quarta-feira, 2 de abril de 2014

Com personalidade, Neymar ofusca Messi: 'Estou voltando a ser o que era'

Atacante chama o jogo e incendeia a torcida com dribles. No lado esquerdo, marca o gol do Barcelona e tem exibição semelhante aos dias de Santos e seleção brasileira


Por Barcelona, Espanha

 
Neymar foi decisivo para o Barcelona no empate em 1 a 1 com o Atlético de Madrid, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Não foi o suficiente para dar a vitória ao time catalão, mas a atuação do brasileiro deixou a torcida empolgada. O gol, marcado aos 25 do segundo tempo, incendiou o time em seu momento mais tenso da partida. O atacante ficou em campo os 90 minutos, cobrou seus companheiros, torcedores, e, enfim, conseguiu mostrar um pouco de quem realmente é. 

- Estou voltando a ser o que era. Claro que todo mundo passa por momentos de adaptação. Eu passei, estou me readaptando novamente, e espero poder ajudar meus companheiros - disse Neymar após a partida.

Neymar comemora, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)
Neymar comemora: boa atuação 
coroada com gol decisivo para o 
Barcelona (Foto: AP)

TRÊS CARTÕES PROVOCADOS E 16 DRIBLES

A exibição desta terça foi a mais próxima que se viu daquele Neymar de Santos, e Seleção Brasileira, com a camisa do Barcelona (assista aos melhores momentos do craque no jogo no vídeo ao lado). Justamente quando o time mais precisou, já que Messi teve atuação apagada. Mas o camisa 11 não brilhou desde o apito inicial. Começou tímido, como vem sendo desde que chegou à Europa. Um pouco pela falta de confiança, até por estar em uma nova posição, atuando pela ponta direita e não pela esquerda, onde se consagrou.


saiba mais

Aos poucos, Neymar chamou o jogo para ele. Começou com seus dribles. Aos 18 minutos passou com categoria por Koke, do Atlético. A jogada foi parada com falta pelo marcador, que levou cartão amarelo. Foi só a primeira do time madrilenho - o Atlético levou seis cartões. Destes, três foram provocados por Neymar, mais uma vez caçado em campo pelos adversários.

Foram sete faltas sofridas por Neymar. O brasileiro usou, abusou e ousou em seus dribles. A cada um que acertava, ganhava um pouco mais da confiança que precisava para melhorar sua atuação. Ao contrário do jogo no Camp Nou contra o Manchester City, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, quando errou mais do que acertou, o craque tratou de ser preciso com a bola nos pés. Foi para cima dos marcadores, como pedem sua personalidade e estilo, e acertou 16 dribles diante dos jogadores do Atlético de Madrid. Foram sete as oportunidades que tentou e errou.

Neymar e Messi comemoram, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: AP)Messi abraça Neymar: brasileiro ofusca argentino no empate com o Atlético de Madrid (Foto: AP)

Não foi fácil furar o bloqueio do Atlético, que entrou no Camp Nou para jogar no contra-ataque e fazer cera, sem cerimônias. O time de Madri não se abalou com a saída precoce de Diego Costa no primeiro tempo. Até porque tinha outro Diego, o meia, que entrou no lugar do atacante da seleção espanhola e fez, no segundo tempo, um gol extraordinário, em chute de fora da área, que quase ofuscou a partida de Neymar.

Apesar de estar se sentindo bem no jogo, deu para notar no brasileiro certa preocupação quando viu Alexis Sánchez na beira do gramado. O chileno, que vinha entrando no lugar de Neymar, desta vez, substituiu Fábregas. E a troca, que começou gerando preocupação, foi o melhor que poderia ter acontecido ao camisa 11. O chileno assumiu a ponta direita, deixando o brasileiro na esquerda, onde está acostumado a jogar, onde se sente em casa. Era o que faltava.


Não dá para dizer que foi coincidência. Dois minutos depois de trocar de ponta, Neymar observou Iniesta com a bola, fez movimentação indicando a ultrapassagem por trás da zaga, esperou o passe preciso do meia e disparou o chute. Tudo tão encaixado que parecia coreografado, mas foi decidido ali, diante dos olhos de todos no estádio. Inclusive do zagueiro Miranda, que não acompanhou o raciocínio dos gênios do Barça e deixou o espaço suficiente para Neymar entrar com velocidade, e com a confiança obtida durante a partida, chutar forte e marcar o gol de empate.

Neymar gol Miranda, Barcelona x Atlético de Madrid (Foto: Reuters)
Neymar chega antes de Miranda e 
chuta para fazer o gol de empate do 
Barcelona (Foto: Reuters)

Neste momento, Neymar percebeu que o jogo era dele. Teve 20 minutos como o atacante que o brasileiro se acostumou a ver em campo. Acertou mais dribles, e acabou sofrendo mais faltas. Em um dos últimos lances, se voltou para a torcida no Camp Nou e pediu para que gritassem. O estádio atendeu e empurrou o time, que fez pressão absurda e dominou o Atlético, mas não conseguiu o segundo gol.

O placar não foi bom para o Barcelona. Ao Atlético, basta um 0 a 0 no segundo jogo para avançar às semifinais. Foi assim que o Barça superou este mesmo adversário na Supercopa da Espanha, com um empate por 1 a 1 no Vicente Calderón, e outro sem gols na volta.


Isso preocupa. Por outro lado, a atuação de Neymar alivia o torcedor, que estava temeroso com o baixo rendimento do atacante. Dá confiança ao time catalão, que tem dependido demais de momentos de brilho de Messi e Iniesta, e ao jovem craque, que tenta realcançar seu melhor futebol ainda antes do início da Copa do Mundo.

Neymar jogo Barcelona e Atletico de Madrid Liga dos Campeões (Foto: Reuters)
Neymar é vigiado de perto pelos 
volantes do Atlético de Madrid 
(Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/com-personalidade-neymar-ofusca-messi-estou-voltando-ser-o-que-era.html

Nenhum comentário: