segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Japonês não se intimida, dá trabalho, mas Nadal avança na Austrália

Número 1 do mundo não intimida Kei Nishikori, mas jovem tenista desperdiça muitos pontos e é eliminado no primeiro grand slam do ano, em Melbourne

Por Melbourne, Austrália

Rafael Nadal lidou com um oponente que deu trabalho na quarta rodada do Aberto da Austrália. Diante de Kei Nishikori, o espanhol precisou de concentração e muito esforço para superar o jovem adversário de 24 anos. O japonês não se intimidou com a qualidade do número 1 do mundo nem com a arena lotada em Melbourne. O espanhol precisou de fôlego para acompanhar o ritmo do adversário, que levou a decisão de todos os sets para o tiebreak. No fim, a vitória foi de Nadal por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (3), 7/5 e 7/6 (3). Agora, o espalhol encara Grigor Dimitrov nas quartas de final.

Rafael Nadal vibra com a vitória suada sobre o japonês Kei Nishikori (Foto: Reuters) 
Rafael Nadal vibra com a vitória suada sobre o 
japonês Kei Nishikori (Foto: Reuters)

Nishikori pareceu ter sentido a pressão do jogo e logo no início e acabou cometendo erros não forçados que deixou Rafael Nadal com a vantagem de 2/0. Aos poucos, o japonês começou a entrar na partida e dificultou o caminho do espanhol. Com boas paralelas Nishikori contou com os erros de Nadal para fechar seu primeiro game e empatar em 2/2. Com os primeiros ralis, Nishikori equilibrou a partida, fechando mais um game a seu favor. Então, sempre que o japonês comemorava, Nadal corria atrás do empate. Com essa estratégia, o primeiro set foi decidido no tiebreak, onde Rafael Nadal mostrou o peso de sua experiência. Ele abriu 5-2 e jogou a pressão para o adversário. Nishikori tentou caprichar nas devoluções, mas não consegiu. No final, mesmo desperdiçando um setpoint, Nadal fechou em 7/6 (3). 


Kei Nishikori levou sets ao tiebreak e deu muito trabalho para Rafael Nadal (Foto: Reuters)Kei Nishikori levou sets ao tiebreak e deu muito trabalho para Rafael Nadal (Foto: Reuters)
 
Somente no segundo set o espanhol passou a mandar na partida. Apesar de perder o primeiro game, ele empatou e logo na sequência virou para 2/1. Mas o jovem oponente conseguiu controlar as emoções e igualou. Em um game inspirado, assumiu a liderança novamente, 3/2, e começou a imprimir ritmo à partida, conseguindo uma vantagem de 4/2. Nadal se tornou mais agressivo e venceu três games em sequência para assumir o controle do jogo. O japonês não se entregou, fez 5/5 e obrigou o espanhol a se esforçar ainda mais. Foram os aces de Nadal, 12 no total contra 1 de Nishikori, que garantiram a virada e o set: 7/5.

Depois de Nadal trocar o tênis e receber atendimento médico para tratar bolhas na mão, a partida recomeçou e, dessa vez, o espanhol não deu muitas chances para o japonês. Ele até ameaçou, fazendo 1/1, mas o melhor jogador do mundo conseguiu abrir uma vantagem de 4/1. Nishikori não desperdiçou a chance que teve de garantir mais um game e se manteve vivo no jogo. Ele conseguiu 4/2 e na sequência, com uma dupla falta de Nadal, diminuiu para 4/3. Nadal empatou, mas o japonês ainda passou na frente. Apesar de conseguir 5/4, Nishikori acabou acertando a rede e desperdiçou a chance de fechar o jogo. O número 1 do mundo se aproveitou do momento ruim do oponente para fechar mais um game no erro do japones. Na sequência Nishikori empatou, levando a partida para mais uma decisão no tiebreak. Nadal chegou a abrir 4-1, mas um erro permitiu que Nishikori se aproximasse, porém sem sucesso. Rafael ainda desperdiçou uma bola e Nishikori não pôde superar o melhor do mundo. A última devolução ficou na rede e Nadal liquidou a fatura com 7/6 (3). 


Andy Murray passa sufoco, mas vence Stephane Robert
O britânico Andy Murray também garantiu uma vaga nas quartas de final do Aberto da Austrália nesta segunda-feira com 3 sets a 1 sobre o francês Stephane Robert, parciais de 6/1, 6/2, 6/7 (6-8) e 6/2. Depois de abrir 2 sets a 0, Murray aceitou a recuperação do francês que venceu o terceiro set no tiebreak, mas não teve fôlego no set decisivo e acabou sendo eliminado. Murray aguarda a decisão do jogo entre Tsonga e Federer para conhecer seu próximo rival.

Andy Murray supera francês e segue na disputa do primeiro grand slam do ano (Foto: Reuters) 
Andy Murray supera francês e segue na disputa
 do primeiro grand slam do ano (Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/japones-nao-se-intimida-da-trabalho-mas-nadal-avanca-na-australia.html

Nenhum comentário: