terça-feira, 4 de junho de 2013

Tsonga vinga franceses, bate Federer e o impede de fazer história em Paris

Após ganhar de Benneteau e Simon, suíço perde em sets diretos para tenista da casa, que chega pela primeira vez às semis em Roland Garros

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Jo-Wilfried Tsonga quartas Roland Garros (Foto: AFP)Tsonga grita e vibra com classificação inédita para
as semifinais de Roland Garros (Foto: AFP)

Roger Federer tinha pela frente o terceiro tenista da casa seguido em Roland Garros nesta terça-feira. Depois de derrotar Julien Benneteau em sets diretos na terceira rodada e suar para passar por Gilles Simon em partida de cinco parciais nas oitavas de final, o adversário da vez era um integrante do top 10 da ATP, Jo-Wilfried Tsonga. Pelas quartas de final do Grand Slam, o atleta nascido em Le Mans, cidade localizada a oeste de Paris, fez o torcedor da França assistir à derrocada do ex-número 1 do mundo para um francês na capital do país. Em uma hora e 51 minutos de jogo, Tsonga superou o atual 3º colocado do ranking por 3 sets a 0 (7/5, 6/3 e 6/3) e se classificou pela primeira vez para as semifinais de Roland Garros.

A vitória de Tsonga impediu que Federer se tornasse o maior vencedor de partidas do Grand Slam francês, de forma isolada. Porém, ao garantir vaga nas quartas batendo Simon no domingo, o suíço, além de conquistar a 900ª vitória na carreira, se igualou às 58 partidas ganhas dos recordistas Guillermo Vilas, da Argentina, e Nicola Pietrangeli, da Itália.

Desde que perdeu para o brasileiro Gustavo Kuerten na terceira rodada de Roland Garros em 2004, Federer só havia ficado de fora das semifinais de um Grand Slam quatro vezes. De lá para cá as derrotas antes das semis foram nas quartas de final de Roland Garros em 2010, de Wimbledon em 2010 e 2011 e do US Open no ano passado.

Nas semifinais, Tsonga vai enfrentar o espanhol David Ferrer, que derrotou o compatriota Tommy Robredo também em sets diretos, por 6/2, 6/1 e 6/1.

Do outro lado da chave, Novak Djokovic duela com o alemão Tommy Haas e Rafael Nadal joga contra o suíço Stanislas Wawrinka pelas duas últimas vagas nas semifinais. As partidas serão realizadas nesta quarta-feira.

Roger Federer quartas Roland Garros (Foto: AP)Federer deixa a quadra cabisbaixo após eliminação em Roland Garros (Foto: AP)

Tsonga sai na frente com reação

Federer começou melhor na partida, mesmo permitindo um break point precoce e não convertido por Tsonga. Em um quinto game em que acelerou bolas no fundo da quadra, subiu à rede e se virou com bolas de bate-pronto, o suíço ganhou a quebra depois de um erro não forçado do adversário
.
Jo-Wilfried Tsonga quartas Roland Garros (Foto: AFP)Tsonga foi superior ao ex-número 1 do mundo
durante todo o confronto em Paris (Foto: AFP)

Depois de tomar o 4/2, o francês foi conquistando a torcida ao se defender bem e contra-atacar com belas jogadas. Ele foi ganhando confiança à medida que melhorava em quadra, se aproximando de devolver a quebra. E não demorou muito para conseguir. Variando os ataques com troca de bolas e deixadinhas, o francês contou com dois erros de Federer para empatar em 4/4.

O bom momento de Tsonga não parou por aí. O ex-número 1 descalibrou a mão e permitiu um triplo break e set point para o adversário. Federer reagiu de forma impressionante. Ele salvou o primeiro com um saque potente e, quando o ponto seguinte já parecia perdido, Federer se safou com uma cruzada na passada. Ele completou o terceiro ponto novamente aplicando potência nos golpes. Depois de sair do 0-40, porém, Federer acabou permitindo a quebra no iguais, e Tsonga saiu na frente no confronto.

Tsonga aproveita quebras de vantagem

O número 8 do mundo seguiu melhor no segundo set. Logo ele quebrou o serviço de Federer, com uma paralela do suíço para fora e fez 3/0 em seguida. Tudo bem que Federer mesclava esse tipo de erro com belos ataques e drop shots, mas a equação não o estava favorecendo. No quarto game, por exemplo, ele mandou um smash torto para fora.

Jo-Wilfried Tsonga quartas Roland Garros (Foto: Reuters)Torcida francesa comemora junto com Tsonga
(Foto: Reuters)

O set se encaminhava para ser novamente de Tsonga. Com duas passadas de backhand na paralela, ele virou o sexto game e chegou ao break point. Dessa vez, Federer soltou o braço três vezes para confirmar o serviço. Então veio o melhor momento do suíço na parcial. Ele levou o sétimo game para o iguais, mas o tenista da casa alcançou o 5/2. Depois de pontuar no game de saque, Federer mandou duas bolas para fora que deram o duplo set point para o rival. O francês sacou forte, forçou o erro do oponente na devolução e levou também o segundo set.

Outro smash descalibrado

No primeiro game do terceiro set, Federer cometeu a segunda dupla falta dele na partida. Diferentemente do que aconteceu na primeira parcial, o erro significou a quebra de serviço para Tsonga. No game seguinte, o francês alongou demais as bolas e deu o break point para o adversário. Federer desperdiçou com um backhand na rede, mas depois devolveu a quebra com uma forte devolução de saque.

O ex-número 1 teve um momento rápido de crescimento em quadra. Mas ele não conseguiu nada além do que confirmar os próprios serviços. O sétimo game foi decisivo. Federer errou outro smash e depois deu o break point. Após uma deixada de bate-pronto do rival, Tsonga atacou em cima do corpo do suíço para conquistar a quebra: 4/3. Dois games depois, novamente Federer cometeu erros não forçados. Com o duplo break e match point contra, o suíço até salvou um, mas mandou a bola para fora e deu a vaga nas semifinais para Tsonga.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/tsonga-vinga-franceses-bate-federer-e-o-impede-de-fazer-historia-em-paris.html

Nenhum comentário: