quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sport bate o Náutico por 2 a 0 e fica perto das oitavas da Sul-Americana

Superior do início ao fim no primeiro Clássico dos Clássicos internacional, Rubro-negro dá passo importante rumo à classificação no torneio continental

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O equilíbrio previsto antes do confronto virou pó assim que a bola rolou na Ilha do Retiro. Enfim, o Sport venceu e convenceu. Logo diante do Náutico. Logo na Copa Sul-Americana, antigo sonho de consumo de rubro-negros e alvirrubros. A vitória por 2 a 0 foi um passo importantíssimo rumo à classificação às oitavas de final do torneio, quando se inicia a fase internacional para os times brasileiros. O fato de não ter tomado gol dentro de casa tem um significado e tanto. Na próxima quarta-feira, dia 28, na Arena Pernambuco, um gol do Sport obrigará o Náutico a marcar quatro.

Detalhe: na noite desta terça, o Leão não sentiu falta de seu principal jogador: Marcos Aurélio, artilheiro e maior referência da equipe na Série B. Lesionado, o baixinho foi muito bem substituído por Roger. Só faltou o gol para brindar a atuação do centroavante.

O resultado agrava a crise no Timbu, afundado na lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro, e embala o Leão. Firme no G-4 da Série B, o Rubro-Negro ganhou ainda mais tranquilidade para o jogo do próximo sábado, contra o Paraná, na Vila Capanema, pela 17ª rodada da Segundona. Já o Timbu vai a Salvador pressionado para encarar o Bahia, domingo, pela 16ª rodada da Série A. Foi apenas o segundo jogo do técnico Jorginho à frente do Alvirrubro. E a segunda derrota, após o revés para o Fluminense no último sábado.


Sport x Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Felipe Azevedo comemora o primeiro gol do Leão (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Domínio rubro-negro
Com duas grandes defesas, Ricardo Berna foi o grande personagem do Náutico no primeiro tempo. E quando o goleiro é o destaque do time mesmo com uma desvantagem de 2 a 0 no placar, significa quanto o adversário acabou sendo superior. O Sport dominou as ações em praticamente toda a primeira etapa. Além dos gols de Felipe Azevedo e Patric, o Leão chegou com perigo pelo menos em mais três ocasiões. Todas com Roger.

O atacante tão criticado nos últimos jogos destacou-se como um dos mais participativos em campo. Aos três minutos, exigiu excelente defesa de Berna numa cabeçada dentro da área. Aos 21, finalizou com o pé esquerdo, mas acabou frustrado por outra boa defesa do arqueiro alvirrubro. Minutos antes, sofreu e cobrou uma falta da entrada da área, que raspou na trave.

Sport x Náutico (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Lateral Patric acabou corado com gol após grande atuação (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
O gol ficou para Patric. Em dia inspirado, o lateral-direito foi premiado aos 42 minutos, após belo lançamento de Roger. O chute saiu seco, cruzado, indefensável. A dupla Roger e Patric já havia participado do primeiro gol, aos 4 minutos, quando o lateral cruzou na área, o centroante resvalou, e a bola sobrou para Felipe Azevedo, atento, empurrar para as redes. Foi o segundo gol do atacante em dois gols, que amargava um jejum de 11 partidas sem balançar a rede antes da vitória sobre o Atlético-GO.

As investidas do Náutico se resumiram aos chutes de longa distância. Tentaram Rogério, Elicarlos e Tiago Real. Magrão fez boas defesas. O meio-campo alvirrubro, com o trio de volantes Martinez, Elicarlos e Derley, se mostrou inoperante. Rogério e Maikon Leite ficaram distantes e isolados no ataque. Enquanto o Sport, organizado, mantinha a posse de bola e explorava bem as jogadas trabalhadas com os meias Lucas Lima e Camilo. Apesar da festa pelos 2 a 0 ao fim da primeira etapa, o torcedor rubro-negro sabia: um gol do Náutico no segundo tempo mudaria o cenário, até ali, confortável.

Frustração alvirrubra
O torcedor do Timbu assistiu ao segundo tempo frustrado, porque em nenhum momento o Náutico ameaçou mudar o panorama do jogo. Pelo contrário. O Sport é que esteve mais perto de marcar o terceiro gol. Roger, sempre ele, assustou Ricardo Berna mais duas vezes
antes de deixar o campo aplaudido pela torcida (que gritou seu nome) ao ser substituído pelo estreante Diego Maurício, ex-Flamengo, a 15 minutos do fim.


Jorginho tentou sem sucesso mudar a cara do Náutico. Nenhuma das três substituições surtiram o efeito esperado. Saíram Rogério, Maikon Leite e Tiago Real para as entradas de Hugo, Olivera e Peña. Dono do prior ataque da Série A, com apenas oito gols, o Alvirrubro só ameaçou a meta de Magrão uma única vez, com o venezuelano Peña, aos 37 minutos. Gabriel apareceu preciso para salvar o Sport.

O fato de não ter levado gol é raro para o time rubro-negro. Apesar da boa campanha na Série B, o Sport tem a quarta defesa mais vazada da competição, com 26 gols sofridos. Nesta terça, porém, o sistema defensivo do Leão esteve seguro. Foi uma noite perfeita para a torcida  rubro-negra. O sonho de desbravar a América, quatro anos depois da última participação na Libertadores, é cada vez mais real.

 
FONTE:

Nenhum comentário: