segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Praga, irrigação quebrada e peladas: os motivos das falhas dos gramados

Moça Bonita e Raulino de Oliveira chamam a atenção na estreia do estadual, mas administradores justificam má impressão e garantem melhorias em até 15 dias

Por Rio de Janeiro

O excesso de buracos e, consequentemente, a alta quantidade de areia para tapá-los de última hora costumavam ser o alvo de críticas de alguns campos no Campeonato Carioca. Neste ano, porém, o aspecto amarelado da grama de Moça Bonita e Raulino de Oliveira foi o que chamou bastante atenção na abertura de 2014. Os administradores de ambos os estádios defendem que não há desnivelamento e justificam de formas diferentes o problema apresentado.

O pontapé inicial da competição ocorreu no sábado, em Bangu, quando o Madureira derrotou o Fluminense por 3 a 2. Boa parte do piso está queimada devido a uma praga que prejudicou sua raiz. O presidente do Alvirrubro, Jorge Varella, apressou-se em procurar uma empresa para revitalizar o local, mas a solução ainda deve demorar cerca de dez dias.

Gramado Madureira x Fluminense (Foto: Hector Werlang) 
Gramado de Madureira x Flu está totalmente 
queimado em algumas regiões (Foto: 
Hector Werlang)

- Durante a Copa Rio estava verdinho. Quando iniciamos a preparação no começo do ano, com o corte definitivo, nos deparamos com a praga. Tanto que ele está em parte queimado apenas.

Tecnicamente, está perfeito para o jogo. Adubamos o gramado, está bem irrigado, só que houve esse obstáculo chato que está fazendo todo mundo bater no nosso campo - lamentou o dirigente.
 
Varella indicou a empresa carioca MM Gramados para falar a respeito do processo de melhoria e das causas da praga. Mas Tovar Muzzi, representante da companhia, recusou-se a comentar sob a alegação de que não tem contrato de prestação de serviços com o clube e apenas foi procurado recentemente para resolver esta falha pontual.

Já em Volta Redonda, outra alternativa para os pequenos, o caso é mais complexo. O palco do empate por 1 a 1 entre Resende e Botafogo, na noite de sábado, também tem pedaços da grama queimada e aparentou mais falhas quando a bola rolou. A versão de Betinho, responsável contratado pela Prefeitura, é a de que a escassez de chuvas somada à quebra do sistema de irrigação criou o problema. O equipamento ainda não foi consertado, por isso caminhões-pipa abastecem o Raulino de Oliveira com a água despejada no campo pelas mãos de funcionários.
  
Montagem gramado do Raulino de Oliveira (Foto: Editoria de Arte) 
Gramado do Raulino de Oliveira apresenta 
mudança de cores e algum desnivelamento 
(Foto: Reprodução TV)

- O sistema automático deixou de funcionar e, quando descobrimos, já havia começado a amarelar o gramado. Passou a funcionar só no manual. Mas o gramado continua a mesma coisa do fim do ano passado. O aspecto está feio para caramba, mas o solo não está ruim - garante.

Segundo relatos, o Raulino foi alugado para algumas peladas de fim de ano, que contribuíram para piorar o estado. Mas Betinho afirma que apenas o jogo beneficente entre os amigos de Dedé e Diego Souza foi disputado, em dezembro. Depois, o Voltaço fez um amistoso, em janeiro, e foi impedido de fazer o segundo por causa de uma obra de reparo estrutural que foi adiada. Há um ano houve a troca completa da grama no estádio, que está prestes a completar dez anos.

Uma briga política também tem afetado a administração do estádio municipal. O presidente do Tricolor de Aço se candidatou à prefeitura local em oposição ao grupo que está no poder. A partir daí, clube e Prefeitura passaram a não falar a mesma língua, e o atrito só aumentou. A diretoria do Volta Redonda já tentou assumir o controle do Raulino, mas não conseguiu. 

Leandro, da Cabofriense, tira parte do gramado do Correão com as mãos (Foto: Tiago Ferreira / Divulgação)Jogador arruma gramado solto do Correão com as próprias mãos (Foto: Tiago Ferreira / Divulgação)
 
Além dos dois estádios em questão, o Alair Corrêa, em Cabo Frio, foi outro candidato a receber os grandes neste Carioca a passar vexame. A grama nova soltou diversas vezes durante a vitória da Cabofriense sobre o Macaé por 3 a 2. O Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, também tem um jogo do Flamengo marcado, enquanto Los Larios, em Xerém, pode receber Duque de Caxias x Fluminense, e o Eucyr Resende, em Bacaxá, vislumbra Boavista x Botafogo. Tudo de acordo com a tabela da Federação do Rio, que deixa em aberto a possibilidade de mudanças.
 
Sempre utilizado, o Moacyrzão, em Macaé, ainda não estreou no estadual e terá seu primeiro teste em 2014 na partida entre o time da casa e o Vasco, nesta quarta-feira, às 19h30m.
São Januário evolui, mas 'está em 60% a 70%'

Até mesmo o Vasco teve de correr contra o tempo para entregar um campo digno em meio ao apertado calendário nacional. Logo após a virada do ano, o aspecto era muito ruim, mas no empate da equipe de Adilson Batista por 1 a 1 com o Boavista já foi possível notar a evolução.

são januário gramado vasco (Foto: Edgard Maciel de Sá)São Januário estava assim nos primeiros dias de 2014: melhora rápida (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Para evitar a mesma dor de cabeça de 2013, quando encarou o Ajax-HOL, na despedida de Pedrinho, em um gramado cheio de areia, o clube acelerou o trabalho e reduziu a cessão do estádio no fim da temporada. Cortou, portanto, até a tradicional pelada entre conselheiros e diretores. 

- Na semana em que acabou o Brasileirão, alugamos no mesmo dia para o 4º Batalhão de Polícia e para o Corpo de Bombeiros fazerem suas confraternizações. Imediatamente depois iniciamos o trabalho - disse o vice-presidente de patrimônio, Manuel Barbosa.

A metade do lado do placar eletrônico ainda apresenta variação no verde da grama por ter sido replantado alguns dias depois. Mas o agrônomo aposta que em breve não haverá discussão.

- Houve a troca parcial do gramado, a edificação do solo e agora está em 60% a 70% do que queremos que chegue. Com mais 15 dias vai ficar perfeito. A falta de chuva e o calendário bem espremido atrasaram. Fizemos o possível - avaliou Tovar Muzzi, da mesma MM Gramados.
  
A Colina recebe Botafogo x Bangu, nesta quarta-feira, jogo que aconteceria no Maracanã ou no Engenhão. A escolha do Glorioso, que volta às boas relações com o Vasco, se deve ao pouco apelo da partida - que terá seu time reserva -, ao fato de que a arena da Copa do Mundo será poupada eventualmente e também porque seu estádio segue fechado para reformas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2014/01/praga-irrigacao-quebrada-e-peladas-os-motivos-das-falhas-dos-gramados.html

Nenhum comentário: