no Mundial de Ironman outra vez. Não para bater os tempos que fazia aos 30, 40 anos. Mas para ser o melhor possível aos 52.

- Nunca prometi um tempo exato, mas quero chegar ao final com a certeza de que fiz meu melhor. Kona é minha segunda casa, vivi meus melhores momentos como atleta nessa ilha, sempre será bom voltar.


Nenhum comentário: