quarta-feira, 16 de outubro de 2013

GUIA DA RODADA #29: os parecidos se atraem em confrontos diretos

Maioria dos jogos é entre equipes com objetivos semelhantes, especialmente na luta contra o rebaixamento

Por Rio de Janeiro

Alex comemoração gol Coritiba contra São Paulo (Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba) 
Alex tenta evitar que o Coritiba entre no Z-4 contra a Ponte
(Foto: Divulgação / Site Oficial do Coritiba)
 
Não são os opostos que se atraem na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro: são os parecidos mesmo. Seis dos dez jogos são confrontos diretos entre equipes que ou estão muito próximos na tabela, ou têm objetivos em comum. Destaque para a batalha contra o rebaixamento, que envolve partidas como Ponte Preta x Coritiba, São Paulo x Náutico e Criciúma x Portuguesa.
O líder abre a rodada. E o vice fecha. O Cruzeiro vai a campo às 19h30m desta quarta-feira contra Fluminense e tenta quebrar a sequência de duas derrotas. O Botafogo visita o Vitória às 21h de quinta - jogo que pode reverberar na briga por vagas na Libertadores. Vale ficar de olho também em Inter x Santos, duelo entre equipes que ainda se permitem sonhar com a entrada no G-4.
Confira aqui a tabela do Campeonato Brasileiro.


CRUZEIRO x FLUMINENSE
Guia da rodada 29  - Cruzeiro x Fluminense  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 19H30M - MINEIRÃO
O atual campeão brasileiro visita aquele que está muito perto de o suceder no posto. Nem as duas derrotas seguidas, fato inédito para a Raposa no Brasileirão, fizeram o líder se distanciar da taça. A vantagem sobre o vice (o Botafogo) é de dez pontos, exatamente o número de rodadas que restam para terminar o campeonato. Mas o time de Marcelo Oliveira sabe que não pode criar uma bola de neve. Um eventual terceiro insucesso poderia gerar intranquilidade - até porque a última derrota foi para o rival Atlético-MG. É hora de vencer. E o adversário é outro time necessitado de recuperação. Dos últimos nove pontos, o Fluminense só ganhou um, o que representou uma queda forte na tabela. Está apenas três pontos à frente da zona de rebaixamento. Pode até entrar nela se tudo der errado na rodada. O rendimento precisa melhorar. Contra o Grêmio, na última rodada, o gol de empate, no final da partida, foi consequência de uma jogada individual de Rafael Sobis, não de uma produção coletiva da equipe.
Cartola FC: no Mineirão, o meia Ricardo Goulart costuma se sentir à vontade para deixar sua marca. Dos oito gols marcados, cinco foram no estádio de Belo Horizonte. O custo para ter o jogador é de C$7,36. Já pelo Tricolor, que gosta de aprontar contra a Raposa, a aposta é em Rafael Sobis, que tem média de 6,41 pontos e custa C$23,92.
Na TV: SporTV (menos MG) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.
Arbitragem: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC), com Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC).
Você sabia que... oito das nove vitórias do Fluminense no Brasileirão foram por um gol de diferença? A exceção foi o 3 a 0 no Criciúma.

SANTOS x INTER
Guia da rodada 29  - Santos x Internacional  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 19H30M - VILA BELMIRO
 
O Inter busca a primeira vitória de sua história na Vila Belmiro. É o primeiro jogo desde que a diretoria confirmou a presença de Clemer até o final do ano como comandante do time - o que inclusive abre a possibilidade de, com bons resultados, ele seguir no cargo em 2014. A equipe colorada mantém sua rotina de sonhar com a vaga na Libertadores, mas sem dar grandes sinais de que vai alcançar a meta. Na última rodada, venceu o Náutico por 4 a 1, com outra grande atuação de D'Alessandro. O Inter é o sétimo, com 40 pontos, um a mais do que o Santos, que também tenta, talvez pela última vez, se aproximar do grupo da Libertadores - são nove pontos de distância para o G-4. A equipe praiana tem caminhada irregular na competição. Os últimos cinco jogos são um resumo disso: perdeu, venceu, perdeu duas, venceu outra. No primeiro turno, o Santos bateu o Inter por 2 a 1 em Novo Hamburgo. Os colorados irão a campo com novidades nesta quarta-feira. Otávio, suspenso, dá lugar a Jorge Henrique. Clemer sinalizou que Alex também entrará no time, com a ida de Scocco para o banco. E o garoto João Afonso pode começar como volante, ao lado de Willians. Airton, nesse caso, ficaria fora. O Santos lida com muitos desfalques, entre eles os dois laterais, Cicinho e Mena.
Cartola FC: aproveitando o alto número de finalizações do Inter, Aranha, em boa fase, pode se sobressair com defesas difíceis e marcar muitos pontos. O goleiro do Santos custa C$9,15 e tem média de 5,87 pontos. O Colorado, por outro lado, parece motivado com o técnico Clemer, e Willians deve ter muito trabalho com o ímpeto santista. Maior ladrão de bolas do campeonato, ele custa C$17,58.
Na TV: Premiere FC, com Reinaldo Porto e Wagner Vilaron.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Bruno Raphael Pires (GO) e Ricardo Bezerra Chianca (PE).
Você sabia que... o Inter jamais venceu o Santos na Vila Belmiro? Pelo Brasileirão, foram 13 partidas, com dez vitórias santistas e três empates. Ainda houve dois duelos pela Copa do Brasil (vitória do Peixe e empate) e outro pela Libertadores (triunfo alvinegro).

SÃO PAULO x NÁUTICO
Guia da rodada 29 - São Paulo x Náutico  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H - MORUMBI
O pior de estar em uma situação complicada na tabela é a perda do direito de tropeçar em determinados jogos. É o caso do São Paulo contra o Náutico. A conquista de três pontos é uma necessidade para o Tricolor contra o lanterna do campeonato. O clube do Morumbi ainda tenta assimilar o pênalti perdido por Rogério Ceni no final do clássico com o Corinthians. Ao mesmo tempo, o time jogou fora dois pontos e, talvez mais importante, a impulsão de ânimo que uma vitória contra um rival costuma dar. De qualquer forma, como vinha de duas vitórias, os efeitos na tabela não foram tão fortes para o São Paulo, que tem dois pontos de vantagem sobre a zona de rebaixamento. Comparado ao que vive o Náutico, é o paraíso. O Timbu só não está rebaixado na prática dos números, porque a realidade já é de Série B. São 17 pontos de distância para o primeiro time fora da zona de queda, o Coritiba, e nove a menos que o vice-lanterna, a Ponte Preta. Os pernambucanos são a equipe que menos venceu (quatro vezes), a que mais perdeu (19 jogos), a que mais levou gols (52) e a que menos os fez (19). São três derrotas seguidas: 4 a 1 pro Cruzeiro, 3 a 1 pro Botafogo e 4 a 1 pro Inter. O meia venezuelano Peña entra no lugar do atacante uruguaio Olivera no Náutico, e o São Paulo tem a volta de Ganso e Wellington, mas segue sem Luis Fabiano.
Cartola FC: o São Paulo pode tirar proveito do momento do Náutico e conta com o retorno de Paulo Henrique Ganso, que estava suspenso contra o Corinthians. O meia vive boa fase e custa C$13,14. Aproveitando a fragilidade do adversário, Ganso pode deixar sua marca, mas tem se destacado mesmo com passes para gols.
Na TV: Premiere FC, com Henrique Guidi e Rivelino Teixeira.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), com Neuza Inês Back (SC) e João Patricio de Araújo (GO).
Você sabia que... São Paulo e Náutico são as únicas equipes, junto com o Corinthians, a ter média de gols inferior a um por partida no Brasileirão? O Tricolor marcou 26 em 28 jogos, e o Timbu fez apenas 19.

PONTE PRETA x CORITIBA
Guia da rodada 29 - Ponte Preta x Coritiba  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H - MOISÉS LUCARELLI
Duelo importante da luta contra a queda. A Ponte Preta, cada vez mais afundada na areia movediça da zona de rebaixamento, recebe o Coritiba, que parece em vias de entrar para o mesmo grupo. É curioso: quando a Macaca pensa em se salvar, é justamente para o Coxa que ela olha. O adversário desta quarta-feira é o primeiro clube fora do Z-4. É alvo, portanto. A diferença entre as duas equipes é de oito pontos. Pode cair para cinco, mas também pode ir a 11. Nos últimos três jogos, a Ponte teve uma vitória, um empate e uma derrota. Não chega a ser um desastre, mas é insuficiente para um time que precisa, com desespero, recuperar terreno. Já o Coritiba vive um perigoso mergulho rumo à parte inferior da tabela. Nos últimos cinco jogos, perdeu quatro. É o pior time do campeonato no período. Mesmo que empate, corre sério risco de entrar na zona de rebaixamento, visto que pode ser ultrapassado ou por Criciúma, ou por Vasco, ou por ambos - os dois jogam em casa. A Ponte promete atacar na partida, que abre uma série de duelos diretos contra a queda - depois, o time campineiro duela, na ordem, com Fluminense, Vasco e Criciúma. Alex deve voltar ao time no Coxa.
Cartola FC: no duelo dos desesperados para fugir da degola, a Ponte joga em casa. Quem costuma ir bem no território da Macaca é William, vice-artilheiro do campeonato, com 14 gols. Ele custa C$15,73 e tem se destacado não só pelos gols, mas também por sofrer muitas faltas, o que rende boa pontuação. O Coxa deve contar com a volta de Alex, especialista nas bolas paradas e artilheiro da equipe. O investimento para ter o veterano é de C$18,87.
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa (RS), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Katiuscia Berger Mendonça (ES).
Você sabia que... a Ponte só venceu o Coritiba uma vez desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos? Foi em 2012, por 4 a 1. Em nove partidas desde 2003, ocorreram ainda cinco vitórias do Coxa e três empates.

CRICIÚMA x PORTUGUESA
Guia da rodada 29 - Criciúma x Portuguesa  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H - HERIBERTO HÜLSE
Mais uma partida determinante entre a turma da degola. O Criciúma vai a campo muito empolgado depois da vitória de 3 a 2 sobre o Vasco, que o levou para a porta do Z-4, a uma posição de sair dele. O resultado esquentou o jogo contra a Portuguesa, time que chegou a parecer quase livre dos riscos de queda, mas voltou a conviver com o perigo após perder dois jogos seguidos. A importância do jogo fica evidente no fato de que o Tigre passará a Lusa se ganhar. Aliás, uma vitória pode representar a conquista de três posições para o Criciúma - e de quatro para a Portuguesa, no raciocínio inverso. O volante João Vítor volta ao time no Tigre, que tem Ezequiel como substituto de Sueliton. Morais, com dores, ainda é dúvida, mas deve jogar. O zagueiro Valdomiro desfalca a Lusa, e o mesmo pode acontecer com o atacante Gilberto.
Cartola FC: após vencer o Vasco em casa, o Tigre terá mais um confronto em seu território contra uma equipe que briga na parte de baixo da tabela. Vale repetir quem se deu bem na última partida: o artilheiro Wellington Paulista, que marcou duas vezes, custa C$9,21 e é a referência do ataque no Criciúma.
Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Cleisson Veloso Pereira (MG), com Fabiano da Silva Ramires (ES) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Você sabia que... o Criciúma jamais venceu a Portuguesa na Série A? Ocorreram oito jogos, com quatro vitórias da Lusa e quatro empates.

FLAMENGO x BAHIA
Guia da rodada 29 - Flamengo x Bahia (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H50M - MARACANÃ
De novo, um jogo entre times preocupados com o rebaixamento - mas que não vivem situação tão dramática. Flamengo e Bahia estão quase colados na tabela: os cariocas em décimo, com 37, e os baianos em 12º, com 36. São duas equipes que precisam de pontos para ter conforto, para abafar a ameaça de uma queda que parece improvável. Ambas perderam na última rodada. O Rubro-Negro teve seu ótimo returno bloqueado pela derrota de 2 a 1, de virada, no clássico com o Botafogo, ao passo que o Tricolor levou 3 a 1 do Goiás. Jayme de Almeida mandará sua equipe a campo nesta quarta-feira sem ter feito treinamentos táticos na semana. É o mesmo time do último jogo. No Bahia, jogadores importantes, como o goleiro Marcelo Lomba e o meia Marquinhos Gabriel, estão de volta.
Cartola FC: crescendo de produção a cada partida como titular, Hernane já tem 12 gols no Brasileirão, sendo dez no Maracanã. Portanto, vale escalar o atacante, que custa C$16,61. Já o Bahia conta com a volta de um velho conhecido dos rubro-negros: criado na Gávea, Marcelo Lomba, que já fechou o gol contra o Botafogo no Maracanã, custa C$15,08 e deve ser bastante exigido no confronto.
Na TV: TV Globo (para RJ, ES, Região Nordeste - menos PE e MA -, Região Norte - menos TO - e Porto Alegre), com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Jader Rocha e Edinho.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Bruno Boschilia (PR) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Você sabia que... faz dez anos que as duas equipes não se enfrentam no Maracanã? O último encontro no estádio foi em 2003, com goleada rubro-negra por 6 a 0.

GRÊMIO x CORINTHIANS
Guia da rodada 29 - Grêmio x Corinthians (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H50M - ARENA
Esperava-se mais do Corinthians do que do Grêmio quando começou o campeonato. A realidade prática, porém, mudou a teoria, e agora os gaúchos recebem o Corinthians em situação muito melhor do que a do adversário. O Tricolor ainda se permite sonhar com o título, mas os dez pontos de distância para o Cruzeiro são desanimadores. Importante mesmo é se fortalecer na briga pelo segundo lugar, com consequente classificação direta para a Libertadores. O Grêmio só ganhou um dos últimos seis pontos disputados e, com isso, acabou ultrapassado pelo Botafogo. Tem 49 pontos, 12 a mais do que o Corinthians, que chega a ser ameaçado pelo rebaixamento, por mais surreal que isso soe para os atuais campeões mundiais. O jogo é particularmente interessante pelo fato de as duas equipes voltarem a duelar na semana que vem, aí pelas quartas de final da Copa do Brasil. Será o segundo encontro pelo torneio - no primeiro, houve empate por 0 a 0 em São Paulo. Tite não terá o zagueiro Paulo André e o lateral-esquerdo André Santos, vetados, além de Alexandre Pato, que esteve com a seleção brasileira na China nesta terça. A novidade no time é o garoto Diego Macedo, um lateral-direito, que será usado como meia.O Grêmo tem dúvidas no gol, entre Marcelo Grohe e Dida (a tendência é pelo primeiro), no meio e no ataque (Paulinho, Elano, Zé Roberto e Maxi Rodríguez são algumas alternativas).
Cartola FC: após grande atuação contra o Fluminense, o goleiro Marcelo Grohe, que custa C$5,89, novamente será titular do Grêmio. Ele é uma boa aposta contra o Corinthians, segundo pior ataque do Brasileirão. Já o Timão se destaca pela eficiência defensiva e vale o investimento de C$15,08 para escalar o zagueiro Gil, com média de mais de uma roubada de bola por partida e apenas 0,7 falta cometida em média.
Na TV: TV Globo (para região Sul  - menos Porto Alegre -, região Centro-Oeste, SP, PE, MA e TO), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Ramiro Ruschel e Batista.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE), com Kleber Lucio Gil (SC) e Clóvis Amaral da Silva (PE).
Você sabia que... o Corinthians tem o pior ataque do returno do Brasileirão? Foram apenas três gols marcados.

ATLÉTICO-PR x ATLÉTICO-MG
Guia da rodada 29  - Atlético-PR x Atlético-MG  (Foto: Editoria de Arte) 
QUARTA, 21H50M - DURIVAL DE BRITTO
Dois xarás de bem com a vida levam promessa de grande jogo ao gramado do Durival de Britto. O Atlético-PR tenta se aproximar ainda mais daquilo que o Atlético-MG já tem: uma vaga na Libertadores de 2014. As equipes estão próximas na tabela: o Furacão em quarto e os atuais campeões da América em quinto, com seis pontos os separando. Ambos carregam vitórias recentes em clássicos: os paranaenses há três rodadas, o Galo no último domingo, quando o Atlético-PR também venceu - fez 1 a 0 na Portuguesa. Os comandados de Vagner Mancini estão oito pontos à frente de suas ameaças mais próximas, Vitória, Inter e Goiás, todos com 40. Além de fugir deles, cabe desbancar Grêmio e Botafogo, já que o quarto lugar não é certeza de vaga na Libertadores - depende de nenhum brasileiro ganhar a Sul-Americana. Victor e Jô seguem fora no Galo, já que defenderam a seleção brasileira na China, e Pedro Botelho deve voltar no Furacão.
Cartola FC: sem Réver, que está com a Seleção, e Leonardo Silva, suspenso, o Galo deve ter uma defesa reserva contra o Furacão. Prato cheio para o artilheiro Éderson balançar as redes. Ele custa C$18,28, mas vale o preço, por sua alta média de pontos: 6,35. Já o time mineiro aposta em Fernandinho, outro a ter boa média de pontuação (5,64) - e que chega motivado após marcar o gol da vitória no clássico com o Cruzeiro. Para tê-lo no time, é preciso desembolsar C$11,19.
Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Freitas, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Célio Amorim (SC), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
Você sabia que... o último empate sem gols entre Atlético-MG e Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro aconteceu há 25 anos? Foram 28 jogos desde aquele 15 de dezembro de 1988, no Mineirão.

VASCO x GOIÁS
Guia da rodada 29 - vasco x Goiás (Foto: Editoria de Arte) 
QUINTA, 19H30M - MOACYRZÃO
Mais um encontro entre equipes que também duelam na Copa do Brasil. É um jogo que envolve alta dose de dramaticidade para o Vasco, cada vez mais dentro da zona de rebaixamento. A derrota para o Criciúma na última rodada foi pesada. É preciso se recuperar agora, em duelo complicado contra um adversário que parece frequentar uma zona morta da tabela - distante tanto da zona da Libertadores quanto do Z-4. A boa notícia para os cruz-maltinos é o retorno de Juninho Pernambucano, seu líder técnico, sua voz mais importante, e também do zagueiro Jomar, que vem tendo rendimento bem melhor do que aquele apresentado por seu substituto, Renato Silva, contra o Criciúma. No Esmeraldino, Enderson Moreira pode repetir a escalação da vitória sobre o Bahia na última rodada. O Alviverde está invicto há três rodadas, com duas vitórias e um empate no período. O jogo será em Macaé, no estádio Moacyrzão.
Cartola FC: com boas exibições, o goleiro Diogo Silva parece ter recuperado a confiança e, mesmo jogando em casa, deve ter trabalho com o ataque do Goiás, que costuma finalizar bastante. Com baixo custo (C$3,57), ele tem boas chances de praticar defesas difíceis e pontuar alto. No Esmeraldino, a aposta é em William Matheus. Avaliado em C$8,93, ele é o maior ladrão de bolas da equipe, além de ser o segundo que mais sofre faltas, e costuma ir bem nas cobranças de faltas laterais e escanteios.
Na TV: Premiere FC, com Daniel Pereira e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcio Eustáquio Santiago (MG).
Você sabia que... o Vasco tem mais do que o dobro de vitórias do que o Goiás nos duelos entre as duas equipes no Brasileirão? São 32 partidas, com 15 triunfos cruz-maltinos, sete goianos e dez empates.

VITÓRIA x BOTAFOGO
Guia da rodada 29 - Vitória x Botafogo  (Foto: Editoria de Arte) 
QUINTA, 21H - BARRADÃO
O Vitória é o primeiro time fora da zona da Libertadores. É matemático: para entrar nela, alguém terá que sair. E um dos que estão lá é o Botafogo. O jogo deste domingo, portanto, é muito importante para as duas equipes. Por mais que a distância de nove pontos pareça um latifúndio, a conquista de três pontos pelos baianos, se acontecer, pode fortalecer a briga das duas equipes pelo mesmo objetivo na reta final do campeonato. Os rubro-negros saíram rapidamente da deprê pós-derrota para o Bahia e bateram o Coritiba na última rodada. O Botafogo também vai a campo impulsionado por uma vitória - e que vitória: sobre o Flamengo, de virada. Os cariocas somam dois triunfos seguidos na competição depois de um período de repetidos tropeços. Voltaram para a vice-liderança. Ainda falam em título, mas são dez pontos de afastamento para o Cruzeiro. A melhor notícia para os alvinegros é o retorno do bom futebol de Seedorf. Lodeiro, a serviço da seleção uruguaia, é dúvida no time. No Vitória, a comemoração é pelo retorno do argentino Escudero. Por outro lado, Kadu e Michel estão fora.
Cartola FC: velho conhecido da torcida do Botafogo, o meia Renato Cajá tem um preço irrisório (C$2,21) e pode se motivar para o confronto contra seu ex-clube. Ao lado de Juan, é o jogador com mais assistências pelo Vitória. No Alvinegro, Edílson é a bola da vez. Custando apenas C$4,66, ele está desvalorizado após baixa pontuação contra o Flamengo, mas é sempre perigoso tanto nos chutes de fora quanto nas bolas paradas.
Na TV: SporTV (menos BA) e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Lédio Carmona.
Arbitragem: Alício Pena Junior (MG), com Altemir Hausmann (RS) e Fábio Pereira (TO).
Você sabia que... o retrospecto recente das duas equipes é totalmente equilibrado? Nos últimos dez jogos, são quatro vitórias para cada lado e dois empates.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/guia-da-rodada-29-os-parecidos-se-atraem-em-confrontos-diretos.html

Nenhum comentário: