Atual presidente Celso Barros tentará reeleição em 25 de fevereiro e promete manter parceria. Opositor Claudio Salles defende mudanças na relação entre empresa e clube
Celso Barros (E) e Claudio Salles concorrem à presidência da Unimed (Editoria de Arte)
A Unimed virou patrocinadora do Flu em 1999, quando o clube disputou a Série C. Desde então, o
Tricolor mudou de patamar. Ganhou a Copa do Brasil de 2007, foi vice da
Libertadores em 2008 e levou dois Brasileiros (2010 e 2012), entre as
principais conquistas. É a empresa que banca as contratações e salários dos
principais atletas, atualmente casos de Fred e Conca. Deco, no passado, era
outro. E, com o poderia econômico, o pediatra Celso Barros participa da
administração do clube. Opina sobre nome de treinadores – foi quem bancou a
volta de Renato Gaúcho – e de dirigentes – foi apontado como responsável pela
recente saída do diretor executivo Felipe Ximenes.
Esta maneira de atuar, porém, é contestada pela oposição.
Batizada de ‘Segunda Opinião’, a chapa, que irá se inscrever nos próximos dias,
promete rever o modelo de parceria. O cardiologista Claudio Salles deseja
apenas patrocinar o clube sem ter interferência na administração e, com isto,
reduzir o valor investido – estimado atualmente em R$ 70 milhões anuais. Celso
Barros manteria o modelo. Ele encabeça a chapa ‘Unimed Competente’ e já se
inscreveu para concorrer.
O prazo para inscrição de chapas termina em 10 de fevereiro.
Podem votar os médicos associados até um ano antes do pleito, número estimado
em 5,3 mil. A chapa vencedora será aquela que somar o maior número de votos, e
a eleição acontece em um único turno. Haverá sete locais de votação, espalhados
pelo Rio, e a apuração acontecerá em assembleia no Hotel Windsor, a partir das
20h do dia 25. A posse será em 1º de abril.
A Unimed é uma cooperativa com crescimento significativo ao
longo dos últimos anos: passou de 264 mil clientes em 1998, primeiro ano de Celso Barros, para mais de 1,1
milhão no final de 2013, com um aumento de 28% apenas no último ano. Em 2013,
pelo quarto ano consecutivo, foi a marca Top of Mind - Marcas do Rio, no
segmento planos de saúde.
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