sábado, 20 de julho de 2013

Ídolos relembram goleada no primeiro duelo entre Santos e Barcelona

Vitória por 5 a 1 foi a única santista na história do confronto. Partida foi realizada em junho de 1959, no Camp Nou e só contou com gols brasileiros

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

Santos e Barcelona escreverão, no dia 2 de agosto, mais uma página da história de confrontos entre as equipes. História essa que começou no dia 29 de junho de 1959 e com goleada brasileira. O Peixe goleou os catalães por 5 a 1, com dois gols de Pelé, dois de Dorval e um de Coutinho.
O triunfo - único dos santistas em seis duelos contra os espanhóis - foi relembrado por ídolos do clube que estavam presente no Camp Nou naquela data. Em entrevista à Santos TV (confira no vídeo), Lalá, Coutinho e Pepe recordaram o passeio santista em cima do Barça.
Segundo Pepe, diferentemente da partida do dia 2 de agosto, o Alvinegro não foi à Europa apenas para enfrentar o time espanhol. De acordo com o Canhão da Vila, o confronto entrou no roteiro da primeira excursão que o Peixe faria pelo Velho Continente.

- Nós não fomos para lá exclusivamente para jogar contra o Barcelona. Encontramos o Barcelona no caminho. Já tínhamos jogado na Alemanha, na Bélgica, etc. Mas, sabíamos que o Barcelona era um time forte.

Coutinho relembrou que os catalães tinham diversos estrangeiros e que era um dos times mais fortes do continente. Entretanto, na hora que as duas equipes foram a campo, a história foi outra. Melhor para os santistas.

- Tinha muito estrangeiro na equipe do Barcelona. Das equipes que nós estávamos jogando na excursão, era uma das mais fortes que nós enfrentamos. No entanto, foi um dos jogos mais fáceis que nós ganhamos - disse Coutinho, que também explicou a forma com que o Peixe atacou o Barça.

- Nós sempre atacamos com seis. Eram os cinco da frente e mais um volante. Quando não era o Zito, era o Mengálvio. A gente sempre chegava com seis. Era mais tranquilo para alcançar o objetivo que era o gol.

Goleiro no amistoso, Lalá quase segurou o ataque do Barcelona. Só não conseguiu evitar o gol catalão, que também foi marcado por um brasileiro, Evaristo de Macedo. Ele destacou que, por ser a primeira viagem do Santos à Europa, as equipes desconheciam a forma da equipe jogar. Isso se tornou uma arma.

- Ninguém conhecia o Santos. Era o primeiro giro pela Europa. Era uma equipe desconhecida nos campos europeus. Então, quando as equipes se defrontavam com o Santos, a gente dava verdadeiros shows. Tinha um Pelé recém-chegado da seleção brasileira, um Zito no meio-campo, Pepe na ponta esquerda - comentou o ex-jogador, que ainda fica maravilhado com as lembranças daquela passagem.

- Foram coisas lindas que aconteceram nesta excursão. O Santos fez seu nome. Botou a pedra fundamental dentro da Europa nessa excursão.

BArcelona 1 x 5 santos
Barcelona: Larraz; Rife, Bartoli, Pinto (Martinez), Verges e Recaman; Villaverde (Hermes); Kocsis, Evaristo de Macedo, Ribelles e Czibor Santos: Lalá; Pavão (Formiga), Mourão, Getúlio, Ramiro e Zito; Dorval (Alfredinho), Jair da Rosa Pinto (Álvaro), Coutinho, Pelé (Afonsinho) e Pepe
Técnico: Helenio Herrera Técnico: Lula
Estádio: Camp Nou (29 de junho de 1959)
Gols: Santos: Dorval (aos 4 do 1º tempo e aos 29 do 2º tempo), Coutinho (aos 10 do 1º tempo) e Pelé (aos 11 e aos 26 do 2º tempo) Barcelona: Evaristo de Macedo (aos 15 do 1º tempo)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/santos-e-regiao/noticia/2013/07/idolos-relembram-goleada-no-primeiro-duelo-entre-santos-e-barcelona.html
        

Nenhum comentário: