quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Desafio de vídeo retorna ao Mundial feminino, mas com limitações

Organização decide permitir a revisão apenas de quatro tipos de jogadas. Toque no bloqueio, que gerou polêmica no masculino, não poderá ser desafiado


Por Modena, Itália


Câmera desafio vídeo Mundial feminino de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)Serão usadas 12 câmera em cada ginásio para revisar as jogadas (Foto: Divulgação / FIVB)


Após ser retirado de última hora das partidas da primeira fase do Mundial da Itália, o recurso de vídeo para revisar jogadas voltou nesta quarta-feira, com o início da segunda fase da competição. A ausência do desafio no início - recurso que vem sendo utilizado constantemente nas competições internacionais - gerou reclamação de técnicos e atletas.

Apesar do retorno do vídeo, a organização do campeonato definiu algumas regras. Jogadas de toque da bola no bloqueio, por exemplo, não poderão ser desafiadas. Uma jogada desse tipo gerou polêmica durante o Mundial masculino, na Polônia, quando os donos da casa venceram o Brasil pela terceira fase apenas após a confirmação no vídeo de um toque de Sidão no bloqueio.

No Mundial feminino, só poderão ser desafiadas as seguintes jogadas: bola dentro ou fora; toque de jogador na rede ou na antena; toque da bola na antena; e pisão na linha no momento do saque.


saiba mais

Doze câmeras instaladas nos ginásios serão usadas para revisar as jogadas. Cada time tem dois desafios por set. Se a reclamação for confirmada no vídeo, a equipe solicitante continua com o mesmo número de possibilidades. Apenas o técnico tem o direito de pedir a revisão, em um prazo de cinco segundos após a jogada.

Sobre a ausência do desafio na primeira fase do Mundial feminino, a organização não divulgou oficialmente o motivo da retirada do recurso na primeira fase. Porém, a assessoria de imprensa da competição informou ao GloboEsporte.com que o provável é que tenham considerado desnecessária a utilização do desafio no feminino, já que “o jogo entre as mulheres é mais lento do que no masculino”. Portanto, não costumam surgir tantas dúvidas.

Brasil X Polônia Mundial de vôlei (Foto: Divulgação / FIVB)
Jogadores brasileiros conferem imagem 
após desafio feito pela Polônia no 
Mundial masculino 
(Foto: Divulgação / FIVB)


FONTE:

Nenhum comentário: