sábado, 20 de julho de 2013

Com dois expulsos, Grêmio não suporta o Criciúma e sua torcida: 2 a 1

Torcedores no Heriberto Hülse vibram com gols de Wellington Paulista e Matheus Ferraz, e Tigre decreta primeira derrota de Renato Gaúcho

A CRÔNICA 
 
por João Lucas Cardoso

A valentia do Grêmio foi grande, mas não deu para conter o Criciúma somente com este atributo. O time gaúcho saiu atrás no marcador quando já tinha um homem a menos ainda no primeiro tempo, mas conseguiu o empate. Depois, com mais um jogador expulso, não teve como segurar os donos da casa, embalados pela maioria das 12.719 vozes no estádio Heriberto Hülse na noite deste sábado. O Tigre aproveitou as expulsões de Matheus Biteco e Vargas para pressionar o adversário e sair com uma importante vitória pelo placar de 2 a 1.

Espantando o frio, a partida começou quente, com chances para os dois lados. Mas o Grêmio gelou em dois momentos da etapa inicial. Primeiro com a expulsão de Matheus Biteco. Pouco depois com o gol de Wellington Paulista. Mesmo com um a menos, o time gaúcho chegou ao empate, com um gol de Zé Roberto. Porém, com a expulsão de Vargas na segunda etapa, os gremistas passaram sufoco. Só deu Criciúma até o final. O gol era questão de tempo. De tanto pressionar, Matheus Ferraz acabou marcando o segundo gol do Tigre, que decretou a primeira derrota de Renato Gaúcho e freou pelo menos até o fim desta rodada as pretensões do Tricolor Gaúcho de chegar ao G-4.

- A gente lutou e batalhou, infelizmente não foi o resultado que a gente queria. Demos o máximo aqui. Mas, infelizmente, com dois jogadores a menos, é complicado. É levantar a cabeça na semana que temos para trabalhar. Vamos pegar o Fluminense em casa e fazer de tudo para ganhar - afirmou o lateral Pará, do Grêmio.

No lado do Criciúma, o goleiro Bruno disse que as expulsões de Matheus Biteco e Vargas contribuíram. Porém, acredita que o êxito do Tigre foi conseguir aproveitar a situação.

- Soubemos jogar com dois a mais, fomos inteligentes. Mesmo quando estava onze contra onze, a gente estava bem no jogo. Depois que os jogadores deles foram expulsos conseguimos ter um domínio grande no jogo, e o resultado está aí: muito importante essa vitória – concluiu, na saída de campo.

Na nona rodada do Campeonato Brasileiro, o Criciúma vai ao Rio de Janeiro. No sábado (27) encara o Vasco, às 18h30m, em São Januário. Já o Grêmio enfrenta o Fluminense no domingo (28), às 16, na Arena.

lance de jogo entre grêmio e Criciúma Série A (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press) 
Werley e Leandro Brasília disputam bola no Heriberto Hülse (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)
 
Fogo contra fogo
Desde o início, o Tigre buscava o ataque na tentativa de fazer balançar a rede do experiente goleiro Dida. Logo aos sete minutos, Wellington Paulista ajeitou para Leandro Brasília, que vinha de trás, chutar no canto esquerdo. Dida defendeu, mas no rebote Elton mandou pro gol. A comemoração só não foi completa, pois o auxiliar Luiz Henrique Souza Santos marcou impedimento na jogada.



A resposta gremista ocorreu quatro minutos depois. Vargas invadiuu a área, mas o arqueiro Bruno saiu no pé do atacante. Na sobra, Matheus Biteco tentou acertar o gol vazio. No entanto, o zagueiro Fábio Ferreira conseguiu tirar em cima da linha. O lance animou o time gaúcho e diminuiu por alguns minutos o ímpeto ofensivo do Criciúma.


Porém com a entrada de Cris no lugar de Werley, que saiu contundido, e com a expulsão de Matheus Biteco após revidar com um soco uma falta cometida por Leandro Brasília, o Tigre voltou a pressionar novamente até marcar o primeiro gol. Após rápida jogada, aos 25, Marlon cruzou da esquerda na medida para Wellington Paulista, que se antecipou ao zagueiro Cris e mandou a bola para o fundo da rede. Criciúma 1 a 0.


Em desvantagem no plcar, o Grêmio passou a se defender a espera de um deslize da equipe catarinense, que acabou acontecendo. Após Elton e Leandro Brasília trocarem passes com displicência, Ramiro tomou a bola e tocou para Zé Roberto, que da meia lua chutou para empatar a partida.

Pressão que dá certo
Ciente de que precisava carregar o time no grito, a torcida da casa começou o segundo tempo sendo mais atuante que o Criciúma em campo. Aos 8, Vargas deu um chute em Amaral após receber uma falta e foi dedurado ao árbitro pelo assistente Bruno Boschilia. O atacante gremista acabou sendo expulso. Com dois jogadores a mais, o Tigre buscou aumentar o seu poder de ataque. Vadão sacou o volante Elton e botou o meia Daniel Carvalho no jogo.

Com fogo renovado, fez o técnico Renato Gaúcho suar frio aos 16. Em jogada colorada, Daniel Carvalho colocou na frente para Cassiano, que foi emprestado ao Tigre pelo Inter. O atacante tocou na saída de Dida, mas o zagueiro Bressan conseguiu afastar o perigo.

Renato Gaúcho ainda tentou atuar com três zagueiros, com a entrada de Gabriel na vaga de Elano como forma de conter os avanços do Tigre. Já Vadão fez o inverso ao tirar um volante e colocar um atacante. Com o trio ofensivo formado por Fabinho, Cassiano e Wellington Paulista, o gol da vitória não demorou muito para sair.

Aos 29, Daniel Carvalho colocou na ponta direita para Sueliton cruzar rasteiro e Matheus Ferraz chegar chutando para fazer o segundo gol do Criciúma. Valente mesmo com dois jogadores a menos, o Grêmio ainda buscou o ataque, sobretudo através de jogadas de bola parada. Aos 44, Kleber recebeu passe de Zé Roberto e fez o goleiro Bruno praticar uma ótima defesa, que garantiu a vitória e a alegria da maioria dos torcedores presentes no estádio Heriberto Hülse.


 
FONTE:

Nenhum comentário: