quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Piores ataques do returno, Grêmio e Corinthians duelam na Arena

Pouco efetivos no setor ofensivo, equipes medem forças por objetivos distintos. Corinthians faz seu primeiro jogo no novo estádio adversário

Por Porto Alegre

Barcos e Emerson Grêmio x Corinthians (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação) 
Barcos e Sheik são as esperanças de gol
(Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)
 
Fazer gols não vem sendo o forte de Grêmio e Corinthians no returno do Campeonato Brasileiro. Enquanto o Tricolor balançou as redes oito vezes, o Timão marcou em apenas três oportunidades – estatísticas que colocam gaúchos e paulistas como os dois piores no quesito na segunda metade da competição nacional. Por objetivos distintos, mas com a mesma necessidade urgente de vencer, as equipes medem forças nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, pela 29ª rodada do torneio. Um duelo que pode prometer tudo, menos gols.

Os resultados recentes do Corinthians deixam claro que o setor ofensivo não vem sendo o forte da equipe. Nas últimas três rodadas, três empates sem gols, contra Atlético-MG, Atlético-PR e São Paulo. Com isso, o time já encontra mais perto da zona do rebaixamento (cinco pontos) do que do G-4 (11).

Já o Grêmio tenta aproveitar a partida em casa para continuar sonhando com o título brasileiro. No último jogo na Arena, a equipe gaúcha vacilou e perdeu para o Criciúma. Com dois tropeços consecutivos do líder Cruzeiro, chegar à ponta tornou-se novamente palpável para o time comandado por Renato Portaluppi. Hoje, a distância do Tricolor para os mineiros é de dez pontos.
Separados por focos distintos no Campeonato Brasileiro, Grêmio e Corinthians fazem uma espécie de “aquecimento” para o duelo daqui a exatamente a uma semana, também na Arena. Nesta quarta, será a estreia do Timão no novo estádio adversário, finalizado no ano passado. Gaúchos e paulistas também se enfrentarão para definir quem avança à semifinal da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Pacaembu, empate sem gols.

A TV Globo transmite a partida para as regiões Sul (menos Porto Alegre) e Centro-Oeste, e também para os estados de SP, PE, MA e TO. O PremiereFC 1 exibe o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h20m.

header as escalações 2
Grêmio: com dúvida em três setores no time, Renato prega pelo mistério. No gol, Dida está recuperado de lesão no cotovelo esquerdo, mas ainda não tem presença garantida. No meio, a tendência é de que Adriano substitua Riveros, a serviço da seleção paraguaia. E para a vaga de Kleber, suspenso, as opções são Paulinho, Elano, Zé Roberto e Maxi Rodríguez. A escalação provável: Marcelo Grohe (Dida); Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Adriano, Ramiro e Alex Telles; Paulinho (Elano, Zé Roberto ou Maxi Rodríguez) e Barcos.
Corinthians: ainda em busca de uma formação que melhore a produção ofensiva da equipe, o técnico Tite lançou uma surpresa no setor de armação. Diego Macedo, lateral de origem, foi escalado pelo lado direito do meio-campo. Cléber substitui Paulo André, desgastado, na defesa, enquanto Igor volta a ganhar chance do lado esquerdo. O Timão começa o jogo com a seguinte formação: Cássio; Edenílson, Cléber, Gil e Igor; Ralf e Guilherme; Diego Macedo, Douglas e Romarinho; Emerson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Grêmio: Riveros, servindo a seleção do Paraguai, e Vargas, convocado pelo Chile. Kleber está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Corinthians: o lateral Fábio Santos (recuperação de cirurgia), o zagueiro Paulo André (desgaste físico), os atacantes Alexandre Pato (com a seleção brasileira) e Paolo Guerrero (lesão no pé esquerdo), além do meia Renato Augusto e do lateral Guilherme Andrade (readquirindo o condicionamento físico).

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Grêmio: Saimon, Vargas e Zé Roberto.

Corinthians: : Alessandro, Edenilson, Felipe, Gil e Romarinho.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Sandro Meira Ricci (Fifa/PE) apita o jogo, auxiliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Clóvis Amaral da Silva (PE). O árbitro trabalhou em nove partidas neste Brasileiro, inclusive Criciúma x Corinthians, na 11ª rodada. Sandro Ricci aplicou 5,6 cartões amarelos em média e três vermelhos (média de 0,3). Ainda marcou média de 37,9 faltas por jogo e assinalou quatro pênaltis (média de 0,4). O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,8 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Grêmio: os gaúchos têm a segunda melhor defesa do Brasileiro, com 24 gols sofridos, graças ao esquema mais defensivo (3-5-2) que vêm adotando. No entanto, talvez nem precisem se defender tanto, pois levaram apenas 11 gols em 14 jogos como mandante. Diante dos times paulistas, apresentam bom retrospecto: em sete confrontos, são três vitórias, três empates e só uma derrota, justamente para o Timão, por 2 a 0, no Pacaembu.

Corinthians: foram três resultados de 0 a 0 seguidos e, não por acaso, os 13 empates no total diagnosticam o Timão como vítima maior da "empatite". O ataque marcou dois gols nos últimos cinco jogos, mas a defesa continua ajustada, com apenas 17 gols sofridos. Fora de casa, precisa melhorar seu aproveitamento, atualmente de apenas 31%. Se transpor a defesa do Grêmio tem sido difícil, com uma média alta de passes errados (32,29 por jogo) construir jogadas demandará ainda mais esforços.

header_na_historia (Foto: arte esporte)
Na 10ª rodada do Brasileirão de 2009, o Grêmio não tomou conhecimento do Corinthians, de Ronaldo Fenômeno, e venceu por 3 a 0, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os gols do time gaúcho foram marcados por Rafael Marques, Jonas e Alex Mineiro. O Timão tentou reagir, mas teve o zagueiro Jean expulso.
  
Veja a ficha do jogo na Futpédia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/piores-ataques-do-returno-gremio-e-corinthians-duelam-na-arena.html

Nenhum comentário: