terça-feira, 24 de junho de 2014

Em primeira ida à nutricionista, Aurora Bello descobre mitos sobre magreza

À frente do programa 'Madruga SporTV' durante a Copa do Mundo de 2014, apresentadora decidiu mudar de hábitos para ganhar peso de forma saudável


Por Globoesporte.com


Ao contrário da maioria das mulheres, Aurora 
Bello sempre desejou engordar. Atualmente, a apresentadora do SporTV mede 1,67 e pesa quase 52kg, mas aos 18 anos chegou a 48kg.  Com o passar dos anos, os quilos adquiridos através da má alimentação começaram a se acumular em forma de gordura. Em busca de novos hábitos e mais massa magra, Aurora decidiu ganhar peso de maneira saudável.

- Nunca procurei a forma correta para chegar ao peso que queria. Eu voltava para a academia e começava a comer qualquer coisa que engordasse. Acabava ficando com uma gordurinha onde não queria, mas não engordava onde queria. Pela primeira vez vou tentar ganhar peso me alimentando de forma correta – prometeu.

O projeto começou com uma consulta à nutricionista Cristiane Perroni. Após a aferição com o adipômetro e o exame de bioimpedância - avaliação corporal na qual uma corrente elétrica passa pela água do organismo, diferenciando massa magra de gordura -, as metas do tratamento foram traçadas. Com aproximadamente 23% de gordura e Índice de Massa Corporal (IMC) 18,6, mínimo ideal para mulheres, Aurora tentará reduzir o percentual de massa gorda e ganhar músculos.

- Os padrões da Aurora são ótimos, só vamos melhorar a composição corporal dela, aumentando o peso, mas reduzindo a gordura. O fundamental é que ela coma mais do que come hoje, mas não pode ser de salgadinhos, de doces, de refrigerante. Ela precisa comer de forma adequada, senão vai estocar gordura. Além disso, o IMC no limite mínimo faz com que ela tenha a imunidade muito baixa - explicou a Dra. Cristiane.

Aurora Bello Eu Atleta (Foto: Luma Dantas)
Nutricionista explica resultado da 
bioimpedânciapara apresentadora 
do SporTV (Foto:Luma Dantas)

Ao contrário do que pensava, a apresentadora não tem o metabolismo acelerado. A facilidade para passar muitas horas sem comer somada à predisposição genética desfavorável ao ganho de peso fazem com que ela não engorde com facilidade.

- O metabolismo dela não é acelerado, ela só não é ansiosa com a comida. Como a maioria dos magros, ela não belisca, não come várias vezes... Ela tem mais facilidade para a perda do que para o ganho, tanto de massa magra quanto de gordura. Isso tem a ver com a constituição genética.

De acordo com a nutricionista, para ganhar massa, a apresentadora precisa ingerir mais calorias do que seu corpo gasta ao longo do dia. No entanto, sem os nutrientes básicos, proteínas e carboidratos, não haverá construção de músculos.

- O ganho de massa é exatamente o contrário da perda de peso. A pessoa precisa ingerir mais e gastar menos. Quando alguém quer ganhar massa, a gente tenta aumentar a quantidade de proteína diária através de lanches intermediários, porque uma das características de um paciente magro é que ele não consegue comer tanto.

Além de mudar os hábitos alimentares, Aurora também precisará vencer a preguiça e voltar à academia. A musculação será responsável por transformar o novo cardápio em quilos de massa magra. Sem os treinos de força, não haverá construção de músculos.

- Se um magro quer ganhar massa magra, não adianta só comer mais, ele precisa do estímulo número um, o exercício físico. No emagrecimento, 70% é alimentação e 30% é atividade física. No ganho de massa, a participação dos dois é muito próxima. Se um magro ingere mais calorias do que gasta, ele ganha peso, mas em forma de gordura - alertou a médica.


saiba mais

A rotina esportiva da apresentadora não ficará restrita à musculação. Ela terá que praticar atividades aeróbicas, algo que sempre a assustou por medo de perder ainda mais peso. Segundo Cristiane, Aurora precisa trabalhar também o condicionamento físico para afastar os riscos do sedentarismo, iguais aos causados pelo fumo.

- O magro sedentário tem um risco de saúde maior do que o de um obeso ativo. As atividades aeróbicas melhoram a capacidade cardiorrespiratória e ajudam na redução da gordura corporal. Os magros podem e devem praticar atividades físicas, a caloria gasta será reposta através da alimentação. Os exercícios só não podem ser de alta intensidade, senão não há construção de massa magra - ensinou.
Nas próximas semanas, você poderá acompanhar a rotina saudável e a evolução da apresentadora Aurora Bello no Eu Atleta. Confira e inspire-se!


saiba mais
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/noticia/2014/06/em-primeira-ida-nutricionista-aurora-bello-descobre-mitos-sobre-magreza.html

Nenhum comentário: