segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Pacotão da F-1: azar, superação e chilique na quente noite cingapuriana


Corrida em Marina Bay tem quebra de Nico, vitória de Hamilton, "missão impossível" de Massa, ataque de Gutiérrez nos boxes, estafa de Magnussen. Veja os destaques


Por Cingapura


Não pense que por se tratar de uma corrida noturna, o GP de Cingapura seria mais tranquilo para os pilotos da Fórmula 1. O calor incessante e a alta umidade em Marina Bay transformam o cockpit em uma verdadeira sauna. Além disso, o traçado travado transforma a prova na mais longa do calendário, tanto que neste ano precisou terminou no limite de tempo de duas horas, com 60 voltas das 61 programadas. Todos esses fatores tornam a corrida na cidade-estado asiática um dos maiores desafios da temporada.

Formula 1 Circuito de Cingapura (Foto: Agência AFP )
Noite quente em Cingapura, no GP 
deste domingo da Fórmula 1 
(Foto: AFP )

E bem que Nico Rosberg gostaria de ter completado cada uma dessas voltas. O alemão, que chegou à etapa como líder do campeonato, teve seu dia de azar. Sofrendo problemas em sua Mercedes, abandonou e ainda viu seu companheiro Lewis Hamilton o superar e assumir a ponta do Mundial. E por falar em superação, Felipe Massa conseguiu uma façanha no calor cingapuriano ao economizar os pneus e levar a Williams à quinta colocação. Quem também suou foi Kevin Magnussen. Estafado, o dinamarquês da McLaren precisou ser atendido no centro médico após a prova em razão do desgaste provocado pelo calor. 

hamilton recebe aplausos e rosberg não fica contente cingapura 21/9/2014 (Foto: Reprodução/Twitter da Mercedes)
Hamilton recebe aplausos da Mercedes 
e Rosberg não se empolga muito (Foto: 
Reprodução/Twitter da Mercedes)

O próximo desafio dos competidores é o GP do Japão, dia 5 de outubro. Antes disso, assista aos melhores momentos no vídeo acima e relembre cada destaque da corrida de Cingapura abaixo, no pacotão da F-1:  

dia de cão


O dia em que deu tudo errado para Rosberg

Foi um fim de semana para Rosberg esquecer. Perder a pole por apenas sete milésimos para Hamilton no sábado foi o menor de seus problemas. No domingo, antes mesmo da largada o alemão já suou frio. Depois de identificar falhas no volante durante o “warm up”, o alemão ficou parado no grid na volta de apresentação. Empurrado para os boxes, largou do pit lane, mas os problemas elétricos persistiam e ele mal conseguia acompanhar as nanincas Marussia e Caterham. No primeiro pit stop, na volta 13, seu câmbio travou no neutro e precisou abandonar. Para aumentar o prejuízo, dos boxes, Nico ainda assistiu a vitória de Hamilton, que lhe tomou a liderança do Mundial de Pilotos. Restando apenas cinco etapas para o fim da temporada, o inglês chegou aos 241 pontos, três a mais de Rosberg. Como consolo, Nico ganhou um afago de sua esposa Vivian Sibold nos boxes da Mercedes. Os problemas foram provocados pela quebra de um feixe de fios na coluna de direção de sua Mercedes.

Nico Rosberg GP de Cingapura (Foto: Getty Images)
Mercedes de Nico Rosberg começou a 
apresentar problemas antes mesmo 
da largada (Foto: Getty Images)

chilique


Calma, rapaz!

Após a corrida, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que Rosberg “lidou com a situação de forma muito profissional”. O mesmo não se pode dizer de Esteban Gutiérrez. O mexicano precisou abandonar a corrida na volta 18 em razão de problemas elétricos no motor de sua Sauber. Irritado, saiu do carro e deu chilique nos boxes do time suíço, jogando as luvas longe e chutando um equipamento. 

taca-lhe pau!


Taca-lhe pau nesse carrinho, Hamilton!

Mas mesmo sem seu principal concorrente na pista, Hamilton não teve vida fácil para vencer. O britânico caminhava para uma vitória sossegada, mas a entrada do safety car na 31ª volta quase mudou a história da corrida. Enquanto alguns pilotos aproveitaram a paralisação para fazer um pit stop e outros já tinham usado os dois tipos de pneus e poderiam ir até o final, Lewis só havia utilizado os supermacios e precisaria fazer mais uma parada. Para evitar surpresas, Hamilton precisou pisar fundo para abrir vantagem para fazer o pit stop e voltar à frente de Sebastian Vettel, Ricciardo e Alonso que vinham logo atrás. Porém, seus pneus iam desgastando e ele não conseguia alcançar uma margem segura para a parada. O jeito foi minimizar o prejuízo. A Mercedes fez o cálculo perfeito chamando o inglês para os boxes na hora exata para voltar atrás apenas do tetracampeão da RBR. Com compostos macios, Lewis rapidamente deu o bote no alemão, reassumiu a primeira colocação, e venceu. Vettel e Ricciardo seguraram a pressão de Alonso e completaram o pódio.

Hamilton, Formula 1 Cingapura (Foto: Agência AFP )
Lewis Hamilton comemora vitória em 
Cingapura com estilo 
(Foto: Agência AFP )

a primeira vez


Foram quatro anos dominando a Fórmula 1. Mas em 2014, Sebastian Vettel tem passado por maus bocados. Neste domingo, porém, o tetracampeão se destacou. Com uma pilotagem para lembrar os anos anteriores, quase roubou a vitória de Hamilton. E ainda provou um gostinho que não saboreava desde o ano passado: ao assumir a ponta após o pit stop do britânico, liderou uma corrida pela primeira vez na temporada. Mas a alegria durou pouco. Com pneus desgastados foi presa fácil para o piloto da Mercedes (veja a ultrapassagem).

Sebastian Vettel comemora segundo lugar no pódio ao lado do vencedor Lewis Hamilton (Foto: Getty Images)
Sebastian Vettel comemora segundo 
lugar no pódio ao lado do vencedor 
Lewis Hamilton (Foto: Getty Images)

superação


"Vovó" Massa

O safety car dificultou também a vida dos pilotos da Williams. Voltas antes, Massa e Bottas haviam feito seus pit stops pouco antes e não valeria à pena entrar novamente nos boxes durante o período de paralisação. A saída encontrada pela equipe foi pedir para os pilotos irem até o fim da prova. Para isso, seria preciso administrar desgaste dos pneus durante quase 40 voltas. O diretor esportivo da Pirelli, Paul Hembery, classificou a missão como “impossível”. Mas Felipe Massa conseguiu e cruzou em quinto. Já o finlandês, que fazia mágica para conter a pressão de Jean-Eric Vergne, Sergio Pérez, Kimi Raikkonen e Kevin Magnussen, não teve o mesmo sucesso. Um problema na direção assistida de seu FW36 o atrapalhou em administrar o desgaste, seus pneus ficaram em frangalhos justamente na última volta, e ele acabou sendo superado pelos rivais, cruzando a linha de chegada em 11º e ficando sem pontos. "Precisei guiar como uma vovó", brincou Massa, explicando que precisou pilotar com um cuidado extremo, para não prejudicar mais os pneus.

Pit stop de Felipe Massa durante o GP de Cingapura (Foto: Divulgação)
Felipe Massa parou pela última vez 
nos boxes na 22ª volta 
(Foto: Divulgação)


sauna


Que calor!

Quem também precisou se superar foi Kevin Magnussen. Novato na Fórmula 1, o jovem dinamarquês encarou pela primeira vez a desgastante corrida de Cingapura. E quase não aguentou. Além do calor e da alta umidade de Marina Bay, Kevin precisou resistir a um superaquecimento de sua McLaren. Durante a corrida, chegou a tirar as mãos do volante para se refrescar. No fim, ainda conseguiu arrancar um pontinho suado – literalmente – com o décimo lugar. Depois da prova, o estafado Magnussen chegou a visitar o centro médico do circuito. No twitter, ele negou boatos de que teria sofrido queimaduras.

Kevin Magnussen GP de Cingapura (Foto: Getty Images)
Kevin Magnussen teve dificuldades 
para aguentar desgaste do GP de 
Cingapura (Foto: Getty Images)

com a corda toda!


Enquanto Magnussen não esperava a hora da corrida acabar, o francês Jean-Eric Vergne parecia se divertir em Cingapura. O francês foi uma das grandes atrações da prova. Com uma pilotagem ousada, Vergne não teve pudor em partir para cima dos adversários no apertado traçado de Marina Bay. A audácia acabou lhe rendendo duas punições de cinco segundos (acrescidos nos pit stops) por exceder os limites da pista em ultrapassagens (vídeo). Mas as penalidades não tiraram a volúpia do francês, que ainda superou diversos rivais para levar a STR ao sexto lugar.

Jean-Eric Vergne precisou pagar duas penalizações de 5 segundos durante GP de Cingapura (Foto: Getty Images)
Jean-Eric Vergne precisou pagar duas 
penalizações de 5 segundos durante 
GP de Cingapura (Foto: Getty Images)


Circuito gp de cingapura  (Foto: Editoria de Arte)


FONTE:

Nenhum comentário: