quarta-feira, 2 de abril de 2014

CBFS hospedou seleção feminina em quartos com 7 atletas, revela Vanessa

Após aderir ao boicote, craque da seleção reclama da estrutura na preparação para o último Mundial: 'O local tinha muitos mosquitos, não tinha ventilador nem televisão'


Por Rio de Janeiro

Um alojamento com apenas dois quartos para 14 pessoas. Acomodações nada confortáveis, sem ventilador, televisão e com muitos mosquitos. Esse foi o local escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) para hospedar a seleção brasileira feminina no período de preparação para o Mundial da Espanha, realizado em dezembro do ano passado. A revelação foi feita pela ala Vanessa Pereira. Eleita três vezes a melhor jogadora de futsal do mundo, a camisa 7 de Brasil aproveitou o movimento liderado por Falcão para criticar a gestão do futsal brasileiro. Assim como a maioria das colegas de seleção, Vanessa aderiu ao boicote, afirmando que só voltará a vestir a camisa canarinho quando acontecerem mudanças significativas na gestão da modalidade.

Vanessa Pereira futsal feminino (Foto: Reprodução Facebook)
Vanessa Pereira não poupou CBFS das 
críticas: 'Falta organização e vontade' 
(Foto: Reprodução Facebook)

- A CBFS sempre disponibilizou condições muito ruins para o futsal feminino.

Na preparação para o Mundial do ano passado, ficamos hospedadas no alojamento de um ginásio em Brusque (SC). Acomodaram as 14 jogadoras em dois quartos. Eram sete em cada. O local tinha muitos mosquitos, não tinha ventilador nem televisão - contou Vanessa.

A jogadora contou também que o elenco tinha de se deslocar do alojamento para fazer as refeições.

- Vez ou outra o transporte, que era precário, não vinha nos buscar - completou.

A atleta do Female/Chapecó revelou ainda que o grupo de jogadoras viajou para a Espanha sem um dos profissionais mais importantes da comissão técnica. Ela também disse que as meninas chegaram a fazer reclamações com o diretor de futsal da CBFS, Edson Nogueira, e com a comissão técnica e que apenas algumas reivindicações foram atendidas.

- Fomos para o Mundial sem fisioterapeuta, isso é inadmissível. Só na Espanha contrataram um profissional de lá para atender as jogadoras - frisou.
Apesar de todos os problemas na preparação, o Brasil voltou da Espanha com o título, ao vencer a seleção anfitriã por 2 a 1 na grande final. Foi o quarto troféu brasileiro em quatro edições do Mundial feminino. A competição deste ano está prevista para acontecer na Rússia, sem data definida.

Brasil Espanha final mundial futsal feminino (Foto: Reprodução Facebook)
Seleção brasileira conquistou o tetra 
mundial em dezembro, na Espanha 
(Foto: Reprodução Facebook)

- Ganhamos o Mundial mesmo com todos os problemas, porque o grupo era muito competente e estava bastante focado. A seleção é um sonho meu de criança, mas não dá mais para continuar. Esperamos que o nosso movimento mude o futsal do Brasil. A verdade em breve vai aparecer. Precisamos evoluir, pois as pessoas que administram o nosso esporte não têm interesse em colocar o futsal feminino no lugar mais alto. Falta organização e vontade - finalizou Vanessa, que sugeriu a criação de um departamento apenas para a categoria.

cbfs se defende
Procurada pelo GloboEsporte.com, a CBFS se defendeu das críticas da jogadora por meio da sua assessoria de imprensa. Segundo a entidade, mesmo com todos os problemas revelados por Vanessa, o clube escolhido para a preparação (Barateiro Futsal) dispõe de uma das melhores estruturas de futsal feminino do país. O local (Brusque-SC) também foi selecionado pelo fato de a maioria das jogadoras da seleção atuarem em Santa Catarina.
Quanto à ausência de um fisioterapeuta na comissão técnica que viajou para o Mundial, a CBFS minimizou o episódio, lembrando que contratou o profissional local Vicente Segura Baez assim que chegou à Espanha.


saiba mais

Nenhum comentário: