quarta-feira, 2 de abril de 2014

Campeã olímpica, Sandra Pires rasga elogios a Talita: 'Melhor da atualidade'

Após ver atleta igualar seu feito ao ser tricampeã do Rainha da Praia, carioca destaca equilíbrio entre as melhores do país e renova esperanças de bons resultados em 2016


Por Rio de Janeiro


vôlei jaqueline silva sandra pires atlanta 1996 (Foto: Agência Getty Images)Jaqueline Silva e Sandra Pires após o ouro nas Olimpíadas de Atlanta (Foto: Agência Getty Images)

Uma das pioneiras do vôlei de praia brasileiro, Sandra Pires se aposentou há cinco anos, mas muitas de suas marcas ainda permanecem intactas. Desde 2009, quando conquistou o tricampeonato do Rainha da Praia, a campeã olímpica nunca havia sido alcançada. Até chegar Talita, a atleta que saiu de Aquidauana (MS) para o mundo, colecionando importantes conquistas nas areias. Número um do ranking mundial e medalhista de bronze no Mundial de 2009, a sul-mato-grossense foi coroada pela terceira vez no último domingo, igualando o feito da carioca. Emocionada por ser lembrada, Sandra rasgou elogios a Talita.

- Acho que faz parte do esporte os atletas conquistarem títulos, igualarem e superarem marcas, é muito bacana. A Talita é a nossa melhor jogadora da atualidade. Ela é uma atleta completa, que evoluiu muito e amadureceu. E está de parabéns porque não é fácil jogar esse torneio, tem que ter muita versatilidade. Eu joguei 11 edições para vencer três. Fui princesa várias vezes, mas princesa não vale nada, só vale ser rainha. Fico feliz de ainda estar sendo lembrada, estou parada desde 2009. O Rainha é um torneio prazeroso. Sou carioca, é difícil não achar maravilhoso jogar em Ipanema e poder ter família e os amigos por perto. E você fica com a coroa o ano inteiro - disse a ex-jogadora.

Rei e Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
Rainha da Praia em 2000, 2001 e 2009, 
Sandra rasgou elogios à Talita (Foto: 
Divulgação/Rei e Rainha da Praia)

Feliz com o título, Talita afirma que nada teria sido possível sem a ajuda de Maria Elisa, que marcou 20 pontos na final contra Ágatha e Maria Clara. As atletas formaram uma parceria por quatro anos, de 2009 a 2012, quando Maria Elisa aceitou substituir Larissa como dupla de Juliana. Juntas, elas conquistaram o bronze no Mundial no ano de estreia, em Stavanger, na Noruega, além de oito etapas (um total de 25 pódios) do Circuito Mundial, sendo vice-campeãs da competição em 2009 e 2010. Entrosamento que fez diferença na decisão. 

- É inegável que formamos um grande time, não é à toa que garantimos a vaga para as Olimpíadas de Londres (na ocasião, terminaram em nono lugar). A Maria é a jogadora que eu tenho mais afinidade em quadra por ter jogado mais tempo. Mas é uma afinidade que ela pode ter também com a Juliana e eu com a Taiana, com quem eu estou construindo uma história. Não teria sido rainha sem a Maria. Quem fez a maioria dos pontos não é coadjuvante, parecia que era ela que estava disputando a coroa. Para mim, a Maria foi a estrela principal e eu espero poder retribuir essa ajuda no futuro. Não só pelo que ela fez este ano, mas por ter me ajudado a ganhar a minha primeira coroa, em 2008. Agora, vou curtir meu reinado um pouquinho.

Talita Rainha da praia troféu vôlei de praia (Foto: Mauricio Kaye)Talita beija o troféu após ser coroada pela terceira vez no Rainha da Praia (Foto: Mauricio Kaye)

Para Talita, defender a coroa no ano que vem será ainda mais complicado.
- Quero muito vencer em 2015, mas será difícil. Estaremos perto de 2016 e as duplas estarão mais bem preparadas. As Olimpíadas são o meu objetivo final. Eu e Taiana temos uma longa caminhada e vamos trabalhar passo a passo, ano a ano. Independentemente de quem estiver no Rio, é certo que o Brasil será muito bem representado. Temos grandes atletas e só passam duas duplas. Vai ser uma briga boa, de alto nível. 

Esperança de pódio em 2016
Medalhista de ouro nos Jogos de Atlanta 1996 e bronze em Sidney 2000, Sandra destacou o equilíbrio de forças no país desde o rompimento de Juliana e Larissa, hexacampeãs mundiais. Segundo ela, as duplas que estão na briga pelas duas vagas olímpicas são Talita/Taiana, Ágatha/Bárbara, Juliana/Maria Elisa e Maria Clara/Carol.

- A dupla da Juliana e da Larissa tinha uma hegemonia muito grande tanto no Circuito Mundial como no Brasileiro. Só dava elas, que ganhavam tudo durante muitos anos. Depois que a Larissa parou de jogar, não existe mais dupla mais forte, todas têm chances. Talita e Taiana venceram o Circuito Mundial, Agatha e Barbara foram bicampeãs brasileiras e todas estão evoluindo. Estamos vivendo uma fase intermediaria. Passamos do momento Shelda/Adriana, eu e Jacqueline e Mônica/Adriana para Juliana/Larissa até essas quatro boas duplas. Acredito que p Brasil estará brigando pelos lugares mais altos do pódio em 2016. 


* Colaborou Renata Heilborn, estagiária do GloboEsporte.com

Info_Rei-Rainha_PRAIA (Foto: Infoesporte)

Nenhum comentário: