segunda-feira, 12 de maio de 2014

Turistas de EUA, Alemanha, Inglaterra e Argentina serão maioria na Copa

Da Somália ao Camboja, torcedores de 223 países compram ingressos para o Mundial


Por Rio de Janeiro


Torcida dos Estados Unidos na Copa da África do Sul (Foto: Getty Images)Americanos serão maioria entre os turistas no Brasil durante a Copa (Foto: Getty Images)

Americanos, alemães, ingleses, argentinos, australianos e colombianos serão os estrangeiros vistos com maior frequência pelas ruas e estádios do Brasil durante a Copa do Mundo. Ao menos, é o que demonstra a venda de ingressos por países. Após os brasileiros, que até o último balanço da Fifa, do início de maio, tinham comprado 1.168.896 de entradas, a maior demanda vem dos Estados Unidos: 187.063 bilhetes vendidos foram destinados à Terra do Tio Sam.

Na sequência, do maior para o menor, aparecem Alemanha (56.885), Inglaterra (56.219), Argentina (55.524), Austrália (51.317), Colômbia (51.086), Chile (35.235) e França (34.209) entre as dez nações que mais adquiriram ingressos para o Mundial no Brasil.

Mesmo fora da Copa, outras nações aparecem com algum destaque entre as maiores compradoras: é o caso do Canadá (28.542) e de Israel (11.222). Gente da Venezuela (9.035), do Peru (8.095), da Noruega (6.604), da Suécia (4.450) e da China (4.299) também estará no Brasil sem uma seleção do próprio país para torcer.

Entre os asiáticos, os israelenses, aliás, só não superam os japoneses, que tinham abocanhado 22.024 ingressos até o último balanço da Fifa. Os campeões de compras da África, continente que recebeu a última Copa do Mundo, vêm de Gana (4.387) - veja a lista dos 30 maiores compradores abaixo. 

Argentinas na Copa da África do Sul (Foto: Getty Images)
Vizinhos da Argentina também estarão 
em peso no Brasil: mais de 55 mil 
ingressos foram vendidos lá (Getty Images)

Torcedores de 223 países
Ao todo, pessoas de 223 países, contando territórios e nações, encomendaram seus ingressos para a Copa do Mundo. Isso inclui locais com pouca tradição no esporte, casos de Vanuatu, Burkina Faso, Somália e Camboja.

O levantamento, no entanto, não representa necessariamente a nacionalidade dos torcedores, mas sim os países onde eles residem. Ainda assim, a quantidade é bastante significativa. A ONU, por exemplo, possui 193 estados-membros, número inferior ao de países que compraram ingressos para a Copa.

Países que compram ingressos da Copa (Foto: Departamento de Imprensa da FIFA)

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