quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pezão diz que seguiu recomendação de médico que atua no UFC no Brasil


Lutador posta exame que mostra que seus níveis de testosterona estavam baixos e suposto e-mail do Dr. Tannure autorizando aumento da dosagem

Por Rio de Janeiro

Após a divulgação de seu exame positivo para níveis elevados de testosterona na sua luta contra Mark Hunt, no último sábado, o lutador brasileiro Antônio Pezão foi às redes sociais esclarecer a condição que o levou a ultrapassar os níveis hormonais permitidos pelo UFC, que regulou o evento na Austrália. O peso-pesado contou que deu início ao tratamento de reposição de testosterona (TRT) há alguns meses e que o aumento da dosagem havia sido recomendado a ele pelo Dr. Márcio Tannure, diretor médico da Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA), entidade que regula os eventos do Ultimate no Brasil.

- Esclarecimento: meses antes da minha luta, procurei o médico do UFC no Brasil, Dr. Márcio Tannure, para que eu pudesse dar início à reposição hormonal "TRT" devidamente autorizada e reconhecida por um profissional, então dei início ao tratamento e, duas semanas antes de minha luta, fiz todos os exames exigidos pelo UFC e, mesmo assim, meu nível de testosterona continuava baixo, então fui recomendado pelo médico a aumentar a dosagem de aplicação e assim eu fiz. Infelizmente, meu nível de testosterona subiu muito e fui suspenso pelo nível muito elevado. Eu apenas fiz o que foi recomendado,o erro não foi meu, pois tudo foi passado por uma pessoa formada que entende do assunto. Tenho consciência que não tentei fazer nada de errado para minha luta, estou tranquilo porque sei que o erro não foi meu - escreveu Pezão no Facebook.

pezão emails facebook mma ufc (Foto: Reprodução ) 
Acima, o exame de Pezão e, abaixo, e-mail de Tannure 
recomendando aumento da dosagem (Foto: Reprodução )
 
Em seguida, o lutador disponibilizou uma imagem com o resultado de um exame de sangue mostrando seus níveis de testosterona, junto a um e-mail que seria do Dr. Tannure, identificado apenas como "Marcio", recomendando que aumentasse a dosagem a "uma ampola por semana". Tannure não respondeu às ligações do Combate.com para comentar sobre o assunto.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A isenção para uso do polêmico TRT é concedida pelas comissões atléticas estaduais, responsáveis pela regulação dos eventos de combate não-armado nos EUA, mediante a apresentação de exames e recomendações de médicos que confirmem a necessidade do tratamento. Segundo o site "MMA Junkie", primeiro a noticiar o exame positivo de Pezão, o lutador já havia solicitado essa isenção à comissão do estado de Nevada em março, antes do UFC 160, quando enfrentou Cain Velásquez pelo cinturão, mas a solicitação foi retirada quando a comissão informou sua equipe que não haveria tempo hábil para avaliar o pedido. Este pedido incluiría uma recomendação da endocrinologista Dra. Nina Rosa de Castro Musolino, da USP, que vem trabalhando com Pezão desde abril de 2011.

O UFC confirmou que Pezão havia sido autorizado pela companhia a fazer uso do TRT para sua luta contra Hunt e que seus níveis de testosterona estavam normais até o dia do combate. Foi o exame antidoping pós-evento que apontou níveis elevados do hormônio, e o peso-pesado brasileiro foi suspenso por nove meses a partir da data da luta. Ele também perdeu US$ 50 mil (cerca de R$ 116 mil) pelo prêmio de "Luta da Noite" que havia recebido, e o resultado da luta deve mudar para "No Contest" (luta sem resultado) em seu cartel profissional.

Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

Nenhum comentário: