terça-feira, 24 de junho de 2014

Azarenka sofre, mas vence 108ª do mundo e avança em Wimbledon

Bielorussa Victoria Azarenka, 8ª do ranking, derrota Mirjana Lucic-Baroni. Na Li e Venus Williams também levam susto, mas estão na segunda fase


Por Londres, Inglaterra


Poderia ter sido bem mais fácil, é verdade, mas a bielorussa Victoria Azarenka comemorou muito a vitória sobre a croata Mirjana Lucic-Baroni por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5) na estreia de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada. Uma das favoritas ao título, Azarenka ficou muito próxima de perder o segundo set, mas se recuperou bem, quebrou duas vezes seguidas o saque da adversária e garantiu sua vaga na segunda rodada.

Oitava cabeça de chave da competição, Azarenka devolveu muito bem o saque de Lucic-Boroni no primeiro set, conseguiu três quebras, mas não esteve bem em seu serviço. Cometeu quatro duplas faltas, não conseguiu nenhum ace e ainda foi vencida em um de seus games de saque. Ainda assim, após 38 minutos, venceu o primeiro set por 6/3.

Victoria Azarenka tênis Wibledon (Foto: Getty Images)
Victoria Azarenka está na segunda rodada de 
Wimbledon(Foto: Getty Images)

A segunda parcial foi ainda mais complicada para a bicampeã do Australian Open (2012/13). Azarenka chegou a estar perdendo por 5/4, com a croata no saque. Mas o nervosismo da jogadora número 108 do ranking mundial pesou, e ela acabou sendo quebrada quando ia fechar o set e levar o jogo para a terceira parcial. Melhor para Azarenka, que se animou na partida, confirmou seu serviço e abriu 6/5. No saque da croata, a bielorussa conseguiu mais uma quebra para fechar o set em 7/5, e a partida em 2 sets a 0.

A tenista bielorussa ficou mais de três meses sem jogar depois de uma lesão no pé esquerdo, sentida no Masters 1000 de Indian Wells, em março. Na semana passada, voltou ao circuito, mas perdeu logo na estreia do WTA de Eastbourne.

Na próxima rodada, Victoria Azarenka enfrenta a sérvia Bojana Jovanovski, número 45 do ranking mundial, que derrotou na manhã desta segunda-feira a sueca Johanna Larsson por 2 sets a 0, parciais de 7/6(7-2) e 6/0.  Azarenka e Jovanovski se enfrentaram uma vez na história, na segunda rodada de Wimbledon em 2010, quando a bielorussa levou a melhor e venceu por 2 a 0.

As melhores participações de Azarenka em Wimbledon aconteceram em 2011 e 2012, quando foi eliminada na semifinal. Ano passado, a bielorussa venceu o primeiro jogo mas nem entrou em quadra para a segunda rodada. Então vice-líder do ranking mundial, ela sentiu uma lesão no joelho e perdeu por WO para a italiana Flavia Panetta.

Número 2 do mundo também estreia com vitória

Na Li (Foto: Reuters)
Na Li comemora vitória na estreia 
(Foto: Reuters)

A chinesa Na Li teve menos trabalho que Azarenka, mas quase se complicou na estreia em Wimbledon. Jogando diante da polonesa Paula Kania, número 175 do ranking mundial, ela teve dificuldades no primeiro set, mas deslanchou no segundo e venceu a partida por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2.

No primeiro set, a chinesa foi quebrada logo de cara, e só conseguiu igualar o jogo quando a polonesa sacou para o set, no décimo game. Aí, Na Li entrou de vez no jogo, quebrou o saque da rival e venceu o primeiro set. No embalo, conseguiu abrir 4 a 0 no segundo set e só manteve o ritmo para fechar a partida.

Na segunda rodada , Li  jogará contra a austríaca Yvone Meusburger, número 38 do ranking, que passou pela americana Vania King por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/3.

Pentacampeã está na segunda rodada

Venus Williams (Foto: Reuters)
Venus Williams está na 2ª rodada 
(Foto: Reuters)

Dona de cinco títulos na grama sagrada de Wimbledon, a americana Venus Williams derrotou a espanhola Maria Teresa Flor por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 4/6 e 6/2 e avançou para a segunda fase.

Hoje com 34 anos, a tenista vive um jejum de seis temporadas sem conquistar um Grand Slam, o último foi exatamente em Wimbledon, em 2008. Atualmente número 30 do mundo, Venus encara na segunda rodada a japonesa Karumi Nara, 40ª do ranking, que venceu a alemã Ana-Lena Friedsmam.

O SporTV 2 transmite diariamente as principais partidas da competição, que vai até o dia 6 de julho.


Outros resultados chave feminina

Lucie Safarová (RTC) 2 x 0 Julia Gorges (ALE) - 7/6 (7-3) e 7/6 (7-3)
Polona Hercoc (SLO) 2x0 Paula Ormaechea - (ARG) - 6/4 e 6/4
Misaki Doi (JPN) 2 x 0 Elina Svitolina (UCR) - 6/4 e 6/1
Ekaterina Makarova (RUS) 2 x 1  Kimiko Date-Krum (JPN) - 3/6. 6/4 e 7/5
Sloane Stephens (EUA) 0 x 2 Maria Kirilenko (RUS) - 2/6 e 6/7 (6-8)
Johana Konta (GBR) 1 x 2 Shuai Peng (CHN) - 4/6. 6/3 e 6/4
Alla Kudryavtseva (RUS) 0 x 2 Barbora Zahlavova-Strycova (RTC) - 6/2 e 6/2
Elena Vesnina (RUS) 2 x 0 Patricia Mayr-Achleitner (AUT)  - 6/4 e 6/0
Samantha Stosur (AUS) 0 x 2 Yanina Wickmayer (BEL) - 3/6 e 4/6
Lauren Davis (EUA) 2 x 0 Alisa Kleybanova (RUS) - 6/1 e 6/2



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/06/azarenka-sofre-mas-vence-108-do-mundo-e-avanca-em-wimbledon.html

Nenhum comentário: