segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Islândia vence com autoridade, segue na ponta e coloca a Holanda numa fria

Com triunfo por 2 a 0 em casa, nórdicos seguem com 100% de aproveitamento ao lado da República Tcheca. Laranja é a terceira, agora seis pontos atrás dos líderes


Por Reykjavík, Islândia



Mesmo com Van Persie, Robben e a base do time semifinalista na Copa, a Holanda entrou numa fria nesta segunda-feira, em visita à Islândia pela terceira rodada do Grupo A das eliminatórias da Eurocopa. Sob temperatura de 1°C em Reykjavík, a Laranja perdeu por 2 a 0 para os nórdicos, seguindo na terceira posição, e viu os líderes República Tcheca e Islândia - ambos com 100% de aproveitamento - abrirem vantagem de seis pontos na liderança da chave. Gylfi Sigurdsson, ex-Tottenham e atualmente no Swansea, foi o nome do jogo ao marcar duas vezes.

Comemoração da Islândia contra a Holanda (Foto: Agência EFE)
Holanda de Sneijder e Robben perde 
para a Islândia de Sigurdsson 
(Foto: Agência EFE)


A terceira colocação da Holanda, que perdeu dois dos três jogos nas eliminatórias e soma apenas três pontos, é preocupante. Afinal, apenas os dois primeiros colocados de cada chave se garantem na Eurocopa de 2016, na França. O melhor terceiro colocado dos nove grupos também se classifica diretamente, e os oito piores terceiros vão para a repescagem na decisão das quatro vagas restantes.

Robben e Birkir Bjarnason, Islândia X Holanda (Foto: Agência EFE)Robben tem noite apagada (Foto: Agência EFE)


As equipes voltam a campo ainda neste ano para mais um compromisso pelas eliminatórias, em novembro. Os líderes duelam na República Tcheca, e a Holanda recebe a Letônia para tentar recuperar o prejuízo das primeiras rodadas.

Com uma tradição que nem de longe se compara à da Holanda, a Islândia ocupa a 34ª colocação no ranking da Fifa, a melhor de sua história, e esteve próxima de disputar sua primeira Copa do Mundo, neste ano, no Brasil. Foi até a repescagem com uma bela campanha nas eliminatórias europeias, mas caiu para a Croácia no confronto decisivo fora de casa e agora fica um pouco mais perto da inédita vaga na Eurocopa.

Sigurdsson decide com dois gols

A Holanda dominou o primeiro tempo e, apesar das dificuldades encontradas diante da fechada defesa rival, teve chances de marcar com Van Persie e Robben. Não aproveitou  e viu a Islândia sair para o intervalo com a boa vantagem de 2 a 0 no placar. Sigurdsson, de pênalti, deixou os anfitriões na frente logo aos nove minutos de jogo e depois aproveitou rebote em cobrança de escanteio para ampliar aos 40.


saiba mais
Na segunda etapa, Guus Hiddink tirou Sneijder e colocou Huntelaar para tentar furar o bloqueio adversário. Não deu certo. Van Persie e Robben seguiram apagados, e a Laranja passou a investir nas bolas aéreas, sem sucesso. A seleção nórdica, por sua vez, apostou nos contra-ataques e poderia até ter feito o terceiro, mas não mostrou a mesma eficiência da primeira etapa. Nada que incomodasse os torcedores nórdicos que encararam o frio em Reykjavík para ver a zebra dar as caras no duelo.

Gylfi Sigurdsson, Islândia X Holanda (Foto: Agência EFE)
Gylfi Sigurdsson marcou os dois gols 
da vitória da Islândia sobre a 
Holanda (Foto: Agência EFE)


FONTE:

Nenhum comentário: