terça-feira, 4 de junho de 2013

Forlán se sente em casa e desbrava Porto Alegre com pilates, tênis e golfe

Uruguaio se casará com Paz Cardoso em julho e a levará para morar na cidade, que considera semelhante a Montevidéu: 'Estou conhecendo tudo'

Por Edgard Maciel de Sá e Tomás Hammes Porto Alegre


Imagine chegar ao Parque Gigante e se deparar com Diego Forlán. O mais apressado dirá que é algo comum, afinal, trata-se do local de treinamentos do Inter. Mas e se fosse nas quadras de tênis do complexo? Pois isso é bem possível. Não só ali, é verdade.

Há outros locais em que o uruguaio desfila seus smashs, deixadas e saques. Mas você pode não gostar de tênis. Que tal golfe? Lá está o atacante mais uma vez, entretido na grama impecável do Porto Alegre Country Club. Até o pilates está dentro da rotina de exercícios desse uruguaio de 34 anos, de fama mundial graças ao futebol, mas profundamente apaixonado por outros tantos esportes. E cada vez mais adaptado ao Brasil.

Forlán entrevista especial (Foto: Edgar Maciel de Sá)Forlán se diz à vontade em Porto Alegre e prepara casamento para julho (Foto: Edgar Maciel de Sá)

Assim o camisa 7 do Inter, que agora dá uma pausa no clube para defender a sua seleção nas Eliminatórias e na Copa das Confederações, leva sua vida em Porto Alegre. Há quase 11 meses na capital gaúcha, se mostra ajustado ao cotidiano da cidade. Após morar em Buenos Aires, Manchester (Inglaterra), Villarreal (Espanha), e as cosmopolitas Madrid e Milão, vê coincidências com a sua Montevidéu. A temperatura, apesar de estar "sempre alguns graus acima", as ruas, a vegetação... tudo o deixa mais perto de casa. Até o trânsito, uma das principais broncas dos moradores da capital gaúcha, é incapaz de irritá-lo - mesmo que tenha sofrido com um congestionamento que o fez chegar 50 minutos atrasado no CT após um temporal no final de fevereiro. Dispensa inclusive o GPS para se locomover.

- Estou conhecendo tudo em Porto Alegre. O clima é muito parecido, um pouco mais quente do que o Uruguai. Ainda tem o Guaíba, enquanto nós temos o Rio da Prata. É uma cidade pequena, com tráfego normal. Não existe trânsito de uma, duas horas para enfrentar. Não uso GPS. Gosto de pegar uma direção, olhar e descobrir como me virar - conta, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, em 40 minutos, na tarde da última sexta-feira, no CT Parque Gigante.

Fã de esportes


forlan golfe uruguai inter (Foto: Eduarda Streb/RBS TV)Forlán já costumava jogar golfe no Uruguai
(Foto: Eduarda Streb/RBS TV)

Quando não está treinando ou nas viagens pelo clube, o atacante aproveita para ficar em casa e assistir a filmes ou receber a visita dos familiares - o pai, Pablo, a mãe, Pilar, os irmãos, Pablo e Alejandra -, a namorada, Paz, e os amigos. Está no seu itinerário também incursões a alguns restaurantes. No entanto, a maior parte do tempo livre é reservada a mais suor.

O uruguaio tenta preencher seu dia com as mais diversas atividades esportivas. Antes de seguir os passos do pai e fazer sucesso no futebol, Diego jogou tênis. Apesar de ter trocado a raquete pela chuteira, a paixão pelo esporte persistiu. Não raro, desbrava alguma das quadras em clubes da cidade para bater uma bolinha. A modalidade não é a única do uruguaio. Outra de suas predileções é pegar um carrinho e colocar a prova sua pontaria com o taco para encaçapar os buracos no golfe, o que faz com frequência também no país natal.

- Sou apaixonado por esportes. Quando tenho tempo, jogo golfe, que eu adoro. Vou ao Country (Club) para praticar. Também aproveito para jogar tênis se não estou muito cansado. Ainda não me associei a nenhum clube. Aqui no Parque Gigante, joguei umas duas vezes - recorda.

Pilates para completar cronograma de exercícios


Não são só esportes com bola que ocupam o tempo do uruguaio. Uma das novas modas para os amantes do culto ao corpo, o pilates, também se soma à rotina do atacante. Forlán já tinha discutido com seu personal trainer para começar a prática ainda quando defendia o Inter de Milão. Neste ano, após debater com o preparador físico Paulo Paixão e o fisioterapeuta Feliciano Bastos, adotou o método como um complemento ao cronograma de trabalhos da semana:

-  É um extra para melhorar a minha performance, uma oportunidade de trabalhar os músculos, me alongar.

A clínica, na zona leste de Porto Alegre, é uma sociedade do fisioterapeuta colorado com seu irmão, Clayton. Quando a agenda permite, Forlán faz duas vezes por semana. Caso contrário, aparece uma vez na academia.

- O Forlán vem conforme o cronograma semanal no Inter. Ele faz trabalhos de flexibilidade, estabilização no quadril, reforço para membro inferior e previne lesões - completa Clayton.

A volta do Forlán artilheiro


A prática do pilates é um dos segredos para a melhora de seu rendimento no Inter. Após desembarcar em 7 de julho passado, Forlán demorou a se adaptar e não rendeu o esperado. Em 20 partidas, só marcou cinco gols.

Veio 2013, e o uruguaio era apontado como uma incógnita. A pré-temporada realizada com os companheiros e a chegada de Dunga e a nova comissão técnica (entre eles, Paixão), mudaram o cenário. Voltou a se destacar e, junto com D’Alessandro, divide o protagonismo da equipe. É o artilheiro da temporada, com 12 gols em 18 jogos. Acabou como o goleador do Gauchão, com nove tentos (assista a todos os gols no Estadual ao lado), um a mais do que Leandro Damião, encerrando com a sequência do camisa 9, dono da honraria nos dois anos anteriores.

- Estou jogando na minha posição, onde atuei sempre. E tudo vai junto. A confiança que o treinador passa para você, o trabalho que está sendo feito, a pré-temporada que nós realizamos... - enumera.

Sem meta de gols na temporada

Destaque da equipe, Forlán evita estipular uma meta de gols até o final do ano. Até por característica. Um dos artilheiros da última Copa, com cinco gols  - além de ter sido duas vezes o principal da Europa -, garante que nunca colocou este objetivo como meta.

Especialista na bola parada, Forlán - que também ostenta o posto de maior artilheiro da Celeste, com 33 gols em 96 partidas -, tem um gol que ainda não anotou: o olímpico. Mas que está próximo. Nos últimos jogos do Inter, tem cobrado escanteios mais fechado, complicando a vida dos goleiros adversários. Porém, reitera: o pensamento é encontrar o companheiro para marcar:

- Nunca fiz. Sempre tento bater um pouco fechado. Nós temos o (Rodrigo) Moledo, o Rafael (Moura), Juan, Fabrício... Você lembra no Gre-Nal de Caxias? Bati fechado e o Moledo cabeceou. Se a bola entrar, ótimo. Também não penso em ser artilheiro. Nunca foi algo que planejei. Neste Gauchão mesmo, queria fazer o melhor possível, mas não imaginava. O importante é fazer a maior quantidade para ajudar o time. Mas, se acabar como artilheiro, será bom, é claro.

Sonho de disputar a Libertadores

Gostaria muito de jogar a Libertadores. Seria um sonho, minha primeira vez. Temos que ficar sempre perto do G-4 para conseguir a classificação"
Diego Forlán

Uma ambição ainda ronda o seu imaginário: disputar a Libertadores. Com apenas quatro pontos em três rodadas, e na nona colocação, o sonho do atacante é alcançar um lugar no G-4 do Brasileiro. Forlán acredita que o grupo do Inter, mesmo que ainda não tenha recebido os reforços, é um dos postulantes ao topo da tabela.

Experiente em torneios de pontos corridos, com a bagagem acumulada no Velho Continente, rechaça que se deva fazer uma projeção, e sim pensar sempre no próximo adversário.

- Gostaria muito de jogar a Libertadores. Seria um sonho, minha primeira vez. Temos que ficar sempre perto do G-4 para classificar. Para isso, temos que focar jogo a jogo. O Brasileirão é difícil, tem viagens longas. Temos condições, mas também tínhamos no ano passado.

Casamento em breve

Forlán se casa em 2 de julhocom Paz Cardoso, no Uruguai

Embora plenamente adaptado, Forlán ainda vive sozinho na capital. O panorama mudará após seu retorno da Copa das Confederações, que se encerra no dia 30 de junho. No dia 2 de julho, o atacante de 34 anos entrará para o time dos casados, ao se unir no civil com a namorada, a jogadora de hóquei na grama, Paz Cardoso, 11 anos mais nova. A amada, aliás, é a quem o atacante dedica todos os seus gols, formando a letra "P" com as duas mãos. E, a partir de então, as viagens de ida e volta de Paz se encerrarão para começarem a dividir o mesmo lar.

- Estamos muito perto, apenas uma hora de voo. Ficará ainda melhor com ela morando aqui. Minha família está acostumada a viajar, mas para ela é tudo novo.

Já casado, o uruguaio voltará ao Inter na sexta rodada diante do Vasco, dia 7 de julho. Os colorados torcem para que a inspiração seja mantida e que Forlán empurre o time de Dunga para o topo da tabela. Até porque, como o próprio sugere, a fase de adaptação já passou. O melhor jogador da última Copa está em casa. Em Porto Alegre e no Inter.

Forlán com a namorada (Foto: Reprodução / El País)Forlán se casará no início de julho com Paz Cardoso (Foto: Reprodução / El País)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/06/forlan-se-sente-em-casa-e-desbrava-porto-alegre-com-pilates-tenis-e-golfe.html

Nenhum comentário: