segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ricardo revela a receita para o título e relembra jogo épico com Dalhausser

'Block Machine', jogador de 38 anos teve 16 bloqueios nas oitavas do Grand Slam da China. Baiano radicado em João Pessoa não descarta Rio 2016

Por Direto de São Luís, MA

No exterior, ele é conhecido como "Block Machine" (na tradução, "Máquina de Bloqueio). No Brasil, é chamado de "A Muralha". Não é à toa que Ricardo continua no topo do vôlei de praia, aos 38 anos. Hexacampeão do Circuito Mundial (00/03/04/05/06/07) e um dos poucos da modalidade a ter três medalhas olímpicas, sendo uma de cada cor, o atleta de 2,00m e 102kg tem no bloqueio a sua principal arma, mas é apontado como um dos mais completos jogadores da atualidade. Ao lado de Márcio, o baiano de Salvador brilhou na sexta etapa do Circuito Brasileiro, sendo decisivo na conquista do primeiro título da dupla na temporada, em São Luís (MA). O resultado o levou à liderança do ranking nacional, com 1.960 pontos, à frente de Alison/Emanuel (1.880), que rompeu a parceria, e Hevaldo/Bruno (1.560).

Ricardo vôlei de praia comemoração bolo (Foto: Paulo Frank / CBV) 
Após superar 700 vitórias na etapa do RJ, 
Ricardo festejou com "bolo de aniversário" 
(Foto: Paulo Frank/CBV)
 
- Fomos beneficiados por conta de mudanças nas duplas, Alison/Emanuel e Pedro Solberg/Bruno Schmidt trocaram os parceiros e acabamos assumindo a liderança. Conseguimos abrir uma boa distância das outras duplas, mas não fico me importando com números. A minha maior satisfação é ver que estamos evoluindo. Focamos campeonato por campeonato, jogo a jogo, sem deixar de manter o foco. Foi a primeira vez que ganhei um título em São Luís e este foi o nosso primeiro da temporada. Batemos na trave em Recife, melhoramos e vamos com tudo para Natal - contou o atleta, fazendo uma referência à próxima etapa do Circuito, na capital do Rio Grande do Norte, de 7 a 9 de fevereiro.

Ricardo destacou que a mudança de estratégia na decisão foi fundamental para superar Bruno Saunders e o seu parceiro, o gigante Fernandão, de 2,10m, maior surpresa da etapa. Este foi o quarto pódio de Ricardo/Márcio em seis torneios - antes, a parceria havia levado uma prata e dois bronzes.

Marcio e Ricardo vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV) 
Márcio e Ricardo assumiram a liderança do 
CircuitoBrasileiro: 1.920 pontos (Foto: 
Paulo Frank / CBV)
 
- O Fernandão e o Rodrigo venceram grandes equipes no caminho até a final (desbancaram Alison/Bruno Schmidt nas quartas e Hevaldo/Bruno na semifinal). Eles surpreenderam a todos e sabíamos que o jogo seria difícil. Encontramos a estratégia correta após o segundo set, optamos por marcar um único atleta, no caso, o Fernandão. Foi preciso ter paciência para conquistar essa vitória, de virada. Apesar de ter ficado fora do Circuito Mundial, Márcio tem crescido bastante e estamos cada vez mais entrosados. É uma recompensa levar o título após um intenso período de trabalho. Abdicamos das férias e das festas de fim de ano para trabalhar duro. Estou muito feliz com o resultado - revelou o "Block Machine", pioneiro do estudo de adversários através de vídeo, estatística e números, ao lado de Emanuel (juntos, formaram a dupla brasileira masculina mais vitoriosa da história).

Ao contrário da maioria dos jogadores, que começam em outros esportes, jogando em quadras e depois migram para o vôlei de praia, a trajetória de Ricardo já começou dentro do tanque de areia, em 1994. Mas o primeiro título internacional só chegaria 1998, conquistado por ele e Zé Marco, no Rio de Janeiro. Dono de três medalhas olímpicas, ouro em Atenas 2004, prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008, o baiano, radicado em João Pessoa (PB), não descarta uma participação nos Jogos do Rio, em 2016, mas prefere não traçar planos a longo prazo.

vôlei de praia Ricardo e Emanuel (Foto: Getty Images) 
Ao lado de Emanuel, Ricardo conquistou o 
primeiro ouro olímpico na praia, Atenas 2004 
(Foto: Getty Images)
 
- As Olimpíadas de 2016 estão tão longe e tão perto... Primeiro, vou focar no Circuito Brasileiro e Mundial (no qual fez dupla com Álvaro Filho em 2013), vamos ver o que acontece até lá. Quem sabe? Tudo depende do momento que eu estiver e se vou conseguir me classificar, mas não descarto disputar os Jogos - analisou o craque, que ainda tem em sua coleção um ouro e três pratas em Campeonatos Mundiais.

Jogo histórico: 16 bloqueios sobre Dalhausser/Rosental

Ao longo de sua vitoriosa carreira, que incluiu jogos emocionantes no qual fez valer a sua força no "paredão", Ricardo destaca um em especial, no Grand Slam de Xangai, disputado entre os dias 3 de abril e 5 de maio de 2013. Os adversários eram nada mais, nada menos, do que os americanos Phil Dalhausser e Sean Rosenthal. Na ocasião, o baiano e Álvaro Filho arrancaram a derrota por 2 sets a 1 (21/19, 19/21, 15/13) nas oitavas de final.


- Um dos que vai ficar para sempre na memória foi um jogo válido pelas oitavas de final da etapa de Xangai. Consegui 16 bloqueios em cima do Dalhausser e do Rosenthal, que ficaram me chamando de "Block Machine" no fim. O Dalhausser também bloqueou muito, mas eu nunca tinha acertado tantos bloqueios em um único jogo. O Rosenthal não sabia mais o que fazer - lembrou Ricardo, que acabou ficando com o bronze no Grand Slam ao desbancar os poloneses Kadziola e Szalankiewicz por 2 sets a 0 (21/12 e 21/10).


saiba mais

Nenhum comentário: