quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Quatro países da Europa, dois da América do Sul e um da Concacaf garantem vaga na última rodada. Repescagem envolve 12, e africanos disputam outros cinco acessos

Por 50 comentários
Sobram 11 vagas na Copa do Mundo de 2014. A rodada das eliminatórias nesta terça-feira classificou mais sete seleções, deixando 21 países garantidos na disputa do torneio do ano que vem no Brasil.
Na Europa, a atual campeã Espanha, Inglaterra, vencedora do torneio em 1966, Rússia e Bósnia-Herzegovina, pela primeira vez, asseguraram suas classificações. Em seguida, Chile e Equador passaram pela América do Sul. Nos últimos jogos do dia, Honduras carimbou seu passaporte na disputa da Concacaf.
O grupo se junta às outras 14 seleções que já estavam classificadas: Brasil (país-sede), Argentina e Colômbia (América do Sul), Japão, Irã, Coreia do Sul e Austrália (Ásia - os australianos são filiados à confederação asiática, apesar de ficarem na Oceania), Holanda, Itália, Bélgica, Suíça e Alemanha (Europa), Estados Unidos e Costa Rica (Américas do Norte e Central - Concacaf).


info paises classificados copa 2014 Honduras - 690 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com) 
Mapa mostra a distribuição dos países garantidos pelo mundo
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


decisão de 11 Vagas em novembro
Oito seleções europeias ainda têm uma última chance de chegarem à Copa: Portugal, França, Grécia, Croácia, Ucrânia, Suécia, Romênia e Islândia. Um sorteio na próxima segunda-feira define os confrontos de mata-mata marcados para 15 e 19 de novembro. Pela projeção do ranking da Fifa, portugueses, gregos, croatas e ucranianos estariam no pote principal, com vantagem de decidir a vaga em casa contra franceses, suecos, romenos ou islandeses.

Na repescagem entre representantes de outros continentes, o Uruguai vai tentar a vaga na disputa extra pela quarta vez consecutiva. Também nos dias 15 e 19 de novembro, enfrenta a Jordânia, representante asiática, fazendo a segunda partida em casa. Em outro confronto, o México, quarto colocado da Concacaf, duela com a Nova Zelândia, primeiro lugar no torneio classificatório da Oceania, com o jogo decisivo fora.


Cavani comemora gol do Uruguai contra a Argentina (Foto: Getty Images) 
Cavani comemora gol da vitória do Uruguai sobre a Argentina:
bicampeões ainda respiram (Foto: Getty Images)

As eliminatórias africanas oferecem as cinco vagas restantes. Com a goleada por 6 a 1 sobre o Egito, nesta terça-feira, em casa, a seleção de Gana é a que tem as melhores condições para se classificar. Costa do Marfim e Burkina Faso também ganharam em seus domínios de Senegal e Argélia, respectivamente, no último sábado, e decidem fora em vantagem. Vitoriosa no primeiro duelo com a Etiópia, a Nigéria precisa apenas empatar diante de sua torcida. O confronto mais equilibrado é entre Tunísia e Camarões, depois do empate por 0 a 0.


INdefinição entre Cabeças de chave

Robben comemoração Holanda contra Turquia (Foto: Reuters)Robben comemora gol da Holanda na vitória sobre a Turquia: cabeça de chave? (Foto: Reuters)
Entre os classificados, paira uma dúvida. Pelo critério estabelecido pela Fifa, os cabeças de chave da Copa serão definidos pelas posições no ranking que será divulgado na próxima quinta-feira. Na projeção do site oficial da entidade, sete garantem a posição: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Bélgica, Suíça e Colômbia. O oitavo seria Uruguai, Holanda ou Itália.

A indefinição na projeção acontece por causa de dois critérios ainda não esclarecidos oficialmente pela Fifa. Segundo a entidade, os cabeças de chave seriam definidos na próxima quinta-feira.
Mas, como o Uruguai ainda não está classificado, fica a dúvida se a melhor posição dos sul-americanos no ranking seria levada em conta. Caso não seja, ainda há o problema da projeção no site oficial deixar Holanda e Itália igualados com 1.136 pontos - e não existe certeza sobre como será feito o desempate no caso.

Baseada na mesma projeção do ranking da Fifa e dependendo dos resultados da repescagem, é possível vislumbrar a chance três seleções campeãs mundiais ou de tradição na Copa caírem no mesmo grupo no sorteio de dezembro. Com Brasil, Espanha, Argentina e Alemanha como cabeças de chave garantidos, Itália, Holanda, Inglaterra e Portugal no segundo pote, e França no terceiro, a Seleção teria o risco de enfrentar a Azzurra e os carrascos do Mundial da África do Sul logo na primeira fase. Ou ainda cair numa chave com os ingleses, holandeses ou os lusos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/10/eliminatorias-tem-21-selecoes-classificadas-para-copa-do-mundo.html

Nenhum comentário: