quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Na 'final' nos últimos três anos, vôlei fica sem indicação ao prêmio principal

Bicampeão olímpico, Giovane explica ausência pelo surgimento de ‘geração de campeões’. Rainha da praia, Talita destaca o maior apoio aos esportes individuais

Por Direto de São Paulo

Uma das modalidades que mais distribui medalhas para o Brasil em Olimpíadas e Mundiais, o vôlei ficou fora da disputa de melhor atleta do ano no Prêmio Brasil Olímpico, realizado nesta terça-feira, em São Paulo, depois de três anos seguidos na votação final. Se no vôlei de praia, Talita e Taiana se sagraram campeãs do Circuito Mundial, na quadra a seleção brasileira feminina conquistou todos os torneios que disputou. Segundo representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a ausência é explicada pela dificuldade de apontar um maior destaque dentro de um esporte coletivo tão vitorioso.

prêmio brasil olímpico (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Prêmio Brasil Olímpico premiou os melhores de 2013
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- O vôlei já uma referência de autoestima para o brasileiro. Ele não precisa provar mais nada para ninguém, é um esporte que já se massificou, já tem o seu prestígio por causa dos resultados internacionais, então, acho democrático buscar outros atletas que estão ganhando também.


Quanto mais pessoas ganharem, melhor vai ser para o Brasil. O vôlei não precisa se preocupar com por não ter disputado o prêmio de melhor atleta – analisou Bernard Rajzman, superintendente do COB.

No ano passado, a oposta Sheilla venceu como atleta do ano, ao lado do ginasta Arthur Zanetti. Em 2011, foi a vez de Emanuel chegar à "final". Mas o campeão olímpico foi derrotado pelo nadador Cesar Cielo. Já em 2010, Murilo, craque da seleção brasileira e hoje no Sesi-SP, ficou com o prêmio principal do evento, com Fabiana Murer, do atletismo, sendo a melhor entre as mulheres.

Medalhista de ouro em Barcelona 1992 e Atenas 2004, Giovane admite que em um primeiro momento reagiu com estranheza ao não ver o nome de um atleta do vôlei como um dos indicados ao maior prêmio da noite. Após a cerimônia, no entanto, o ex-jogador mudou de opinião.


Giovane Gávio, técnico do Sesi (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Giovane Gávio atualmente trabalha como treinador (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
 
- Achei estranho não ver o vôlei na premiação, mas estamos muito bem representados na modalidade. O que eu pude perceber é que muitos atletas estão surgindo, temos uma nova geração de campeões, isso é uma grande virtude. O Prêmio Brasil Olímpico optou este ano por premiar os atletas que estão começando a fazer o seu nome. Esses jovens que vão estar nos Jogos Olímpicos de 2016 precisam se acostumar com eventos como este, com todo esse glamour – ressaltou o bicampeão olímpico, que hoje trabalha como treinador.

Campeã mundial destaca maior apoio

Eleita a melhor jogadora de vôlei de praia no mundo, Talita acredita que o incentivo aos atletas de esportes individuais foi decisivo para a escolha dos contemplados na cerimônia de gala, promovida pelo COB.

- O vôlei sempre teve muito incentivo, nós temos uma Confederação que nos ajuda a disputar diversos campeonatos, temos uma boa estrutura de treinos... Os outros esportes tem ganhado mais apoio, evoluíram e tem o mérito de estarem disputando o prêmio de melhor atleta de 2013. Eu estou muito feliz com o meu ano, depois de tantas mudanças, o início do novo ciclo olímpico começou muito bem. As próximas Olimpíadas serão no Rio e todo brasileiro vai querer defender o seu país.


vôlei Talita Rainha da Praia (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia) 
Talita é Rainha da Praia e campeã do Circuito Mundial 2013 (Foto: Divulgação/Rei e Rainha da Praia)
 
Marcus Vinícius Freire, superintendente do COB, comentou sobre a dificuldade de destacar um melhor atleta do vôlei. Segundo ele, não existe mais um único herói, mas um conjunto equilibrado, ao contrário dos esportes individuais, onde é mais fácil escolher.

- Eu acho que os nossos esportes coletivos estão cada vez melhores, não têm um destaque individual. Nós já tivemos vários nomes que carregaram as antigas gerações, mas, o vôlei de hoje está tão coletivo que você não consegue mais apontar quem é o melhor. Por isso, aqui no Prêmio acabaram aparecendo mais os atletas de esportes individuais.


Atletas do Ano do Prêmio Brasil Olímpico
2012: Arthur Zanetti (ginástica) e Sheilla (vôlei)
2011: Cesar Cielo (natação) e Fabiana Murer (atletismo) - Emanuel (vôlei de praia) concorreu
2010: Murilo (vôlei) e Fabiana Murer (atletismo)
2009: sem o vôlei
2008: sem o vôlei


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/premio-brasil-olimpico/noticia/2013/12/esquecidos-apesar-do-bom-desempenho-volei-fica-sem-premios.html

Nenhum comentário: