Paulo Schmitt diz que está avaliando o lance em que centroavante puxa própria camisa em suposta tentativa de simular pênalti. Gancho pode chegar a seis jogos
A procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está avaliando o lance em que o atacante Leandro Damião, do Santos, puxou a própria camisa dentro da área para aparentemente tentar simular um pênalti na derrota por 3 a 0 para o Criciúma, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Se for denunciado, o centroavante será enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar gancho de até seis jogos. A pena mínima é de uma partida.
Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, admite que o jogador pode ser julgado. Ele explica que o lance ainda está sendo analisado pelo órgão, que, se concordar que houve tentativa de enganar o árbitro Péricles Bassols, irá denunciar Damião.
- Estamos avaliando a eventual e péssima atuação teatral - resumiu, por mensagem, ao GloboEsporte.com.
saiba mais
Depois da partida, disputada no estádio Heriberto Hulse e válida pela 28ª rodada do Brasileirão, Leandro Damião negou que tenha tentado simular a falta dentro da área do Criciúma e disse que apenas ajeitou a camisa, que o incomodava.
- Eu estava tirando ela da coisa (sic), estava apertando. Foi um lance normal. Nunca tive problema de iludir árbitro, todo mundo sabe a pessoa que eu sou - falou o camisa 9 (veja o vídeo acima).
O artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva legisla sobre "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código". O atacante Robinho, por exemplo, por simular uma falta e desrespeitar o árbitro na partida do Santos contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, também foi enquadrado nessa mesma regra.
* Bruno Giufrida colaborou sob supervisão de Lincoln Chaves
Leandro Damião puxa a própria camisa
dentro da área do Criciúma
(Foto: Reprodução SporTV)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário