sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mais velho top 100, alemão Haas caminha rumo ao título do Brasil Open

Principal favorito ao título no saibro paulistano, veterano de 35 anos busca nesta sexta-feira uma vaga na semifinal do ATP 250

Por São Paulo

Tommy Haas (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)'Vovô' Haas treina em São Paulo
(Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Atualmente, ninguém pode usar o termo veterano do tênis mundial com mais propriedade do que o alemão Tommy Haas, o principal favorito ao título do Brasil Open, em São Paulo. Aos 35 anos e 10 meses de idade, o 12º colocado do ranking mundial é o tenista mais velho dentre os 100 melhores da atualidade – o top 100. É com tamanha experiência que o contemporâneo de Pete Sampras, André Agassi e Gustavo Kuerten tentará fazer valer a sua condição de cabeça de chave número 1 do Brasil Open para bater o argentino Horacio Zeballos (116º), nesta sexta-feira, por volta das 17h30 (horário de Brasília), e obter vaga na semifinal da competição no saibro paulistano.


No circuito desde 1996 e dono de 15 títulos de simples e um de duplas, o número 2 do mundo em 2002 chama a atenção por tamanha longevidade, algo raro em um esporte que exige muito da parte física. Por conta de lesões, ele já chegou a ficar longos períodos sem jogar, mas sempre voltou muito bem. 

Respeitado no mundo do tênis, Tommy foi convidado pela organização do Brasil Open e topou, pois seria mais fácil ser campeão em São Paulo, já que o ATP 250 não conta com os melhores do mundo, envolvidos nesta semana na disputa dos ATPs 500 de Acapulco, no México, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que pagam premiação melhores. Ao aceitar o convite, Haas também levou em consideração o fato dele poder disputar pela primeira vez uma competição oficial no Brasil, país que ele conheceu – e gostou – ao fazer parte do Federer Tour, com o suíço Roger Federer, em 2012. 

Haas Brasil Open (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto) 
Alemão é o tenista mais velho entre os 100 
melhores do mundo (Foto: 
Gaspar Nobrega/Inovafoto)


– Eu vim pela experiência de jogar um torneio que nunca joguei e um país diferente. Nesta fase da minha carreira, isso é bem empolgante. Isso é importante, porque não é fácil ficar motivado neste estágio da minha carreira. A minha motivação é buscar títulos e me divertir. Tenho conseguido isso em São Paulo – comentou Tommy Haas.

No ano passado, enfrentando sempre adversários mais novos, Haas conseguiu conquistar dois títulos (Viena e Munique) e saltou da 21ª colocação no ranking mundial para a atual 12ª posição. Finalista no início deste mês do ATP 250 de Zagreb, na Croácia, Haas é um típico jogador de quadra rápida, mas também tem os seus bons momentos no saibro, superfície do Brasil Open.
– Neste estágio da minha carreira, eu consigo jogar bem em qualquer superfície e não preciso de muito tempo de adaptação quando mudo de superfície. Eu trabalho muito duro há anos e a experiência ajuda a escolher os melhores caminhos dentro de um jogo.

Apesar de estar tinindo fisicamente, Tommy Haas diz que o fim de sua carreira está bem perto. No fim de 2014, ele vai analisar como foi a sua temporada e decidir se vai seguir adiante.

– Eu vou pensar junto com a minha família para tomar a melhor decisão no fim do ano. Agora estou me divertindo e gostando de ir para a quadra jogar tênis. Mas preciso ver como estarão o meu quadril e joelhos. Eles não estão doendo agora, mas isso é questão de tempo.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/mais-velho-top-100-alemao-haas-caminha-rumo-ao-titulo-do-brasil-open.html

Nenhum comentário: