segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Em nota, Lusa diz que levará proposta da CBF para ser analisada pelo MP

Entidade oferece empréstimo à Portuguesa com a condição de o clube desistir das ações na Justiça e aceitar decisão do STJD para jogar a Série B do Brasileiro

Por São Paulo

Ilídio Lico, novo presidente da Portuguesa (Foto: Wagner Méier/Agif/Agência Estado)Ilídio Lico, presidente da Portuguesa, ficou indignado com proposta da CBF (Foto: Wagner Méier/Agif/Agência Estado)
 
A Portuguesa confirmou, em nota oficial divulgada na tarde desta segunda-feira, que recebeu uma minuta de contrato da CBF condicionando um empréstimo de R$ 4 milhões à desistência do clube em brigar na Justiça comum contra a decisão do STJD, que lhe retirou quatro pontos no Campeonato Brasileiro de 2013 por conta da escalação irregular do meia Héverton, na última rodada do torneio, contra o Grêmio.

A Lusa vai levar a minuta para ser analisada pelo Ministério Público. A informação já havia sido publicada pelo jornalista Martín Fernandez, no blog Bastidores FC.

- O fato de terem oferecido uma vantagem para a Portuguesa reforça a nossa tese de que houve erro por parte da CBF, ou não estariam tentando oferecer algo em troca de não ter um problema jurídico lá na frente - disse ao blog Roberto Senise, da promotoria de Justiça do Consumidor, que cuida do caso.


saiba mais

A proposta da CBF foi revelada no programa "Sportscenter", da ESPN, no domingo à noite. A entidade concorda em emprestar R$ 4 milhões para a Portuguesa, mas, para isso, exige que o clube desista de lutar na Justiça comum, aceite a decisão do STJD e jogue a Série B do Brasileiro.
Ilídio Lico, presidente da Portuguesa, disse ter ficado indignado com a proposta e afirmou que não deixará de lutar pelos direitos do clube, que passa por problemas financeiros.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, disse não ver problema na proposta da CBF e que a Portuguesa "não é obrigada a aceitá-la". Del Nero é provável candidato à sucessão de José Maria Marin na CBF.

Confira a nota da Portuguesa na íntegra:

A Associação Portuguesa de Desportos informa, através desta nota oficial, que a proposta enviada pela CBF e que já circula na imprensa é verídica. Em posse deste documento, o clube irá proceder conforme foi decidido antes que a notícia vazasse, ou seja, irá apresentá-lo ao Ministério Público oportunamente para que este, ciente da questão, tome as devidas providências.

A Portuguesa de Desportos salienta também que em momento algum se dispôs a aceitar qualquer acordo que visasse uma troca do seu lugar, conquistado dentro de campo, por qualquer valor ou benesse.

Entenda o caso

No fim do ano passado, o STJD tirou quatro pontos da Portuguesa e do Flamengo por terem escalado Héverton e André Santos em condições irregulares, contra Grêmio e Cruzeiro, respectivamente. Esse cenário salvou o Fluminense, que havia caído para a Série B, e rebaixou o clube paulista. Uma série de liminares em ações impetradas por torcedores tem alterado a classificação do campeonato e incomodado a CBF. Em meio a tudo isso, a Lusa pediu um empréstimo à entidade, que concordou em ceder o dinheiro, mas com a condição de que o clube desistisse de todas as ações na Justiça.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2014/01/em-nota-lusa-diz-que-levara-proposta-da-cbf-para-ser-analisada-pelo-mp.html

Nenhum comentário: