Em corrida pouco movimentada, equipe alemã ganha posições nos boxes e emplaca dobradinha em Spielberg. Bottas é pódio e brasileiro tem seu melhor resultado no ano
Pole position, Massa liderou a prova até a rodada de pit stops. Mas em razão de um trabalho lento da Williams nos boxes, o brasileiro acabou sendo superado pela dupla das "Flechas de Prata" e por seu companheiro de equipe. Daí em diante, tentou recuperar terreno, mas não chegou a ameaçar a terceira posição do finlandês. Se nem a sonhada vitória e nem o pódio vieram, Massa tem o consolo de ter alcançado seu melhor resultado no ano.
- O problema foi na primeira parada. Não sei o que
aconteceu. O Rosberg estava bem próximo e acabou me ultrapassando. Perdi muito
tempo naquela volta. Ali foi o momento em que perdi a chance de brigar pelo pódio.
O Valtteri acabou parando e voltando na frente. Na frente das Mercedes não ia
ser fácil, mas o pódio era possível hoje. Foi o momento-chave da corrida. Mas continuo
feliz pelo resultado, pela equipe. O resultado de hoje foi muito importante
para a equipe toda. Feliz pela corrida que a gente fez - analisou o brasileiro da Williams.
Nico Rosberg vence pela terceira vez na
temporada e abre vantagem na liderança
do campeonato (Foto: Reuters)
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Rosberg, que assumiu a ponta nos boxes, chegou à terceira vitória em 2014, seu sexto triunfo no ano, superando a marca do pai Keke, campeão mundial de 1982. Depois de uma primeira volta espetacular, onde pulou da nona para a quarta posição, Hamilton terminou em segundo e conseguiu minimizar o prejuízo. Agora, restando 11 corridas para o fim do ano, o alemão da Mercedes lidera o campeonato com 165 pontos, contra 138 do britânico. Com os 12 pontos marcados neste domingo, Massa chegou aos 30 e subiu da 11ª para a nona posição no geral. Confira a classificação completa.
A empresa de energéticos dona da RBR e STR que reformulou o circuito de Spielberg e fez a Áustria voltar à Fórmula 1 viu a expectativa do primeiro GP em casa se transformar em uma imensa decepção. Todos os três carros que abandonaram a prova foram da companhia: Sebastian Vettel, que teve problemas na primeira volta e caiu para último, Jean-Eric Vergne e Daniil Kvyat. Dos quatro, só Daniel Ricciardo completou, mas apenas em oitavo, pouco animador para quem surpreendeu ao vencer a corrida anterior, no Canadá.
A Fórmula
1 volta daqui a duas semanas, no dia 6 de julho, para o GP da Inglaterra, no
tradicionalíssimo circuito de Silverstone. A TV Globo transmite a prova ao vivo
e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
Felipe
Massa largou bem e manteve a ponta. Quem também arrancou bem foi Rosberg, que
tomou o segundo lugar de Bottas. Mas o finlandês da Williams recuperou a
posição curvas depois. Largando em nono, Hamilton fez uma primeira volta
excepcional: passou Raikkonen e Kvyat nos primeiros metros, deixou Magnussen,
Ricciardo e Alonso para trás em seguida, colando no companheiro de Mercedes e
anulando o prejuízo da rodada na classificação.
Na
abertura da segunda volta, Vettel amargou mais um capítulo do martírio que vem
passando por este ano. Sua RBR perdeu tração e ele ficou lento na pista. Um
giro depois, o carro voltou a funcionar e ele voltou a acelerar, mas a essa
altura já tinha levado uma volta de todos os adversários.
Nas primeiras cinco voltas, Massa abriu 1s de vantagem para Bottas. Os
carros da Williams mostraram um bom ritmo, mantendo uma vantagem segura para as
quase imbatíveis Mercedes de Rosberg e Hamilton. Em quinto aparecia Alonso,
seguido por Magnussen, Raikkonen, Hulk e Kvyat.
Hulkenberg abriu as atividades nos boxes na décima volta. Rosberg fez seu
pit stop dois giros depois, trocou os pneus supermacios pelos macios e retornou
em quinto. Hamilton fez sua parada na sequência e voltou logo atrás do
parceiro.
Massa perde a liderança nos boxes
As Williams preferiram manter seus pilotos na pista por um pouco mais de
tempo. Com os pneus gastos, Massa virava mais lento que os pilotos da Mercedes.
Somando-se a um pit stop não tão rápido no giro 15, o brasileiro acabou voltando
entre Rosberg e Hamilton. O britânico aproveitou o embalo e deixou Massa para
trás ainda na primeira curva do circuito. Já Bottas fez um pit 1s2 mais veloz
que Felipe e voltou à frente dele e de Lewis também. A liderança, nesse
momento, era de Pérez, que apostava em uma estratégia de uma parada a menos que
os demais.
A corrida, então, se tornou um comboio formado por Pérez, Rosberg,
Bottas, Hamilton e Massa, todos separados por uma diferença de cerca de 1s. Na
23ª volta, a Mercedes pediu para Lewis tomar cuidado para não deixar o freio
aquecer demais, problema que lhe tirou da prova anterior.
Sem ter parado nos boxes ainda, Pérez pagou caro pelos pneus
desgastados. Foi ultrapassado por Rosberg e Bottas na volta 27 e por Hamilton,
na 28. A expectativa, então, era para a aproximação de Massa no mexicano,
reeditando o duelo que terminou em acidente na última corrida. Mas Pérez foi
para os boxes.
No meio do pelotão, Kvyat perdeu o freio de sua STR, saiu na grama e
abandonou.
Após ficar preso atrás de Pérez, Felipe acabou perdendo contato com os
três primeiros colocados. Mas o primeiro colocado Rosberg deu uma escapada,
sozinho, e viu Bottas colar e ameaçar sua liderança.
Lá atrás, o último colocado Vettel continuava a sofrer. Ao tentar
ultrapassar Gutiérrez, o tetracampeão tocou na Sauber e quebrou a asa dianteira.
Depois de trocar a peça, a RBR decidiu chamar o alemão para recolher o carro e
poupar equipamento para as próximas provas.
Hamilton inaugurou a segunda rodada de paradas, na volta 39, mas com um
trabalho lento dos mecânicos. Rosberg foi para os boxes no giro seguinte e
contou com um pit stop mais veloz. Bottas parou na 41 e retornou comboiando as
duas Mercedes. Já Massa, fez seu pit na 44 e voltou logo atrás de Pérez. O
líder de momento era Alonso.
Com a ida do espanhol da Ferrari para os boxes na 48ª passagem da prova,
Rosberg retomou a liderança da prova. A vantagem do alemão para Hamilton era de
1s5. A essa altura, a dupla da Mercedes já tinha colocado ordem na casa e aberto
boa vantagem para Bottas, Pérez e Massa.
A 15 voltas do fim, o mexicano da Force India fez seu segundo pit stop e
deixou o caminho aberto para Felipe tentar caçar Bottas e tentar um lugar no
pódio.
A diferença entre os pilotos da Williams era de cerca de 5s. Mas o
brasileiro começou a tirar entre três e cinco décimos por volta do finlandês.
Na ponta, Rosberg conseguia administrar uma margem de segurança de 2s para
Hamilton. O britânico se aproximou do companheiro nas voltas finais.
Confira o resultado final do GP da Áustria:
1) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 71 voltas em 1h27m54s967
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 1s932
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 8s172
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) + 17s358
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 18s553
6) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) + 28s546
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 32s031
8) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 43s522
9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 44s137
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 47s777
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 50s966
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
19) Esteban Gutiérrez (MEXSauber-Ferrari) - 2 voltas
2) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 1s932
3) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 8s172
4) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) + 17s358
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 18s553
6) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) + 28s546
7) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 32s031
8) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) + 43s522
9) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 44s137
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 47s777
11) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) + 50s966
12) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) - 1 volta
13) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) - 1 volta
14) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1 volta
15) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
16) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) - 2 voltas
17) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) - 2 voltas
18) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) - 2 voltas
19) Esteban Gutiérrez (MEXSauber-Ferrari) - 2 voltas
Não completaram:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 59 voltas
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 34 voltas
Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 24 voltas
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