segunda-feira, 22 de setembro de 2014

McLaren acusa RBR de desrespeitar regra do rádio no GP de Cingapura

Time austríaco pediu para Ricciardo "evitar zebras nas saídas de curva". Segundo Horner, mensagem era em razão de problema de confiabilidade e FIA entendeu


Por Cingapura


Eric Boullier após o GP da Hungria 25/7/2014 (Foto: Getty Images)Eric Boullier questionou possíveis mensagens codificadas da RBR (Foto: Getty Images)

A proibição de mensagens de rádio que ajudem no desempenho dos pilotos na Fórmula 1 gerou opiniões diversas e a expectativa para ver como a medida seria aplicada na prática, no GP de Cingapura do último fim de semana. Como esperado, poucas mensagens foram trocadas entre equipes e pilotos, mas algumas geraram certa polêmica. Uma delas foi da RBR, que disse para Daniel Ricciardo que "evitar as zebras nas saídas das curvas pode ajudar no problema do carro", que contrariava o comunicado enviado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) às equipes. A direção de prova, no entanto, não aplicou nenhuma punição durante a prova. Perguntado sobre a mudança da rotina nos boxes com a nova regra, o diretor de competições da McLaren, Eric Boullier, aproveitou para questionar a legalidade da troca de informações entre o time austríaco e o piloto australiano.

- A proibição dos rádios nos deixou mais ocupados em ouvir os outros times e ver se eles não tão fazendo algo como a RBR fez com o Ricciardo duas vezes. Acredito que foi codificado sim. E está à cargo da FIA investigar, então não é minha responsabilidade dizer alguma coisa. Mas foi uma mensagem estranha. Uma vez, OK, mas duas ou três vezes foi um pouco estranho - reclamou o dirigente da equipe inglesa em declaração à revista britânica "Autosport".

Christian Horner durante o treino do GP de Cingapura 21/09/2014 (Foto: Getty Images)
Christian Horner disse que mensagens 
foram esclarecidas ao diretor de 
corrida da F-1, Charlie Whiting 
(Foto: Getty Images)


Em resposta à suposta mensagem por códigos, o chefe da RBR, Christian Horner, sustentou que tudo foi esclarecido com o diretor de corridas da Fórmula 1, Charlie Whiting.

- Obviamente nós conversamos com Charlie e dissemos que Daniel teve alguns problemas de confiabilidade. Por isso que ele foi instruído a se manter longe das "zebras", porque isto estava causando danos à bateria. Eu acho que foi sensato e uma maneira de balancear esta proibição das mensagens de rádio - minimizou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/09/mclaren-acusa-rbr-de-desrespeitar-regra-do-radio-no-gp-de-cingapura.html

Nenhum comentário: