segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Americanas freiam fenômeno chinês e conquistam o inédito título mundial

Após atropelar o Brasil na semi, americanas repetem ótima atuação, seguram chinesa Ting Zhu e vencem o time asiático por 3 sets a 1 na decisão do Mundial da Itália


Por Milão, Itália

 

A renovação promovida pelo técnico Karch Kiraly no time feminino de vôlei dos Estados Unidos já rendeu o primeiro grande fruto. Com apenas quatro remanescentes da medalha de prata nas Olimpíadas de Londres, em 2012 - derrota para o Brasil na final - o jovem time americano apresentou um voleibol de qualidade e conquistou com muitos méritos o inédito título mundial neste domingo, em Milão, na Itália. Após atropelar a seleção brasileira na semifinal por 3 sets a 0, os EUA tiveram mais uma ótima atuação na final contra a China e venceram por 3 sets a 1 - parciais de 27/25, 25/20, 16/25 e 26/24.

Muito disciplinado taticamente, o time americano segurou a estrela chinesa Ting Zhu, que havia marcado 32 pontos na semifinal contra a Itália e anotou "apenas" 15 na decisão. O grande destaque dos EUA foi Kimberly Hill, de 24 anos, que marcou 20 pontos e foi eleita a MVP da final.

Além de Estados Unidos em primeiro e China em segundo, a seleção brasileira completou o pódio do Mundial da Itália após conquistar o bronze mais cedo com a vitória por 3 sets a 2 sobre as donas da casa.

Estados Unidos campeão mundial feminino de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Americanas comemoram a inédita 
conquista do título mundial 
(Foto: Divulgação / FIVB)


o jogo

Assim como contra a Itália no sábado, a jovem Ting Zhu, de apenas 19 anos, começou a partida liderando a equipe chinesa, que entrou melhor no primeiro set. Porém, aos poucos, as americanas passaram a forçar o saque em cima da jovem oposta e acertar a marcação sobre a camisa número 2 da equipe asiática. Com o time mais equilibrado, os EUA assumiram a dianteira e conseguiram fechar a primeira parcial em 27/25.



No segundo set, foram as americanas que entram melhor. Em mais uma boa atuação de Kelly Murphy e Kimberly Hill, que já tinham se destacado na vitória americana sobre o Brasil na semifinal, os EUA não deu muitas chances ao time da China e fechou em 25/20, abrindo 2 sets a 0.

Na última parcial, a experiente técnica Lang Ping tentou quebrar a estratégia americana e equilibrar seu time colocando Ting Zhu no banco. Mudança que deu resultado e, com mais qualidade na recepção e variação no ataque, as chinesas cresceram no jogo e chegaram a abrir sete pontos de vantagem: 17/10. Daí para frente, apenas administraram a vantagem e fecharam em 25/16.

O time chinês não conseguiu repetir o desempenho no começo do quarto set e Lang Ping colocou Ting Zhu de volta na quadra. Imediatamente, as americanas voltaram a sacar em cima da oposta, repetindo a estratégia dos dois primeiros sets. Mesmo bem marcada, a jovem chinesa ainda conseguiu liderar o time, que chegou a abrir 23/20 e esteve perto de fechar a parcial. Porém, Kimberly Hill comandou uma reação impressionante e os EUA fecharam em 26/24, vencendo a partida em 3 sets a 1 e conquistando o inédito título mundial.

Estados Unidos x China final mundial feminino de vôlei Kimberly Hill (Foto: Divulgação / FIVB)
Com grande atuação contra a China, 
Kimberly Hill foi eleita MVP da 
final (Foto: Divulgação / FIVB)


FONTE:

Nenhum comentário: