quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sem capacidade da Copa, Arena deve ter jogo entre ídolos do Timão

Evento-teste deverá ser em fevereiro, entre equipe atual e grandes ídolos do clube, mas arquibancadas temporárias serão concluídas em março

 Por Alexandre Lozetti São Paulo

Obras da Arena Corinthians (Foto: Divulgação) 
Arena Corinthians com 90% da obra pronta
(Foto: Divulgação)
 
Em encontro realizado no último domingo, o Corinthians informou à Fifa e ao COL (Comitê Organizador Local) que sua arena, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, só terá em março a capacidade exigida pela entidade para receber o jogo inaugural. Isso porque as arquibancadas temporárias, que serão utilizadas no Mundial para elevar o público total a 68 mil pessoas, e depois retiradas, não ficarão prontas antes disso.

O clube e o comitê paulista da Copa garantem que o compromisso de entregar o estádio em dezembro será cumprido. E dizem que o argumento de que toda estrutura permanente, o legado, estará pronto dentro do prazo, foi bem aceito pela Fifa. Isso significa que os primeiros eventos-testes da Arena Corinthians não vão receber o mesmo público da abertura do Mundial.

A intenção é realizar, por volta do dia 20 de fevereiro, uma partida entre o Corinthians atual e um time formado por grandes ídolos da história do clube. Seria o primeiro jogo para 48 mil pessoas, capacidade do estádio sem as estruturas temporárias. O ex-presidente alvinegro Andrés Sanches, designado para cuidar dos assuntos relativos à arena, prefere não envolver outro clube na inauguração.

Antes disso, haverá dois eventos com aumento gradativo de público. Um para quatro mil pessoas, outro de 15 mil. Um deles, segundo a "Folha de S. Paulo" desta quarta, será um duelo entre operários da Odebrecht, construtora responsável pelo estádio, e funcionários do clube, no dia 25 de janeiro.

Arena Corinthians recebe visita técnica do COL  (Foto: Vanessa Santilli / Sportv) 
Gramado da Arena Corinthians já aparenta ter condições de jogo
 (Foto: Vanessa Santilli / Sportv)
 
Entretanto, só a partir de abril, quando as arquibancadas temporárias estarão concluídas, poderão ser feitos eventos-testes oficiais, com suporte da Fifa. Até lá, os comitês e a entidade estarão atentos às partidas festivas anteriores, para detectarem pontos falhos e poderem aprimorá-los.

– Não temos como entrar no estádio antes de a Odebrecht finalizar a parte da cobertura das alas norte e sul. As estruturas da cobertura passam exatamente por cima, com pilares de sustentação, colunas, estruturas metálicas. Aquilo tudo tem de ser finalizado para começarmos a instalação. Está dentro do cronograma e não há problema algum – disse a coordenadora executiva do comitê paulista, Raquel Verdenacci.

Segundo a Fast Engenharia, empresa contratada pela Ambev, patrocinadora das arquibancadas temporárias, o período de usinagem das peças também está sendo respeitado na programação. Por meio de sua assessoria de imprensa, ela esclareceu: "O cronograma dessa obra está dentro do padrão para construções de equipamentos com essa capacidade, e foi montado em total alinhamento com as empresas que atuam na construção da arena e em acordo com as entidades responsáveis pelo evento no Brasil".

As partes também explicaram que a instalação dessas arquibancadas não vai atrapalhar nem frear o acesso das pessoas nos eventos-testes que forem realizados anteriormente. Há ainda outras estruturas temporárias, como áreas de imprensa, que vão começar a ser implantadas ainda em 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/10/arena-deve-ter-jogo-entre-idolos-do-corinthians-sem-capacidade-da-copa.html

Nenhum comentário: