Após 60 anos, Mundial tem jogo em estádio de futebol. Em 1983, time comandado por Bebeto de Freitas venceu soviéticos por 3 a 1, de virada, debaixo de temporal
Estádio Nacional na Varsóvia tem teto retrátil e capacidade para cerca de 60 mil (Foto: Reuters)
A última vez que um estádio fez parte de um Mundial de vôlei foi em agosto de 1952, em Moscou, na Rússia. Na ocasião, a URSS conquistou o seu segundo título mundial - o primeiro aconteceu na primeira edição do torneio, em 1949, na Tchecoslováquia.
saiba mais
Na próxima edição do Mundial, que será disputado de 30 de agosto a 21 de setembro deste ano, o Brasil buscará o seu quarto título consecutivo. A equipe do técnico Bernardinho, cabeça de chave do Grupo B, terá como adversários na primeira fase Alemanha, Coreia do Sul, Finlândia e rivais que sairão da África (Cavb 1) e da América Central, do Norte e Caribe (Norceca 2). A Rússia, que herdou as conquistas da União Soviética, é a maior vencedora da competição, com seis medalhas de ouro.
O Estádio Nacional de Varsóvia conta com uma infraestrutura de primeira linha, que inclui gramado aquecido, campo de treinos, iluminação interna e externa, teto retrátil e um parque de estacionamento subterrâneo. Além de receber jogos, o espaço também é usado para diversas finalidades, como eventos culturais, comerciais e gastronômicos. A inauguração oficial ocorreu no dia 19 de janeiro de 2012, enquanto o primeiro jogo de futebol foi disputado em 29 de fevereiro do mesmo ano. Na ocasião, Polônia e Portugal empataram por 0 a 0.
Estádio Nacional de Varsóvia recebeu a
abertura e a decisão da Eurocopa 2012
(Foto: Getty Images)
Há 30 anos, recorde de público em amistoso no Maracanã
Considerado um dos jogos mais importantes da história da modalidade, o amistoso entre Brasil e União Soviética arrastou uma multidão, que lotou as arquibancadas do Maracanã. O "Grande Desafio de Vôlei" teve recorde de público: 95.800 pagantes. Até então, o maior número de pessoas reunidas pelo esporte olímpico (sem contar o futebol) havia sido de 90 mil espectadores, que assistiram à abertura dos Jogos de Tóquio, em 1964. Liderado por Bernard, Montanaro, Amauri, Renan, Xandó, Badalhoca, William e Bernardinho (reserva), o time canarinho derrotou os europeus por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 14/16, 16/14, 15/7 e 15/10.
Amistoso entre Brasil e URSS no Maracanã, em
1983, teve recorde de público: 95,8 mil pagantes
(Foto: Agência Estado)
Seleção brasileira venceu a URSS por 3 sets a 1, debaixo de forte chuva (Foto: Agência Estado)
A quadra foi montada no centro do gramado do Maracanã por cerca de 200 profissionais, como carpinteiros, marceneiros, eletricistas, e carregadores, apoiados por caminhões e até helicópteros. Em pouco mais de 24 horas, estava armada a quadra, feita de material sintético cor de laranja sobre um tablado de 1.500 metros quadrados. Como era proibido esburacar o sagrado gramado, durante semanas, os engenheiros desenvolveram sistemas de encaixes.
Badalhoca na partida entre Brasil e URSS, na
quadra montada sobre gramados do Maracanã
(Foto: Arquivo / Ag. O Globo)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/abertura-do-mundial-relembra-duelo-epico-entre-brasil-e-urss-no-maraca.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário