quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

'Campeão de tudo', Cruzeiro se firma como potência do vôlei brasileiro

Com números impressionantes, equipe masculina, comandada pelo argentino Marcelo Mendez, soma dez títulos em 13 competições disputadas nos últimos quatro anos

Por Rio de Janeiro

Volei - Copa Brasil de Voleibol - Sesi x Cruzeiro - Cruzeiro Campeão (Foto: Ivan Amorin) 
Cruzeiro conquistou a Copa Brasil diante 
do Sesi-SP no último fim de semana 
(Foto: Ivan Amorin)
 
Hegemonia. Essa é a palavra que define os últimos quatro anos do Cruzeiro no vôlei masculino brasileiro. Em todas as 13 competições que disputou, a equipe celeste nunca deixou de estar em uma final. Já são dez títulos, o que representa um aproveitamento de 76,9%. O último deles, a Copa Brasil, foi conquistado no último sábado, com uma vitória por 3 sets a 2 diante do Sesi-SP. A parceria entre patrocinador (Sada) e Cruzeiro começou em 2009, quando a equipe deixou a cidade de Betim, no interior de Minas Gerais, e partiu para a capital Belo Horizonte. Para o remanescente do antigo projeto, o central Douglas Cordeiro, a soberania nas últimas temporadas não era algo fácil de imaginar.

- Quando eu cheguei em 2008 (ainda em Betim), já existia a proposta de crescimento da equipe. Naquela época era considerada mediana, chegava às semifinais, mas almejar um título era uma coisa mais complicada. Era uma equipe que pretendia ficar entre as quatro primeiras. Acho que nem nos nossos melhores sonhos a gente imaginava chegar em tantas finais - explica Douglas Cordeiro.


Além de jogadores conhecidos do torcedor como Wallace, William, Filipe, Douglas, Serginho entre outros, o Cruzeiro trouxe ainda em 2009 o treinador argentino Marcelo Mendez, que tem em seu currículo uma passagem pela seleção espanhola, além de clubes da Europa e da própria Argentina.

- Aqui me deram a chance de escolher todos os jogadores. O trabalho do dia a dia nos levou a ser um time ganhador, o segredo é ter objetivos claros. Fico muito orgulhoso do que já fizemos.  Me deram todas as coisas que são necessárias para um trabalho tranquilo, isso também é motivo de orgulho - comemora o técnico Marcelo Mendez.


Info NÚMEROS vôlei Cruzeiro (Foto: Infoesporte) 
Os números do Cruzeiro colocam o clube como 
principal potência do vôlei masculino brasileiro 
(Foto: Infoesporte)


Nem sempre um alto investimento financeiro é garantia de sucesso no esporte, mas a equipe mineira tem conseguido mostrar que uma gestão profissional aliada ao planejamento técnico, com contratações e estrutura de qualidade, é o caminho. Para o levantador William, que também chegou ao clube na temporada 2009/2010, essa hegemonia é fruto de uma mistura de fatores.


- A diretoria é competente e faz um trabalho sério também com a categoria de base, se preocupa com ações sociais e disponibiliza uma estrutura muito boa. Os jogadores do Cruzeiro só pensam em jogar vôlei, já que o clube paga em dia e faz tudo às claras. No decorrer dos quatro anos que estou aqui foram poucas, mas boas contratações, o objetivo é manter a filosofia. Aqui trocam poucas peças, isso ajuda quem está e quem chega. O grupo é comprometido e encara todos os torneios sempre para ganhar - explica William.
o desafio continua

vôlei William Cruzeiro (Foto: Cinara Piccolo / VIPCOMM)William chegou ao clube no mesmo período que o técnico Marcelo Mendez (Foto: Cinara Piccolo / VIPCOMM)
 
O Cruzeiro já ganhou tudo o que podia no vôlei, mas, entre títulos nacionais e internacionais, se engana quem acha que isso é motivo para relaxar. Apesar do aumento da cobrança, os atletas do grupo não escondem a empolgação em se manter como principal potência do vôlei brasileiro.

- O desafio mesmo a gente já está vivendo ao se manter há bastante tempo no topo. Tem clubes com mais investimento que o nosso, mas nós estamos sempre disputando títulos. É louvável se manter entre os melhores. Agora o desafio é ser bicampeão de tudo o que já conquistamos - revela William.

Para o oposto Wallace, que chegou à seleção brasileira após as boas exibições no Cruzeiro, em certo momento os jogadores se acostumam a ganhar, e superar as derrotas se torna um desafio maior.

- É muito difícil se manter lá em cima, vencendo toda hora, e quando perde sente um baque normal, porque não está mais acostumado a perder. O jeito é colocar a cabeça no lugar, lembrar que não vamos ganhar todas, mas focar que o objetivo do time é ser campeão.


filosofia de grupo
Uma das características do técnico Marcelo Mendez é se preocupar com o bom ambiente entre jogadores, comissão técnica e direção. Pensando em manter a filosofia que já vem dando certo no Cruzeiro, quando necessário o comandante busca contratações pontuais e jogadores da base, mas sempre preocupado com a personalidade do atleta.

- Convivemos muito juntos, sempre estamos em concentração, a vida acaba sendo mais intensa com os atletas do que com a própria família, um esporte como o vôlei é extremamente coletivo e psicológico. Saber contratar as pessoas certas é muito importante - explica Douglas Cordeiro.


vôlei marcelo mendez cruzeiro sesi (Foto: João Pires / Vipcomm) 
Marcelo Mendez está no Cruzeiro desde 2009 
quando reformulou a equipe 
(Foto: João Pires / Vipcomm)
 
O entrosamento entre os atletas é um dos grandes diferenciais do Cruzeiro. Para o oposto Wallace, os atritos existem, mas faz parte de qualquer relação entre amigos e profissionais.

- Só de olhar para o Filipe, William ou Douglas fica tudo mais fácil. Entrosamento vem em consequência de todos esses anos juntos. Ajuda até na amizade fora de quadra. Os jogadores se tornam sua família. É lógico que existem momentos de explosão, de estresse com um e com outro, mas é normal em qualquer lugar.



saiba mais

Disputa de egos e rixas pessoais podem acabar minando o desempenho de uma equipe que investe alto para a temporada. Claro que existem exceções, mas muitos exemplos em esportes coletivos mostram a fragilidade um um grupo dividido.

- Já participei de grandes equipes. Joguei no Minas com jogadores de seleção brasileira como Giovanni, Ricardinho e André Nascimento, mas a equipe nem foi para a final. Já são alguns anos de aprendizado para saber que não é só ter bons nomes em quadra. São vários aspectos, e o Marcelo (Mendez) sabe o ponto certo - revela Douglas Cordeiro.

Cruzeiro x seleção

lucão brasil x eua volei masculino maracananzinho (Foto: Fabio Motta/Agência Estado) 
Wallace tem sido nome frequente nas 
convocações de Bernardinho (Foto: Fabio Motta/Agência Estado)
 
As ótimas exibições com a camisa celeste credenciaram o oposto Wallace como um dos homens de confiança da renovada seleção brasileira de Bernardinho. O jogador de 26 anos sabe que o bom momento na carreira está aliado ao desempenho do clube, e elogiou sua preparação ao lado de dois técnicos vencedores.

- São trabalhos com técnicos bem distintos. Jogar com o Bernardo é sensacional. O cara tem estrela (risos). No que ele aponta o dedo dá certo. Sabe falar, sabe te dar a instrução e te motivar no momento ruim. O Marcelo é um cara que joga muito com o coração. Ele coloca emoção sempre e isso cativa todos os jogadores. Falando consegue passar tudo o que quer, sabe puxar a orelha e também elogiar o que foi bem feito. Na minha carreira devo praticamente 80% do que vivo hoje pelo trabalho feito com ele - explica Wallace.

Para encarar as potências internacionais, a seleção costuma apostar em jogadores de maior estatura. Para o levantador William, o sucesso do Cruzeiro mostra que não só a força física e jogadores mais altos sejam diferenciais diante dos estrangeiros.

- A seleção brasileira tem todo um investimento em base, tem quase um padrão de jogador, mas eu acredito que talvez o sucesso do Cruzeiro prove que não seja tão necessário assim esse padrão. Um caso claro foi a final do Mundial contra o time da Rússia (Lokomotiv Novosibirsk), se for comparar estatura e força física das equipes, teríamos tomado 3 a 0 e nem veríamos a cor da bola. Lógico que lá fora é diferente, mas o modo como o Brasil joga incomoda demais os adversários. O segredo é a mescla.


O Cruzeiro é o vice-líder da Superliga 2013/14, com 40 pontos, atrás apenas do Sesi-SP, que tem 43. Nesta quinta-feira, a equipe celeste entra em quadra contra o Montes Claros, às 19h30m, no ginásio Tancredo Neves, em jogo adiado da primeira rodada do segundo turno.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/campeao-de-tudo-cruzeiro-se-firma-como-potencia-do-volei-brasileiro.html

Nenhum comentário: