Às vésperas do carnaval, atriz e rainha de bateria da Unidos da Tijuca fala sobre rotina de exercícios e alimentação por melhor desempenho na avenida
- Sou apaixonada pelo bairro, morei lá dos 12 aos 20 anos, me sinto uma tijucana. Este segundo ano como rainha de bateria tem um gostinho mais especial ainda. Tenho uma exigência muito grande com a minha performance artística, por isso decidi me preparar para o desfile. O samba no pé é muito importante, mas existem também movimentos muito grandiosos que mobilizam o tronco e os braços, não só as pernas e os pés. O condicionamento físico é fundamental para atingir este desempenho.
Para alcançar o preparo físico ideal, Juliana voltou a pedalar na orla carioca e intensificou os treinos de musculação. Três vezes por semana, ela faz um circuito de aproximadamente uma hora, sem descanso, na academia. Nos outros dias, de acordo com a disponibilidade de sua agenda, a atriz faz outros exercícios aeróbicos. As aulas de dança, atividade preferida, deram lugar aos ensaios na quadra da escola de samba.
- Ao longo do ano, não gosto muito de fazer o mesmo exercício por muito tempo, vario bastante.
Agora tenho procurado focar mais em uma preparação para o desfile, então passei a ir à academia com mais frequência. O circuito na academia ajuda a melhorar o meu condicionamento para o desfile e a ter uma musculatura forte o suficiente, porque a fantasia é um pouco pesada. Preciso da força, até para me proteger de possíveis lesões. Não tenho conseguido fazer as aulas de dança, por causa dos ensaios para o Carnaval, que não deixam de ser um exercício aeróbico maravilhoso.
Juliana Alves se prepara para mais um ano à
frenteda bateria da Unidos da Tijuca
(Foto: Divulgação)
- Para atingir minha meta, cortei o carboidrato à noite e procuro me alimentar de alimentos menos calóricos. Como muitas folhas, tento ingerir proteína de três em três horas e bebo bastante líquido. Nos dias de ensaio, tomo um suco que gosto muito e me faz muito bem de água de coco com melancia. Acho que ele é um repositor natural de energia, me deixa mais disposta. Faço muitas atividades aeróbicas, tenho um desgaste energético muito grande.
Para não cair na tentação de beber e comer os alimentos calóricos - como as famosas feijoadas - durante os ensaios na quadra da Unidos da Tijuca, a atriz leva seus lanches de casa. Ela garante que o álcool não faz falta, e confessa que, com as atenções e compromissos voltados para o Carnaval, a gula não lhe afeta.
- Eu levo uma saladinha, meus lanches e meu suco para os ensaios. No dia do ensaio de rua, como uma massa integral para ter a energia necessária. Neste período, cortei o álcool. Ele não me faz falta e incha muito. Também não como os alimentos gordurosos da quadra, embora a feijoada seja meu prato preferido. Se torna mais fácil, porque neste momento estou muito voltada para os compromissos com a escola, então não sinto tanto as tentações que existem nesta época.
Há pouco tempo, Juliana Alves voltou a pedalar
na orla carioca, atividade que gosta muito
(Foto: Igor Christ)
- Existe um objetivo de redução de percentual de gordura estabelecido pelo meu personal, e eu estou curiosa para saber se já atingi. Acho que não, mas acredito que esteja bem próxima. Para mim, a meta é mais no visual e na respiração. Percebo que, com um mês e meio de treinamento mais focado, meu condicionamento melhorou muito. O samba está mais fluido, eu consigo brincar e me divertir mais nos ensaios.
Suco de água de coco com melancia é segredo de
Juliana Alves para repor energia
Juliana Alves para repor energia
(Foto:Luma Dantas)
- Ano passado, tive a emoção única de estrear à frente da bateria da escola de samba pela qual torcia. Se eu tivesse que atravessar a Sapucaí em outra condição emocional, talvez ficasse muito mais cansada. Em 2013, eu fiquei bem cansada depois, mas durante o desfile não sinto tanto. E ainda o peso da fantasia, que faz diferença na dança. Mas é um peso que, por enquanto, eu estou preparada para carregar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário